Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, opiniões por favor sobre o que o meu arquitecto me apresentou. Paredes exteriores em tijolo termico 50x20x25 revestidas a eps de 100mm e interiores todas as divisões com alvenaria de 90mm e de cada lado dessa parede pladur com la de rocha 70kg e tetos pladur com la mineral.
    Parece vos bem usar os dois materiais? É comum? Ja sei que fica mais caro, mas diz ele que termica e acustica sera de qualidade superior. Será mesmo assim?
    Obrigada
    Concordam com este comentário: snob
  2.  # 2

    Exato. Melhor solução do ponto de vista térmico e acústico. Se tiver disposto a pagar. Porque o custo da construção civil está muito elevado aos dias de hoje.
    Concordam com este comentário: Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: companhiadascores
  3.  # 3

    Para mim as paredes interiores vão ficar um exagero: + Caras; ocupam + espaço
    Em questões acústicas ficam boas. Mas não vejo necessidade de estar a fazer duas paredes interiores (em uma), eu optava ou por alvenaria ou por pladur.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: companhiadascores
  4.  # 4

    Colocado por: companhiadascorestijolo termico 50x20x25

    De que marca?
  5.  # 5

    Colocado por: Pickaxe
    De que marca?

    .... pri.... qualquer coisa.... não tenho comigo aqui a proposta mas vi na net andavam a 1,80 euros + iva cada.
    Obrigada
  6.  # 6

    Mais opiniões por favor.
    Obrigada
  7.  # 7

    Para mim não faz sentido uma construção onde as paredes interiores tem uma receita mais nobre que as paredes exteriores. A solução é boa, mas é uma abordagem que não concordo.

    Preferia uma solução com as paredes exteriores em cortiça ou lã mineral, ambas garantem uma boa acústica e boa térmica, e depois optar por paredes interiores em simples tijolo 11 com estuque.

    Isto porque os ruídos interiores, da bem para atenuar e controlar no meio familiar, já os ruídos exteriores, é mais difícil.

    E mesmo com paredes interiores bem isoladas com lã mineral, não se esqueça que os ruídos também se propagam pelas lajes e pela parte interior das paredes exteriores.

    Cabe a você decidir as prioridades onde gastar dinheiro.
  8.  # 8

    Colocado por: companhiadascorestijolo termico 50x20x25

    Tijolo térmico não há em 25cm, é 24 ou 29cm.

    Não faz sentido ter isolamento por fora mais por dentro. ou uma coisa ou outra.. isto é não ter noção. Além de aumentar brutalmente a área ocupada por parede exterior.. é que para uma mesma area bruta/ implantação, terá disponível muito menos área útil.

    O mesmo com a composição das paredes divisórias interiores!? não entendo da duplicação de técnicas e etc...

    As soluções tem de ser adequadas ao projecto, à localização... e à carteira. Tudo é feito de equilíbrios.

    sinceramente o que descreve, é simplesmente pura palermice.
    Concordam com este comentário: marq, fernandoFerreira
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasNão faz sentido ter isolamento por fora mais por dentro


    Pedro, fazendo de advogado do diabo, acho que o arquitecto receitou aquilo não para isolar no sentido térmico, mas sim isolar a nível de ruído entre divisões. Eu percebi assim. Ou pelo menos na minha cabeça é a única razão plausível para propor tal coisa.

    Se foi para isolar termicamente entre divisões, como dizeis é "pura palérmice".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: companhiadascores
  10.  # 10

    Colocado por: Nostradamusacho que o arquitecto receitou aquilo não para isolar no sentido térmico, mas sim isolar a nível de ruído entre divisões.

    Nesse caso, porque não paredes só em pladur? Dupla placagem com lã de rocha no interior.
    Uma solução mais barata e igualmente eficiente. O que poupa gasta para melhorar a zona das portas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • RSP
    • 25 maio 2022

     # 11

    Sugestão:
    Paredes exteriores: bloco térmico com eps por fora e lã de rocha por dentro.
    Paredes interiores e tetos: pladur com isolamento de lã de rocha.
    Na minha modesta opinião ficará com excelente desempenho térmico e acústico.
  11.  # 12

    A ideia interior é acustica entre os 4 quartos, escritorio e outro no piso de cima, no piso de baixo isolar acusticamente sala/cozinha de salao de jogos e garagem.
    Obrigado
  12.  # 13

    Colocado por: companhiadascoresA ideia interior é acustica entre os 4 quartos, escritorio e outro no piso de cima, no piso de baixo isolar acusticamente sala/cozinha de salao de jogos e garagem.

    Como é que são as paredes interiores na casa onde mora atualmente?
    O que acha do isolamento acústico?
  13.  # 14

    Colocado por: zedasilvaNesse caso, porque não paredes só em pladur? Dupla placagem com lã de rocha no interior.


    Diria por uma questão de não comprometer a inércia térmica das divisões. Dupla placagem é uma solução com fraca inércia térmica.

    Um quarto em série com divisões em pladur, com 4 paredes, sendo 1 exterior e 3 interiores, terá a maior inércia na parede exterior. Imaginando que tem um grande vão, pouca inércia vai buscar a essa parede, já que maior parte dela é vidro.

    Ou seja no final, um quarto com divisões interiores em pladur, "apenas" vai buscar inércia térmica útil à laje do solo... Depois queixam-se que passam os verões e invernos a trabalhar a fundo com os sistemas de climatização. Não há bateria térmica no interior das habitações.

