Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: BigmouseSó por descargo de consciência, quem lhe está a fazer a instalação eléctrica é credenciado pela DGEG para o efeito,certo?



    Sim, é credenciando… mas é contratado pelo pedreiro… o e-mail que recebi veio por parte do pedreiro…

    O projeto foi aprovado em 2019…. Não sei se nessa altura, a pre para o carro elétrico já era obrigatório.

    Recomenda um em cada lado da garagem (cabem 2 carros a par um do outro) ou recomenda apenas um ponto?
  2.  # 22

    Não tenho agora de cabeça, mas nesse acho acho que já era.

    Mas quando diz que tem projecto aprovação, é aprovado na CM? Essa aprovação não lhe vale de muito senão cumprir a lei. Neste momento e nessa altura, não existe aprovação de projectos eléctricos.

    Eu deixava um único ponto, em que no futuro podia instalar um "carregador” próprio, com duas tomadas tipo 2 por exemplo e até com gestão de carga se fosse necessário.

    O que é obrigatório é um ponto de carregamento com 3,68kVA.


    Colocado por: fdesign


    Sim, é credenciando… mas é contratado pelo pedreiro… o e-mail que recebi veio por parte do pedreiro…

    O projeto foi aprovado em 2019…. Não sei se nessa altura, a pre para o carro elétrico já era obrigatório.

    Recomenda um em cada lado da garagem (cabem 2 carros a par um do outro) ou recomenda apenas um ponto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fdesign, jorgemlflorencio
  3.  # 23

    Colocado por: BigmouseNão tenho agora de cabeça, mas nesse acho acho que já era.

    Mas quando diz que tem projecto aprovação, é aprovado na CM? Essa aprovação não lhe vale de muito senão cumprir a lei. Neste momento e nessa altura, não existe aprovação de projectos eléctricos.

    Eu deixava um único ponto, em que no futuro podia instalar um "carregador” próprio, com duas tomadas tipo 2 por exemplo e até com gestão de carga se fosse necessário.

    O que é obrigatório é um ponto de carregamento com 3,68kVA.


    Estas pessoas agradeceram este comentário:fdesign


    Bigmouse, agradeço -te por tudo… quando falo em projeto é o da casa… o da eletricidade não requereu projeto de especialidade (acho que é isto), porque é inferior a 10,35…

    Não sei se estou a dizer uma barbaridade!

    Mas estive mesmo agora a ver e o governo ia aprovar uma lei que obrigasse a ter isso obrigatório nas novas construções… seria para 2019… o projeto foi aprovado em 2020 e a construção começou em 2021…

    Essa wallbox que me fala, com apenas 1 wallbox consigo ligar 2 carros? Tem 2 fichas, é isso?
  4.  # 24

    sim era isso.

    Mas nessa situação, como cada ponto de carregamento (neste caso tinha dois) deverá ser protegido de forma independente, podendo ser uma solução mais cara.

    Colocado por: fdesignEssa wallbox que me fala, com apenas 1 wallbox consigo ligar 2 carros? Tem 2 fichas, é isso?
  5.  # 25

    Se é o Pedreiro que lhe apresentou a conta, não estará aí a mão de obra do pedreiro também? Abertura de roços ou assim? Instalação de tubagens? Mais o do electricista claro.
  6.  # 26

    Colocado por: DacepaSe é o Pedreiro que lhe apresentou a conta, não estará aí a mão de obra do pedreiro também? Abertura de roços ou assim? Instalação de tubagens? Mais o do electricista claro.


    O orçamento para me fazer a casa foi de 11000€ , que incluía a eletricidade com rossos…
    Esta conta veio agora com essa justificação.
  7.  # 27

    E 11k de eletricidade é uma coisa já grandinha
    Concordam com este comentário: fdesign
  8.  # 28

    Parece haver ai qualquer confusão na lista de alterações.
    O melhor é pedir esclarecimentos do que vai ser alterado efetivamente.

