Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 14 janeiro 2010 editado

     # 1

    Bom Dia,
    Aqui venho eu com mais uma das minhas eternas questões.
    O chão da minha casa centenária é parte tijoleira rústica, parte mosaico hidraulico e pedra e o restante é em madeira de pinho, a de um dos quartos (com cerca de 16m2),da sala (cerca de 30 m2) e de um corredor (cerca de 3m2)..são as partes que "colori" na planta.
    A questão é que a madeira de pinho em muitas partes apodreceu e agora estou a tentar chegar a uma conclusão sobre qual a melhor solução, se substituir apenas as pranchas podres (se as for contar algumas 30 ou 40) ou se aproveito a oportunidade para substituir o chão em questão todo, por pinho novo ou por outro material mais resistente.
    Como muitas cabeças pensam melhor do que duas (a minha e a do meu marido) gostaria que me dessem algumas boas sugestões considerando durabilidade, resistência e custos e obviamente o estilo da casa (portuguesa centenária).
    Tenham em conta por favor que o chão que tenho actualmente, em pinho, é muito bonito e que gosto muito dele. E tenham em consideração também que a casa é antiga, e dá para "brincar" com as soluções mais para o género rústico mas genuíno em detrimento de materias modernos mas imitações.
    Desde já, agradeço.
    Cumprimentos.
      plantachao.JPG
  1.  # 2

    Uma imagem do chão.
    Obrigada.
      chão.JPG
  2.  # 3

    Boas

    Por pura questão de gosto eu manteria o actual. Entrando em linha de conta com as questões técnicas, já nada posso dizer. Sou (quase) um leigo neste assunto.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  3.  # 4

    Acho lindíssimo esse chão. Mas como não percebo nada do assunto, não se ficará bem meter tábuas novas no meio das antigas...Se for necessário mudar tudo, optaria por madeira maciça, sem dúvida, tábuas grandes, e de pinho ou semelhante (em termos de aspecto).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  4.  # 5

    Isso é pinho ou madeira de riga?!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 14 janeiro 2010 editado

     # 6

    Obrigada a todos.
    Também adoro este chão.
    Bhp, é pinho.Nem sei o que é madeira de riga.

    Pela consulta que fiz ao carpinteiro que foi avaliar a obra, tenho duas opções para manter o pinho:
    Substituir as „pranchas“ estragadas. As questões levantadas parecem-ser que as tábuas novas obviamente não terão a mesma cor. Não me parece ser problemático isto porque a madeira ganha cor ao longo do tempo. Diz o carpinteiro ainda que o chão em pinho (ou qualquer madeira maciça) terá sempre esta desvantagem de apodrecer, abrir fendas, inchar, desinchar com o tempo. Também não me parece grave porque mesmo assim dou preferência a madeira maciça em detrimento de imitações.Esta durou 20 anos.

    Por outro lado, foi sugerido talvez substituir o chão todo em pinho existente por pinho novo. Não vejo grande interesse nisto da minha parte.

    E ainda, foi me sugerido substituir por outro material que dure mais e apresente menos „vivacidade“ do que a madeira maciça tipo MDFs ou laminados flutuantes porque era uma obra mais fácil e limpa de se fazer (assentava-se o actual chão serviria de base de assentamento), e dura mais. Não gosto de mdfs nem de laminados.
  5.  # 7

    Colocado por: CMartinObrigada a todos.
    Também adoro este chão.
    Bhp, é pinho.Nem sei o que é madeira de riga.


    É uma madeira nobre usada em casas centenárias como a sua... e muito procurada para recuperações.
    A riga hoje em dia é vendida a 120 euros o m² para pavimento...
  6.  # 8

    no meu ver, estou na area das madeiras, deixava o soalho de pinho no sitio pois essse já "trabalhou" tudo o que tinha a trabalhar. substituia as tabuas podres por novas, deitava-lhes um produto tipo o coprinol para o bicho, polia e dava um tom para não se notar tanto que a tabua é nova e depois o acabamento. conselhos tecnicos o pinho tem que vir com menos de 8% de humidade. o aplicador deve ter um medidor de humidade e peça lhe para verificar uma tabua ao calhas, escolha-a você e não ele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  7.  # 9

    bhp,
    Assim explicado até gostaria que fôsse madeira de riga (!) (gosto de tudo o que tenha características "nobres",especialmente as madeiras. Quando comprei esta casa, o ex dono disse-me que é pinho, embora a mim não me pareça assim à primeira, pinho, mas como não sou grande entendedora em matéria de madeiras..não vejo razão para o antigo proprietário desconhecer ou pensar que fôsse pinho e não o ser. Acho.
    Em relação á procura para recuperações, há pouco tempo substituí as janelas em madeira de casquinha por pvc (praticamente um crime, eu sei) por questões de isolamento (térmico e sonoro) optei quase obrigada por fazê-lo. Coloquei aqui na parte das "borlas" um "anúncio" mas como ninguém respondeu aproveito esta discussão para repetir: Tenho 8 janelas folha dupla antigas (mas adaptadas aquando a recuperação da casa em 1991, pois têm vidro duplo) com portadas para recuperação. A quem estiver interessado, dou-as.

    Angela1719, obrigada pela boa ajuda também.

    Já agora ponho à vossa consideração o trabalho "técnico" que me sugerem para no caso de substituição das tábuas podres: são de encaixe macho fêmea, começarão a tirar por uma ponta exterior até chegar à tábua em questão, substituiem por nova, fazem isso para todas, depois afagam o chão por inteiro e envernizam?!
    O que me causa alguma espécie é esta parte do afagar e envernizar..Envernizar será obviamente uma opção minha (não me parece que eu queira) mas o afagar é mesmo necessário, não é um pouco dar um ar "artificial" à madeira?