    Concepção passiva na escolha dos materiais e técnicas, mas o Zé já sabe.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Pedro Barradas
  14.  # 15

    Colocado por: NostradamusDiria por uma questão de não comprometer a inércia térmica das divisões.

    Concordo, por isso se diz por aqui muitas vezes que este tipo de decisão não pode ser tomada avulso.
    Um projeto é um conjunto de soluções e requisitos que devem casar uns com os outros, não como geralmente se vê uma amalgama de soluções que nada têm ver umas com as outros e por vezes até são contraditórias.
    Por isso ficar cheio de urticária quando vejo projetistas a dizer aos DO que fazem as especialidades para cumprir os mínimos dos regulamentos e que depois em obra o DO pode sempre melhorar.
    Grande parte das vezes, as melhorias do DO acabam apenas por ser gastos desnecessários de dinheiro. Isto quando essas melhorias não são soluções erradas que em vez de trazer benefícios trazem antes problemas.
    Concordam com este comentário: snob, Pedro Barradas
  15.  # 16

    a necessidade da inercia termica nas paredes interiores é discutivel quanto muito.
  16.  # 17

    Colocado por: companhiadascoresBoa tarde, opiniões por favor sobre o que o meu arquitecto me apresentou. Paredes exteriores em tijolo termico 50x20x25 revestidas a eps de 100mm e interiores todas as divisões com alvenaria de 90mm e de cada lado dessa parede pladur com la de rocha 70kg e tetos pladur com la mineral.
    Parece vos bem usar os dois materiais? É comum? Ja sei que fica mais caro, mas diz ele que termica e acustica sera de qualidade superior. Será mesmo assim?
    Obrigada
    Concordam com este comentário:snob


    Mais caro quer dizer quanto? mais 5000 euros? mais 10000 euros? Às vezes a palavra caro pode significar muito dinheiro. E um DO menos atento pode estar a entrar num buraco sem fundo e sem necessidade.
    Eu julgo que as paredes interiores em tijolo de 11 cm, ficam muito bem e será um bom compromisso preço / qualidade.
    Fica a opinião de um DO (aguenta Zé)...
  17.  # 18

    Esta é uma das dúvidas que ainda tenho sobre as duas soluções para divisões internas:
    - Solução mais comum, simples tijolo 11 com estuque
    - Dupla placagem com lã de rocha no interior (quando se fala em dupla, é duas "cruazadas" de cada lado, ou seja 4.. certo?)

    Quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas?
    - diferença de preço por m2 (+- só para ter uma ideia)
    - resistência a impactos (tenho sempre a ideia que pladur é algo frágil e que facilmente se abre um buraco.. ando a ver muitos programas americanos?)
    - manutenção? todos sabemos que na solução clássica ao fim de algum tempo é necessário corrigir algumas rachadelas e pintar, e em pladur?
    - em termos acústicos cálculo que pladur seja muito melhor. De que forma se consegue melhorar o isolamento acústico na solução tradional?

    (Já nem falo em inércia térmica que isso já é demasiado para mim :p)
    Concordam com este comentário: companhiadascores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: companhiadascores
  18.  # 19

    Colocado por: dmatosEsta é uma das dúvidas que ainda tenho sobre as duas soluções para divisões internas:
    - Solução mais comum, simples tijolo 11 com estuque
    - Dupla placagem com lã de rocha no interior (quando se fala em dupla, é duas "cruazadas" de cada lado, ou seja 4.. certo?)

    Quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas?
    - diferença de preço por m2 (+- só para ter uma ideia)
    - resistência a impactos (tenho sempre a ideia que pladur é algo frágil e que facilmente se abre um buraco.. ando a ver muitos programas americanos?)
    - manutenção? todos sabemos que na solução clássica ao fim de algum tempo é necessário corrigir algumas rachadelas e pintar, e em pladur?
    - em termos acústicos cálculo que pladur seja muito melhor. De que forma se consegue melhorar o isolamento acústico na solução tradional?

    (Já nem falo em inércia térmica que isso já é demasiado para mim :p)
    Concordam com este comentário:companhiadascores
    Estas pessoas agradeceram este comentário:companhiadascores

    Bem entre a solução preconizada pelo Arquiteto e as soluções vistas e lidas aqui no forum, ha quase 20000 euros diferença.
    So alvenaria colada com pladur e ou com gesso ha solução proposta a mim....
    Na minha idade (50 anos) nao quero ter que reparar fissuras daqui a 5 anos, nem tão pouco gemer no meu quarto e quarto ao lado ouvirem... penso que forum é discussão de ideias e não criticarem se viu gastar 20 mil a mais ou a menos... para uns leigos como nós vir ao fórum é para procurar ideias, criticas, sugestões mas dai a dizerem "é um disparate" sem qualquer fundamento que compreenda um leigo... enfim.
    Se custa mais x e valer a pena é para colocar agora se vai afetar algo deitando fora dinheiro ai é outra, obrigada contudo as mentes iluminadas que ja nasceram ensinadas.
  19.  # 20

    Colocado por: companhiadascoresNa minha idade (50 anos) nao quero ter que reparar fissuras daqui a 5 anos

    E quem é que lhe disse isso?

    Colocado por: companhiadascoresnem tão pouco gemer no meu quarto e quarto ao lado ouvirem...

    Se ouvirem até pode ser bom, imagine que precisa de ajuda?

    Colocado por: companhiadascoresmas dai a dizerem "é um disparate" sem qualquer fundamento que compreenda um leigo... enfim.

    Eu também sou dos que acham que a solução que lhe deram é um disparate.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Peper87, snob
 
0.0227 seg. NEW