    Assim à primeira vista, diria que a intenção era passar os condutores de 2.5mm2 para 4mm2 e consequentemente alterar os calibres das proteções, que à primeira vista não sei se estariam correctos (25A para fio 2.5mm?)

    Pode acontecer é que seja preciso trocar os tubos para suportar os fios de secção maior, e se calhar é necessário abrir os roços para remover o tubo anterior e colocar um maior? É a única explicação para esse valor.. e mesmo assim só se a distancia for muito grande...

    Se for só mesmo colocar fio de secção (e disjuntores) maiores (assumindo que cabe) parece-me algo elevado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fdesign
  9.  # 29

    Colocado por: hangasParece haver ai qualquer confusão na lista de alterações.
    O melhor é pedir esclarecimentos do que vai ser alterado efetivamente.

    Assim à primeira vista, diria que a intenção era passar os condutores de 2.5mm2 para 4mm2 e consequentemente alterar os calibres das proteções, que à primeira vista não sei se estariam correctos (25A para fio 2.5mm?)

    Pode acontecer é que seja preciso trocar os tubos para suportar os fios de secção maior, e se calhar é necessário abrir os roços para remover o tubo anterior e colocar um maior? É a única explicação para esse valor.. e mesmo assim só se a distancia for muito grande...

    Se for só mesmo colocar fio de secção (e disjuntores) maiores (assumindo que cabe) parece-me algo elevado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fdesign


    Eles ainda nem começaram a passar fio… só entubaram a obra… agora que vai ser fechada é que vão passar cabos…
  10.  # 30

    Colocado por: fdesignsó entubaram a obra… agora que vai ser fechada é que vão passar cabos…


    E os tubos actuais têm espaço para o cabo 3G4mm2?
  11.  # 31

    Colocado por: hangas

    E os tubos actuais têm espaço para o cabo 3G4mm2?


    Sim, não vejo la qualquer alteração de tubos… neste momento estão colocados os negativos… (mangas, tubos de 25, 20, 16, etc)

    O eletricista e pedreiro andam la desde o início… foram eles que começaram a obra… e o eletricista é contratado pelo pedreiro…
  12.  # 32

    Colocado por: fdesignA bomba do piso radiante é de 14kw
    que tem uma potencia elétrica máxima de 3600w ou seja 15A pelo que salvo erro é alimentada com 3x2,5, sendo que a potencia nominal ronda os 280ow.

    nota: nas especificações genéricas do fabricante indica outras coisas pois a mesma maquina pode fazer media temperatura por exemplo para radiadores onde a potencia máxima é 4600w/20A.
  13.  # 33

    Colocado por: jorgealvesque tem uma potencia elétrica máxima de 3600w ou seja 15A pelo que salvo erro é alimentada com 3x2,5, sendo que a potencia nominal ronda os 280ow.

    nota: nas especificações genéricas do fabricante indica outras coisas pois a mesma maquina pode fazer media temperatura por exemplo para radiadores onde a potencia máxima é 4600w/20A.



    Obrigado Jorge, mas como não sou da área, não sei o que isto quer dizer 😉

    As ligações das bombas e os cabos e afins… a tubagem referente ao piso radiante e/ou bombas de calor, quem as faz é a empresa do piso radiante…

    A eletricidade da casa em geral , é o eletricista contratado pelo pedreiro..
    • Paio
    • 28 junho 2022

     # 34

    Boas amigos alguém me pode ajudar, tenho alguma sabedoria em eletricidade mas não chega para resolver o meu problema como tb é muito estranho o que se está a passar, ligo o forno elétrico e passados aí 10min. O geral que já tem alguns anos dispara, agora a minha pergunta é: não era o disjuntor que havia de disparar visto que o mesmo é de 10A? sei que tenho de o mudar para um 15/20A
    Curto-circuito não deve ser senão disparava logo ao ligar o forno, mas com já referi só passados 10/15min..é que dispara
    Á uma ajudinha
      9B7A2818-994E-4577-A3DB-47609BDAB052.jpeg
  14.  # 35

    Isso é um interruptor/disjuntor diferencial.

