Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

os 150.000€ da venda do 1º imóvel aplica na construção do 2º
    Se a casa ainda está em construção, no IRS de 2021, preenche o anexo G, colocando a totalidade do valor a reinvestir. Para já, não paga imposto nenhum.

Todas as faturas, para a nova casa, começa a pagar numa conta ISOLADA com esses 150.000€. Tente gastar a totalidade do valor na construção (dependerá do estado da mesma, mas não lhe será difícil gastar 150.000€ numa construção).
    Todas as faturas com até 24 meses para trás, e 36 meses para a frente da data da escritura são consideradas para abate.

Não se esqueça que tem que cumprir com os restantes critérios: registo do imóvel e torná-lo HPP!

Depois disto tudo, quer vender este 2º imóvelvende e volta a aplicar o "lucro" na aquisição de nova HPP.

É como diz o NTORION, o legislador quis mesmo diferenciar aquisição de construção.
    Nunca entendi muito bem o porquê, mas tudo o que é construção faz muito medo à AT.
  2.  # 22

Colocado por: PalmixNunca entendi muito bem o porquê, mas tudo o que é construção faz muito medo à AT.

Não é à AT, quem legisla é a assembleia da República, infelizmente muitas vezes sem ouvir a AT. Contudo, a AT é muito zelosa em cumprir a letra de lei.
    Concordam com este comentário: Palmix
  3.  # 23

Colocado por: Palmixos 150.000€ da venda do 1º imóvel aplica na construção do 2º
    Se a casa ainda está em construção, no IRS de 2021, preenche o anexo G, colocando a totalidade do valor a reinvestir. Para já, não paga imposto nenhum.

O problema é que tenho que reinvestir o valor total da venda, e esse não tenho porque metade foi para pagar ao banco.

Colocado por: Palmix. Tente gastar a totalidade do valor na construção (dependerá do estado da mesma, mas não lhe será difícil gastar 150.000€ numa construção).

Essa da conta ISOLADA..

Quer dizer que a AT me pode pedir extrato da conta bancária?
  4.  # 24

Mas é se eu não conseguir reinvestir a totalidade do valor que declarei?
    Não será pior corrigir a declaração de 2021 do que pagar já?

Em números redondos:

Venda - 300k
    Banco - 150k
    Tenho que reinvestir 300k mais o valor de um eventual empréstimo que necessite.

Ora se eu precisar de um empréstimo de 100k, tenho que reinvestir 400k para realizar a totalidade do reinvestimento, quando na realidade só tenho 250k (150ksobrante +100 novo empréstimo)

Isto porque a jusante, a AT já não quer saber se o novo crédito é aquisição ou construção, e por isso esse valor não conta como reinvestimento.
  5.  # 25

Erro
  6.  # 26

Mas as mais valias tributadas são "apenas" na proporção da parte que não reinvestiu.
  7.  # 27

Tem de reinvestir as mais valias. Não os 100.00€ do novo empréstimo.

Além disso é como dito em cima, são tributadas 50% do valor de mais valias não reinvestidos.

Pelas suas contas só consegue reinvestir 150k dos 300k. Logo será tributado em 50% de 150k, ou seja 75k.

Esse valor pode englobar nos seus rendimentos, ou tributar autonomamente, julgo eu.
  8.  # 28

Colocado por: jpedrocarvalhoPelas suas contas só consegue reinvestir 150k dos 300k. Logo será tributado em 50% de 150k, ou seja 75k.

Estas contas estão erradas. Falta descontar o custo da habitação que foi vendida. A mais valia não são 300 mil€.
  9.  # 29

Colocado por: jpedrocarvalhoem de reinvestir as mais valias. Não os 100.00€ do novo empréstimo.

Não, o reinvestimento é do valor total da venda.

Colocado por: jpedrocarvalhoNão os 100.00€ do novo empréstimo

Infelizmente existindo novo empréstimo, a AT considera que esse dinheiro é aplicado na compra/construção, pelo que é descontado ao valor reinvestido... o Bragas V está correto.

Colocado por: jpedrocarvalhoelas suas contas só consegue reinvestir 150k dos 300k. Logo será tributado em 50% de 150k, ou seja 75k.

Tem de fazer o apuramento das Mais valias, terreno, construção, comissão imobiliária, etc...

tem de apurar o valor a reinvestir e o valor reinvestido e fazer a proporção, a aplicar às mais valias tributadas e dps então multiplicar por 50% (0,5).
  10.  # 30

O meu problema não é fazer as contas.

