Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite !
    Comprei um apartamento num predio no ultimo andar ( 3º ), o vizinho que fica por baixo da minha varanda tem uma marquise e vem-se queixando das infiltrações de humidades na sua marquise. Estas humidades provêm, em dias de chuva, do chão da minha varanda ! Como tenho sido presionado para efectuar esta reparação, agradecia que me informassem de quem é esta responsabilidade, minha, do condominio ou do meu vizinho ? Obrigado
  2.  # 2

    Na minha prespectiva de ninguém. Normalmente (e mal) as varandas que não ficam sobre habitação não são impermeabilizadas, ignorando as patologias causadas da existência da água por baixo da cerâmica. Como tal, a marquise do vizinho, foi uma alteração ao projecto, e agora o seu vizinho que quis mais uma divisão que assuma as consequências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DUARTE1975
  3.  # 3

    Técnicamente o amigo pc saldanha tem razão... mas...

    A responsabilidade pelo pagamento é do condomínio porque esteja a varanda do seu vizinho aberta ou fechada, não pode ter infiltrações.
    Porque mais tarde pode entrar na parede e começar a aparecer no interior do apartamento, por isso será melhor reparar o mais rápido possível, mas depois do tempo melhorar.
  4.  # 4

    É claro que «alguém» é responsável! :-))

    O Vasco Tomé tem razão, mas não é só por que a questão pode piorar.

    A responsabilidade É DO CONDOMÍNIO porque, de acordo com o Código Civil, as varandas, apesar de serem de uso exclusivo de uma fracção, são ZONAS COMUNS.

    (Suponho que seja precisamente por servirem de cobertura das que estão por baixo, por fazerem parte da fachada, etc.)
  5.  # 5

    A responsabilidade em principio é do condomínio mas o mais importante é a resolução rápida do problema pois caso contrário o problema agrava-se e os custos de resolucão aumentam ao longo do tempo e a todos penalizam . Infelizmente na maior parte dos casos varandas, cozinhas e casas de banho não são impermeabilizadas e prejudicam não só o vizinho de baixo como afectam toda a estrutura do edificio . Há várias formas de impermeabilizar as varandas podendo impermeabilizar idealmente por baixo dos mosaicos ou através de impermeabilizante transparente por cima dos actuais mosaicos sendo que neste ultimo caso como o isolante está sujeito ao desgaste de utilização a sua eficácia é menor . Se tiver interesse em avançar com a impermeabilização poderei indicar-lhe algumas empresas idoneas
 
0.0103 seg. NEW