tenho uma dúvida relativamente ao direito de preferência, como funciona isto na prática, imaginemos, é possível um neto exercer direito de preferencia em nome do avó ou em nome do pai? Ou têm de ser os titulares dos contratos de arrendamento a fazerem a aquisição por si mesmos, sem qualquer intervenção de terceiros?
Foi comunicado aos meus pais que têm 30d para exercerem direito de preferencia no imóvel que arrendam, é possível eu, como filho, adquirir o imóvel por eles fazendo uso deste direito?
Apenas o arrendatário pode exercer o direito de preferência.
Por acordo familiar, pode o seu avô exercer o direito de preferência, comprando o imóvel e, depois, fazer uma doação ao neto. Presumo ser possível esta via, caso não haja necessidade de recorrer a empréstimo bancário. ------------
SECÇÃO VII - Arrendamento de prédios urbanos
SUBSECÇÃO VI - Direito de preferência
----------
Artigo 1091.º - (Regra geral)
1. O arrendatário tem direito de preferência:
a) Na compra e venda ou dação em cumprimento do local arrendado há mais de dois anos, sem prejuízo do previsto nos números seguintes; b) Na celebração de novo contrato de arrendamento, em caso de caducidade do seu contrato por ter cessado o direito ou terem findado os poderes legais de administração com base nos quais o contrato fora celebrado.
2. O direito previsto na alínea b) existe enquanto não for exigível a restituição do prédio, nos termos do artigo 1053.º 3. O direito de preferência do arrendatário é graduado imediatamente acima do direito de preferência conferido ao proprietário do solo pelo artigo 1535.º 4. A comunicação prevista no n.º 1 do artigo 416.º é expedida por carta registada com aviso de receção, sendo o prazo de resposta de 30 dias a contar da data da receção. 5. É aplicável, com as necessárias adaptações, o disposto nos artigos 416.º a 418.º e 1410.º, sem prejuízo das
Presumo ser possível esta via, caso não haja necessidade de recorrer a empréstimo bancário.
Pois, a ideia com que fiquei foi que caso fosse via empréstimo bancário isto era um blocker pois não deixariam que nenhum outro nome para além do meu constasse da escritura.