Para isso basta como sabem inserir os valores no portal das finanças que obtemos logo, o valor a pagar.

A questão aqui tem só a ver com o financiamento liquidado, que não é considerado e segundo a AT está na minha conta à espera de ser reinvestido.

Por outro lado, se eu contratar outro financiamento para a nova habitação, a AT já não quer saber se é para aquisição, construção, obras ou pra comprar um mercedes.. vai sempre considerar o valor para "retirar" às contas do valor reinvestido.

A questão que levantei, até me foi sugerida por um funcionário das AT.

"você coloca o valor do reinvestimento a 100% e não paga nada de mais valias, daqui a 3 anos, vê o que reinvestiu e faz a correção do IRS de 2021 e paga as mais valias do que disse que ia reinvestir e não reinvestiu"

Avho que vou optar por um meio termo.
  11.  # 31

Já agora aproveito para perguntar a quem sabe mais do que eu sobre estas coisas das mais valias.

Vendi uma casa de HPP,desta casa arrecadei 75,000€ pois só tinha 50% da casa.

Vou comprar agora um apartamento por 150K não recorrendo a empréstimo.

Pagarei mais valias? penso que não. Confirmam? Posso ficar descansada? obg
  12.  # 32

Colocado por: Bragas VO meu problema não é fazer as contas.

Para isso basta como sabem inserir os valores no portal das finanças que obtemos logo, o valor a pagar.

A questão aqui tem só a ver com o financiamento liquidado, que não é considerado e segundo a AT está na minha conta à espera de ser reinvestido.

Por outro lado, se eu contratar outro financiamento para a nova habitação, a AT já não quer saber se é para aquisição, construção, obras ou pra comprar um mercedes.. vai sempre considerar o valor para "retirar" às contas do valor reinvestido.

A questão que levantei, até me foi sugerida por um funcionário das AT.

"você coloca o valor do reinvestimento a 100% e não paga nada de mais valias, daqui a 3 anos, vê o que reinvestiu e faz a correção do IRS de 2021 e paga as mais valias do que disse que ia reinvestir e não reinvestiu"

Avho que vou optar por um meio termo.

Só para ter aqui uma noção...quanto prevê ainda gastar na construção da nova habitação?
  13.  # 33

Colocado por: NTORION
    Não é à AT, quem legisla é a assembleia da República, infelizmente muitas vezes sem ouvir a AT. Contudo, a AT é muito zelosa em cumprir a letra de lei.
    Concordam com este comentário:Palmix

Agora fez-me dar uma gargalhada..."Contudo, a AT é muito zelosa em cumprir a letra de lei."

Quer melhor exemplo que este, que o user Bagas V partilha? Ou vamos pela tributação de IA aos veículos usados importados? Desta AT, o que não falta são "casos" com o cumprimento zeloso da Lei.
    Enfim...
  14.  # 34

Colocado por: Palmix

Agora fez-me dar uma gargalhada..."Contudo, a AT é muito zelosa em cumprir a letra de lei."

Quer melhor exemplo que este, que o user Bagas V partilha? Ou vamos pela tributação de IA aos veículos usados importados? Desta AT, o que não falta são "casos" com o cumprimento zeloso da Lei.
    Enfim...

Se não for zelosa, arrisca que em casos se cumpra a lei e noutros não. A decisão não pode ser arbitrária pelo funcionário q analisa o caso, ou discricionária por cada contribuinte.

Colocado por: PalmixOu vamos pela tributação de IA aos veículos usados importados?

Pensa que é a AT que decide isso? As ordens vêm do governo, ministro, SE. A AT é apenas o testa de ferro.
    Mas felizmente que foi uma situação que já se resolveu, tal como a isenção de imt nas insolvências e muitas outras.

Vamos ver agora o que decidem no casa das barragens, e no imt no caso dos fundos.
    Concordam com este comentário: Palmix
  15.  # 35

Colocado por: NTORION
    Se não for zelosa, arrisca que em casos se cumpra a lei e noutros não. A decisão não pode ser arbitrária pelo funcionário q analisa o caso, ou discricionária por cada contribuinte.

Pensa que é a AT que decide isso? As ordens vêm do governo, ministro, SE. A AT é apenas o testa de ferro.
    Mas felizmente que foi uma situação que já se resolveu, tal como a isenção de imt nas insolvências e muitas outras.

