Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a remodelar uma casa e quero colocar cabos de rede e coaxial em todas as divisões (sala + 3 quartos), pedi um orçamento que me assustou um bocado (cerca de 1000€ por 10 tomadas + Caixa ATI + cabos + mão de obra) e queria saber se o preço tá dentro do espectável ou não.

    Outra questão é, será muito complicado ser eu a colocar os cabos e a fazer a ligação na caixa ATI ?
  2.  # 2

    1000€ para quê, ao certo?

    - Só passar cabos e colocar as tomadas? É caro.
    - Para fazer tudo o descrito acima e ainda para abrir roços nas paredes? É barato.

    Tudo depende...
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, AiOGajo
  3.  # 3

    Já agora nos 1000€, incluir abrir roços tapar roços, estucar e pintar.
  4.  # 4

    Colocado por: mahatmaOutra questão é, será muito complicado ser eu a colocar os cabos e a fazer a ligação na caixa ATI ?

    É super simples fazer.
    Basta ler legislação e manuais.
    Depois compra o material e as ferramentas necessárias.
    E já está. É só por a mão na massa.
    Concordam com este comentário: snob
  5.  # 5

    Colocado por: jorgemlflorencio1000€ para quê, ao certo?

    - Só passar cabos e colocar as tomadas? É caro.
    - Para fazer tudo o descrito acima e ainda para abrir roços nas paredes? É barato.

    Tudo depende...
    Concordam com este comentário:AlexMontenegro


    Abrir os buracos e tapar já não é nada com eles.
  6.  # 6

    Colocado por: nielsky
    É super simples fazer.

    E já está. É só por a mão na massa.
    Concordam com este comentário:snob


    Numa escala de 0 a 10 onde 10 é muito difícil e 0 é muito fácil que valor dá a fazer uma instalação destas ?
  7.  # 7

    Colocado por: mahatmaNuma escala de 0 a 10 onde 10 é muito difícil e 0 é muito fácil que valor dá a fazer uma instalação destas ?


    Sinceramente, se está a perguntar isso, é porque não terá unhas, nem ferramentas, para fazer bem esse serviço.

    Peça mais orçamentos, se acha que isso com material, está caro.
  8.  # 8

    E porque é que alguém numa remodelação iria gastar uma fortuna numa inutilidade como uma caixa ATI?
    Tomadas em todas as divisões? Só de for para ter RF em todas as divisões.
  9.  # 9

    Colocado por: DuarteME porque é que alguém numa remodelação iria gastar uma fortuna numa inutilidade como uma caixa ATI?
    Tomadas em todas as divisões? Só de for para ter RF em todas as divisões.


    Não acho que se gaste "uma fortuna", se bem que sou apologista de, se é para mexer e remodelar devemos sim considerar a questão das comunicações, em todo caso acho melhor optar por um pequeno bastidor/rack estilo "Quitérios RackIted". Colocar tomadas de rede em todos os compartimentos, hoje em dia qqr smart tv ou box possibilita a ligação por cabo e é de facto aconselhável optar por cabo e de certa forma acabamos por não saturar o wifi com ligações que podiam ser cabo. No meu caso (foi construção nova) optei por bastidor, e colocação de multiplas tomadas de rede pela casa, tudo ligado a um patch panel e um switch de 48portas, e tambem cabo passado pelo teto para tres pontos da casa para a possibildade de colocar antenas wifi uma vez que o router da operadora fica dentro do bastidor.

    Acho que é uma questão de estar preparado para um futuro próximo onde cada vez há mais necessidade de ligações, etc.
  10.  # 10

    Colocado por: EduuM

    Não acho que se gaste "uma fortuna", se bem que sou apologista de, se é para mexer e remodelar devemos sim considerar a questão das comunicações, em todo caso acho melhor optar por um pequeno bastidor/rack estilo "Quitérios RackIted". Colocar tomadas de rede em todos os compartimentos, hoje em dia qqr smart tv ou box possibilita a ligação por cabo e é de facto aconselhável optar por cabo e de certa forma acabamos por não saturar o wifi com ligações que podiam ser cabo. No meu caso (foi construção nova) optei por bastidor, e colocação de multiplas tomadas de rede pela casa, tudo ligado a um patch panel e um switch de 48portas, e tambem cabo passado pelo teto para tres pontos da casa para a possibildade de colocar antenas wifi uma vez que o router da operadora fica dentro do bastidor.

    Acho que é uma questão de estar preparado para um futuro próximo onde cada vez há mais necessidade de ligações, etc.