    Tem a característica de disparar caso exista fuga de corrente à terra.

    Essa fuga pode ser provocada pelo forno.

    Não é raro a fuga manifestar-se apenas após aquecimento.

    Qualquer elemento do forno pode provocar isso, é testar um de cada vez e ver quando é que acontece:
    * Forno ligado só com resistência superior;
    * Forno ligado só com resistência inferior;
    * Etc...
    Concordam com este comentário: eu, Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio, jorgemlflorencio
    • Paio
    • 29 junho 2022

     # 36

    Ou então ligar o forno sem o terra, já se vê se é do terra?
    • ClioII
    • 29 junho 2022 editado

     # 37

    Colocado por: PaioOu então ligar o forno sem o terra, já se vê se é do terra?


    Fazer o diagnóstico como diz tem risco elevado de eletrocussão, é para quem sabe o que anda a fazer. Se o gatilho de disparo do diferencial está num defeito do forno, o mais provável é que toda a carcaça do forno fique em algum momento sob tensão. Para bem entender: quem tocar na carcaça do forno arrisca-se a um choque elétrico mortal. O terra está lá mesmo para proteger destas situações perigosas.

    Esse método também implica andar a desmontar e desligar coisas prematuramente.

    Comece pelo mais simples, que foi o que lhe indiquei. Daquela forma até vai conseguir, em princípio, saber exatamente que elemento do forno precisa de substituição.
    Concordam com este comentário: eu, snob
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
  15.  # 38

    Colocado por: PaioOu então ligar o forno sem o terra, já se vê se é do terra?

    Peço desculpa, mas... Que raio de ideia é essa??

    Começa (e muito bem) o tópico afirmando que não tem conhecimentos de electricidade, e precisa de ajuda. Como é que desse ponto passa para "desligar a terra do forno para testar"? É assim que se morre...

    Estou a ser "bruto" mas tem um propósito: provavelmente sabe menos do que pensa. Tenha cuidado. Chame um electricista.
    Concordam com este comentário: snob
    • Paio
    • 1 julho 2022 editado

     # 39

    Colocado por: jorgemlflorencio
    Peço desculpa, mas... Que raio de ideia é essa??

    Começa (e muito bem) o tópico afirmando que não tem conhecimentos de electricidade, e precisa de ajuda. Como é que desse ponto passa para "desligar a terra do forno para testar"? É assim que se morre...

    Estou a ser "bruto" mas tem um propósito: provavelmente sabe menos do que pensa. Tenha cuidado. Chame um electricista.
    Concordam com este comentário:snob

    Ó amigo vivi numa casa sem terra mais de vinte anos, a ainda cá estou, até acredito que no mundo inteiro exista milhões de habitações sem terra, tenho um familiar que colocou terra na casa á um ano atrás e tb ainda está vivo,
    qual é o problema, sei que a terra é uma proteção para o ser humano mas não é preciso tanto alarmismo, nem responder assim,
  16.  # 40

    Colocado por: Paio
    Ó amigo vivi numa casa sem terra mais de vinte anos, a ainda cá estou, até acredito que no mundo inteiro exista milhões de habitações sem terra, tenho um familiar que colocou terra na casa á um ano atrás e tb ainda está vivo,
    qual é o problema, sei que a terra é uma proteção para o ser humano mas não é preciso tanto alarmismo, nem responder assim,


    Viver em casa sem terra e sem falhas de electricidade é uma coisa, viver numa casa onde o forno está com problemas eléctricos e desligar a terra para ir ver se já funciona é outra, é possível que o forno tenha uma fuga eléctrica que pode estar a energizar as partes metálicas do mesmo, se desliga a terra e vai lá tocar é bem possível que apanhe um esticão dos grandes e se o diferencial está com problemas (ou se só tiver aqueles diferenciais antigos da EDP) também então ui

    E mais, se o problema for por acaso uma fuga qualquer causada por algum dos fios então têm de ser substituidos, remover a terra não resolve nada e vai ter de chamar o electricista de qualquer forma.
 
0.0242 seg. NEW