Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Não adquiri, construí.

Valor considerado: 125k (não tenho como comprovar o investimento logo o valor é o VPT
    Venda:300k
    Financiamento liquidado: 151k
    Aquisicao de terreno nova construção: 30k

Resumidamente é isto
  2.  # 42

Ok.
    Então tem que reinvestir 175K.

Se liquida 151k dos 300k da venda, sobram-lhe 140k.
    Portanto, tem que arranjar 35k em 3 anos...MAS!...adquiriu o terreno. Se o adquiriu há mais de 2 anos, esqueça...lá foi...se há menos de 2 anos, já pode contar para o reinvestimento.

Não me parece muito difícil de conseguir "fugir" ao imposto.

No IRS 2021, regista a intensão em reinvestir a totalidade do valor, ou seja 175k (ou 145k se o custo de terreno for considerado).
    Nos IRS's subsequentes, vai registando os valores que vai gastando na construção.

No IRS de 2024, tem que ter reinvestido 175k.
  3.  # 43

Só uma questão: A AT aceita deduzir ao valor a reinvestir o VPT?
  4.  # 44

Colocado por: PalmixEntão tem que reinvestir 175K.

Não, para ficar isento do pagamento de mais valias tem de reinvestir a totalidade do valor de venda (menos o valor do crédito abatido, que neste caso a AT não admite e por isso é 0), ou seja, tem de investir 300k.
  5.  # 45

Colocado por: PalmixOk.
    Então tem que reinvestir 175K.
    .

Olhe que não Palmix.

Colocado por: dalmonio

Não, para ficar isento do pagamento de mais valias tem de reinvestir a totalidade do valor de venda (menos o valor do crédito abatido, que neste caso a AT não admite e por isso é 0), ou seja, tem de investir 300k.

Isto
    Concordam com este comentário: Palmix
  6.  # 46

Colocado por: PalmixSó uma questão: A AT aceita deduzir ao valor a reinvestir o VPT?

O VPT, valor da construção (caso haja comprovativos do investimento) ou o valor de aquisição, só são considerados para efeito de apuramento da mais valia.. nunca para reinvestimento..
  7.  # 47

Pareceu-me que tinha dito que estavam a aceitar, daí questionei.

Para já, vá "chegando o problema para a frente", com a intenção de reinvestimento.

Se cumprir, ótimo! Se não conseguir apresentar justificações dos 300k, já sabe que vai ter que arcar com o pagamento do imposto sobre a mais valia.
    Que é o que é, porque não tem justificação do real valor da construção do imóvel.

Nunca sabemos o que pode acontecer amanha....nesse sentido vá mantendo a palavra reinvestimento ativa, e vá deixando a coisa rolar...
  8.  # 48

Mesmo que tivesse , a casa não custou muito mais que o VPT.

E multas e juros?

Não me devo preocupar?

É que depois tenho que submeter declaração de substituição a 2021.. isto em 2025.
  9.  # 49

Não é assim que funciona. Você tem 3 anos para reinvestir. Agora diz que pretende reinvestir.
    No último IRS, se não tiver reinvestido tudo que indicou no início, paga mais valias sobre isso.

Não estou a ver porque haveria de pagar juros, multas, ou declarações de substituição.
  10.  # 50

A informação que me passaram, foi que teria de submeter declaração de substituição de 2021.
    Afinal de contas o rendimento refere a 2021..
  11.  # 51

Colocado por: Bragas VA informação que me passaram, foi que teria de submeter declaração de substituição de 2021.
    Afinal de contas o rendimento refere a 2021..

Julgo que não há necessidade de substituir nenhuma declaração.
    É como diz o user jpedrocarvalho
  12.  # 52

Tenho dúvidas..

Vou-me tentar informar melhor e partilho.

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  13.  # 53

Colocado por: Bragas VTenho dúvidas..

Vou-me tentar informar melhor e partilho.

Obrigado

Mande a questão por escrito no e-balcão
  14.  # 54

Para não abrir mais um tópico sobre mais valias, aproveito este para que me ajudem num raciocínio que hoje me ocorreu.

Ora, 2025 é o ano em que vou ter que entregar o IRS 2024, ano em
    Que terminou (a 31 de dezembro), o meu prazo para reinvestimento.

Acontece que, sem que fosse planeado para o efeito, a minha esposa engravidou e em 2024, esteve a quase totalidade do ano, sem vencimento, a receber pela SS, antes e após o parto.

Questiono se, a nossa redução de rendimentos - uma vez que creio que os subsídios não entram para as contas do rendimento anual - somados ao facto de 2024 considerar um novo elemento na família, terão ou não (estes dois eventos)impacto favorável no cálculo do imposto que terei a pagar?

Quebra de rendimento
    +
    Aumento de agregado familiar
    =
    Menor Escalão de rendimento
    =
    Menor taxa de imposto

Ou estou a pensar mal?
  15.  # 55

Claro.
  16.  # 56

Ou seja, eu sem querer fiz um bom negócio ao fazer a crianca?

Algum simulador de IRS credível que se possa utilizar?
  17.  # 57

Olá,

Depois de ter dado indicação no IRS de 2021 que queria reinvestir, como faço agora no IRS de 2024 para declarar o reinvestimento.

Obrigado
  18.  # 58

Eu tenho vindo a declarar todos os anos o que correspondia a cada ano.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  19.  # 59

Optei por fazer tudo no final.

Mas o procedimento é simples?
  20.  # 60

Possivelmente terá q colocar todo o valor no campo 5011
    Se cumpriu o reinvestimento.
    Senão cumpriu terá que entregar nova declaração de 2021.
    Mas se tem dúvidas aconselho a consultar um profissional , contabilista mais virado para as questões de reinvestimento e mais valias. Paga-se mas fica esclarecido.

0.0233 seg. NEW