    Não tenho nada por cabo em casa e tenho internet nas divisões todas, nos computadores, telemóveis, Tvs. Até a Box meo é wireless. Tudo sem qualquer problema.
    O único cabo de rede é o de Fibra para o ONT.

    Para RF é que se tem de ter tomadas coaxiais.
    Concordam com este comentário: EduuM
    • MarcoP
    • 10 agosto 2022 editado

     # 11

    Colocado por: mahatmaEstou a remodelar uma casa e quero colocar cabos de rede e coaxial em todas as divisões (sala + 3 quartos), pedi um orçamento que me assustou um bocado (cerca de 1000€ por 10 tomadas + Caixa ATI + cabos + mão de obra) e queria saber se o preço tá dentro do espectável ou não.

    Outra questão é, será muito complicado ser eu a colocar os cabos e a fazer a ligação na caixa ATI ?


    Se o técnico fizer o serviço em condições, seguindo normas, colocando tomadas, cabos PR+CC e ATI e até uma ZAP de materiais razoáveis, já com a mão de obra incluída é barato para si e o "técnico" não vai lucrar muito ou até pode ter prejuízo, caso perca algo tempo de imprevistos.

    1000€ é para um trabalho razoável, a correr bem para o lado do eletricista. Isto porque seguindo normas, os cabos coaxiais são individuais e os de rede também, para cada tomada. Veja só quando gasta de cabo para cada tomada mista (CC + RJ45), ou duas separadamente, enfiamento dos cabos, montagem da caixa ATI, etc.


    Eu acho que faz bem em meter as duas tecnologias em cada comodo. O Wireless é bom, mas cabos é sempre melhor, na minha opinião.

    Cumps
  11.  # 12

    Colocado por: DuarteM

    Não tenho nada por cabo em casa e tenho internet nas divisões todas, nos computadores, telemóveis, Tvs. Até a Box meo é wireless. Tudo sem qualquer problema.
    O único cabo de rede é o de Fibra para o ONT.

    Para RF é que se tem de ter tomadas coaxiais.
    Concordam com este comentário:EduuM


    Entendo, e em boa verdade a maioria segue o mesmo padrão. Wifi para tudo e um numero reduzido ou nulo de tomadas de rede. Eu é que já sou mais paranoico com isso e uma vez que as ligações por cabo são mais estáveis prefiro colocar por cabo tudo o que for possivel nomeadamente TVs, Boxes, Consolas, Computadores, Colunas, etc ... Mas aquilo que diz é um facto, uma rede pode funcionar bem praticamente toda por wireless, agora na minha opinião havendo a possibilidade de haver ligação por cabo nos dispositivos que assim permitirem é sempre o mais correto :)

    Um exemplo é, suponhamos que tem 3 Tvs, 1 consola de jogos, 2 Box TV, 2 Computadores, 1 Impressora, 3 Colunas Som , são 12 dispositivos que vão estar constantemente ligados, somando uns 3 telemoveis e 2 tablets e um ou outro smartwatch são cerca de 18 dispositivos na rede. Estando tudo a usar sinal wireless se por exemplo os computadores estiverem a fazer download/upload de algo mais pesado, duas tvs a ver netflix 4k e o resto tambem estiver a ser utilizado pode haver falhas. Se todos os equipamentos possiveis estiverem por cabo não é tão provavel de falhar. E existe outra atenuante que cada vez mais pessoas têm que é a componente de Smart Home, por exemplo eu neste momento tenho cerca de 17 dispositivos da Shelly ligados a antena wireless e ainda me faltam configurar alguns. Ou seja em condições normais se eu tivesse tudo por wireless iria facilmente ter cerca de 35-40 dispositivos ligados em simultâneo a maioria do tempo e normlamente os routers das operadoras não costumam ser muito eficientes nestas situações.

    Ps. E não contabilizei o facto de ter tambem Ar Condicionado, Frigorifico, Maq lavar roupa, maquina de lavar loiça, tudo ligado á rede (nestes casos estão por wireless pois não têm possibilidade de cabo xD )
  12.  # 13

    Assim muito pelos dedos contei cerca de 22 equipamentos que estão ligados à rede se todos estiverem em casa. Por isso quando foi da remodelação optei por instalar caixas de rede nos quartos, escritório e sala, pelo menos para ter as TV ligadas por cabo.
    Concordam com este comentário: EduuM
  13.  # 14

    Colocado por: EduuMEstando tudo a usar sinal wireless se por exemplo os computadores estiverem a fazer download/upload de algo mais pesado, duas tvs a ver netflix 4k e o resto tambem estiver a ser utilizado pode haver falhas. Se todos os equipamentos possiveis estiverem por cabo não é tão provavel de falhar.