Vamos ver agora o que decidem no casa das barragens, e no imt no caso dos fundos.
    Concordam com este comentário:Palmix

Concordo com tudo o que disse.
    Há casos de clara violação da Lei, como por exemplo o caso do IA. Aliás, já a dupla tributação dos automóveis é até alguém se chatear e colocar o País no Tribunal Europeu...

Meu caro, e isto é que vamos apanhando por aí no "ar"...

Quem queira valer o seus direitos, terá que suportar custos judiciais elevados, ao contratar bons advogados...

Sim a culpa é da AT! Ou está a sugerir que os Governos dão ordens contrárias às Leis?
  16.  # 36

Colocado por: PalmixSim a culpa é da AT! Ou está a sugerir que os Governos dão ordens contrárias às Leis?

Não estou a sugerir, estou a afirmar. 9 governo pede, normalmente, o parecer à AT, mas depois dá instruções de como esta deve atuar. Na Madeira não sei como é, não dependem daqui.

Colocado por: PalmixAliás, já a dupla tributação dos automóveis é até alguém se chatear e colocar o País no Tribunal Europeu

Isso já foi, o estado perdeu mais do q 1x
  17.  # 37

Só para ter aqui uma noção...quanto prevê ainda gastar na construção da nova habitação?

Além do terreno que já está pago, cerca de 300k, metade capitais próprios, metade empréstimo.
  18.  # 38

Mas o empréstimo que fez para o terreno, liquidou-o com o dinheiro que sobrou da venda da casa, certo?

Nesse caso, e uma vez que vai utilizar 150.000€ de capitais próprios, apresenta essas faturas como justificação do reinvestimento.

Veja se dá assim:

Suponho que tenha agora 150.000€ capitais próprios. Deposita-os numa conta bancária dedicada à construção. Fiscalmente, é aqui que colocou o dinheiro da venda do apartamento.
    No IRS de 2021, menciona a venda do apartamento e refere a intenção de reinvestir todo o valor sobrante da venda, após a liquidação do crédito.
    No IRS de 2022, irá referir qual o montante que já reinvestiu, pelo que terá que provar à AT todos esses valores.
    No IRS de 2023 a mesma história, até se acabar o dinheiro...

À parte disto, tem o tal crédito, que pode utilizar na sua conta normal, para ir liquidando o remanescente.

Diz que agora já não tem o dinheiro, porque já o amortizou na liquidação do empréstimo do terreno. OK, mas a AT não quer saber disso...pode justificar o reinvestimento de agora para a frente (até 3 anos).

Daqui a 3 anos, a AT vai querer saber se já reinvestiu o dinheiro todo. Se sim, está despachado. Se não, vai haver "acerto de contas"...
  19.  # 39

Colocado por: PalmixMas o empréstimo que fez para o terreno, liquidou-o com o dinheiro que sobrou da venda da casa, certo?

.

Palmix obrigado pela sua paciência.

E relação a este ponto, eu não fiz qualquer empréstimo para o terreno.

Veja se dá assim:

Suponho que tenha agora 150.000€ capitais próprios. Deposita-os numa conta bancária dedicada à construção. Fiscalmente, é aqui que colocou o dinheiro da venda do apartamento.
    No IRS de 2021, menciona a venda do apartamento e refere a intenção de reinvestir todo o valor sobrante da venda, após a liquidação do crédito.
    No IRS de 2022, irá referir qual o montante que já reinvestiu, pelo que terá que provar à AT todos esses valores.
    No IRS de 2023 a mesma história, até se acabar o dinheiro...

À parte disto, tem o tal crédito, que pode utilizar na sua conta normal, para ir liquidando o remanescente.

Diz que agora já não tem o dinheiro, porque já o amortizou na liquidação do empréstimo do terreno. OK, mas a AT não quer saber disso...pode justificar o reinvestimento de agora para a frente (até 3 anos).

Daqui a 3 anos, a AT vai querer saber se já reinvestiu o dinheiro todo. Se sim, está despachado. Se não, vai haver "acerto de contas"...

É isso que pretendo fazer.. mas eu precisava de reinvestir 300k.. e eu só tenho 150k + 30k (do terreno).

Ou seja, não há forma nenhuma de fugir as mais valias.. só consigo reinvestir metade.
  20.  # 40

Ora partilhe aqui os seus valores todos, venda, aquisição, etc.

0.0254 seg. NEW