    De novo, a todos, obrigada.
  8.  # 10

    Boas,
    Colocado por: bhp
    Colocado por: CMartinObrigada a todos.
    Também adoro este chão.
    Bhp, é pinho.Nem sei o que é madeira de riga.


    É uma madeira nobre usada em casas centenárias como a sua... e muito procurada para recuperações.
    A riga hoje em dia é vendida a 120 euros o m² para pavimento...


    Desculpem se estou a dizer uma grande asneira... Mas a madeira de riga não é o mesmo que pinho de riga? Se é pinho é de pinheiro, digo eu. E pinho de riga é o cerne do pinho ou de uma variadade de pinheiros. ?)
    Os conhecedores que me expliquem pq gosto de saber.
    Cumprimentos
  9.  # 11

    Será que para grande satisfação minha (depois de aqui me explicarem o que é riga!) descobri que o meu chão afinal é riga de pinho ou pinho de riga. Ficaria muito mais satisfeita, se já estou satisfeita com o pinho então com a riga de pinho ficaria mais ainda. Quem sabe desvendar?
  10.  # 12

    E se for pinho de riga, confirmando-se, onde me posso fornecer para esta obra (da substituição das tábuas podres) ?
  11.  # 13

    E então lembrei-me..a melhor forma de saber se é riga é contactar o anterior proprietário, o que já fiz..aguardo a sua resposta por e-mail.
    Torçam os dedinhos !
  12.  # 14

    Recebi resposta: Também não sabe.
    Um carpinteiro saberia/devia saber mas o que esteve lá em casa não me falou em tal.
    • naar
    • 15 janeiro 2010

     # 15

    Ainda pode ler aqui :)

    http://www.jular.pt/pdf//Riga_Info.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  13.  # 16

    Pinho de Riga e não riga de pinho. Conhecido assim porque este pinho da Europa do Norte, era importado desde há dois ou três séculos da cidade de Riga, capital da Letónia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  14.  # 17

    Não é fácil encontrar.
    Um conhecido meu comprou toda a Riga do Teatro S. João do Porto aquando da sua reabilitação em princípios da década de noventa, mas julgo que a aplicou toda na casa dele.
    • naar
    • 15 janeiro 2010

     # 18

    Colocado por: J.FernandesNão é fácil encontrar.
    Um conhecido meu comprou toda a Riga do Teatro S. João do Porto aquando da sua reabilitação em princípios da década de noventa, mas julgo que a aplicou toda na casa dele.


    A Jular em Lisboa vende, nova claro!
  15.  # 19

    Estou fascinada com o que se desenrolou aqui!
    Ainda bem que coloquei a discussão.
    Obrigada a todos.
    Vou já raspar o chão e pôr lá o nariz..e estudar os veios da madeira! Fiquei muito contente, se é de facto uma madeira assim tão rara há que respeitá-la e valorizá-la.
    Esta será da altura da recuperação, de 1991.
    É por isso que uma vez tinha colocado aqui uma discussão também sobre as onde podemos adquirir „sobras“ de recuperações e demolições, a mim dava imenso jeito, neste caso por exemplo.
  16.  # 20

    Uma vez que concordo que se deva manter as tábuas de madeira, o mais parecido possível com o existente, faço «apenas» os seguintes comentários:

    1. parabéns à bhp por ter "visto" que a madeira da fotografia aparenta ser «riga».
    Daqui deste lado do ecran, também não me pareceu ser pinho de Leiria. :-)
    (nota: Por esses anos, finais de 80 e 90's, havia muito pinho escandinavo pelas nossas carpintarias - e pela minha também!)
    Veja ainda este: http://www.jular.pt/pdf/Riga.pdf

    2. Acho MUITO estranho essa madeira ter apodrecido ao fim de tão pouco tempo (desde 1991).
    Se for de Riga (ou "escandinavo", ou etc.) será MUITISSIMO estranho.
    O «seu carpinteiro» tem razão quanto aos eventuais inconvenietes das madeiras maciças. Mas essa de apodrecerem todas ao fim de um tempo, "é relativo". Há por aí muito prédio com ESSA mesma madeira há 250 anos. A ver se adivinho...: foi ele quem fez o trabalho em 1991? E , pelos vistos, está já a candidatar-se para continuar a repará-lo em 2030? :-)

    2'. Tente detectar A CAUSA dessa apodrecimento precoce. Quando remover as tábuas apodrecidas deverá estar preparada para proteger as que, à volta dessas, ainda estão boas.

    3. não caia na ASNEIRA de escurecer com produtos artificiais uma madeira que ao fim de uns tempos (até pode ser 2 ou mais anos) vai ficar praticamente igual à existente. Vai ficar sempre com a impressão que a madeira foi "pintada", em vez de ter escurecido naturalmente.

    4. um carpinteiro jeitoso não precisa de levantar metade do pavimento de uma sala para subsituir uma peça (mesmo com macho-fêmea) que esteja no meio da sala (apesar de que seria preferível).

    5. quanto ao teor de humidade, é sempre um pau de 2 bicos. Quanto a mim, «não há» madeira NOVA estabilizada. A madeira irá sempre mexer bastante nos primeiros tempos. Se a madeira tiver um teor de humidade abaixo de 12% e for colocada no Verão, pode inchar e levantar no Inverno (sobretudo se for num Inverno como este!).

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
 
0.0228 seg. NEW