    Com um router moderno, dificilmente terá problemas de velocidade devido ao wifi, mais depressa é a velocidade da operadora a "fraquejar".
  14.  # 15

    Colocado por: taunusAssim muito pelos dedos contei cerca de 22 equipamentos que estão ligados à rede se todos estiverem em casa. Por isso quando foi da remodelação optei por instalar caixas de rede nos quartos, escritório e sala, pelo menos para ter as TV ligadas por cabo.
    Concordam com este comentário:EduuM


    Na minha opinião fez muito bem, uma tv principalmente é algo que estando por cabo nem se vê fios nem nada, geralmente ficam por trás da TV, são fixas ou seja não andamos a trocar de sitio todos os dias, ou seja faz todo sentido estar por cabo. Sendo smart tvs que hoje em dia a maioria é, facilmente utilizam bastante tráfego com aplircações de streaming tipo Netflix, HBO, Disney+, Amazon Prime, etc ...
  15.  # 16

    Colocado por: EduuMfaz todo sentido estar por cabo. Sendo smart tvs que hoje em dia a maioria é, facilmente utilizam bastante tráfego com aplircações de streaming tipo Netflix, HBO, Disney+, Amazon Prime, etc ...


    Se a TV for wifi 5Ghz não vai ter qualquer problema, nem em streaming 4K. Até as boxes já são wifi, e são tão ou mais rápidas que a por cabo. o wifi6 é muito eficaz.
    O cabo ser melhor é verdade...até há uns anitos atrás.
  16.  # 17

    Cabo ser melhor até há uns anos atrás?
    Os AP's agora também é melhor receber por wifi e transmitir por wifi, ou será que recebem por cabo de rede?
  17.  # 18

    Colocado por: DuarteM

    Se a TV for wifi 5Ghz não vai ter qualquer problema, nem em streaming 4K. Até as boxes já são wifi, e são tão ou mais rápidas que a por cabo. o wifi6 é muito eficaz.
    O cabo ser melhor é verdade...até há uns anitos atrás.


    Aqui vou ter que discordar. O cabo (cat6 que é o hoje em dia mais utilizado em novas instalações) oferece quer uma velocidade e estabilidade na rede que o wifi não consegue oferecer. Dizer que funciona bem por wifi é válido, dizer que é melhor está errado. Exemplo prático e muito simples, se tiver o router num ponto central da casa e for para o ponto mais distante do router e fizer a medição de velocidade por wifi e por cabo é garantido que por cabo a velocidade será superior. Tanto que se experimentar ligar para a operadora a reclamar da velocidade eles vão questionar se tem possibilidade de efetuar a medição por cabo.

    Na minha opinião a grande vantagem do Wifi é a flexibidade que oferece no que toca a deslocar o equipamento pela casa toda e conseguir aceder á rede, mas essa vantagem trás consequências quer para a velocidade quer para a estabilidade.

    Por acaso não estou muito a par, mas tenho ideia que a grande maioria dos dispositivos tipo "Home Appliance" (TVs, Eletrodomésticos, etc) se liga por 2.4, acredito que existam alguns a ligarem por 5ghz mas ainda não deve ser tão banal quanto isso, mas posso estar enganado pois é algo que nesse tipo de equipamentos não me preocupa pois numa tv dou sempre preferencia a cabo e no caso de eletrodomésticos conectados não vão gerar muito tráfego.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  18.  # 19

    Colocado por: EduuMExemplo prático e muito simples, se tiver o router num ponto central da casa e for para o ponto mais distante do router e fizer a medição de velocidade por wifi e por cabo é garantido que por cabo a velocidade será superior. Tanto que se experimentar ligar para a operadora a reclamar da velocidade eles vão questionar se tem possibilidade de efetuar a medição por cabo.

    Na minha opinião a grande vantagem do Wifi é a flexibidade que oferece no que toca a deslocar o equipamento pela casa toda e conseguir aceder á rede, mas essa vantagem trás consequências quer para a veloci


    É para isso que servem os APs.
    O Wifi quando bem implementado é estável e rápido o suficiente para tudo.
  19.  # 20

    Colocado por: VarejoteCabo ser melhor até há uns anos atrás?
    Os AP's agora também é melhor receber por wifi e transmitir por wifi, ou será que recebem por cabo de rede?


    Há das duas maneiras, até o pode configurar com repetidor/amplificador.
 
0.0237 seg. NEW