Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro BarradasBloco térmico, qual?


    Ps: uma solução de fachada ventilada... É uma solução sempre muito cara.

    já não prescrevo solução de parede dupla... Faz alguns anos... Só as chatices para resolver as pontes termicas...

    Não sei dizer qual foi o bloco mas no máximo foi de 25cm.
    Eu avisei o dono de obra que o sistema de fachada ventilada era mais cara e ele como empreiteiro disse que sabia disso.
    Ainda há muitos clientes que não são “fãs” do isolamento pelo exterior e daí ainda usar muitas vezes a parede dupla. Obviamente alerto sempre para a correção das pontes térmicas e incluo logo no pormenor construtivo de arquitectura.
  2.  # 22

    o nº 2 que refere , leia bem ...pode...ou seja ou seja um técnico habilitado para ser autor de projeto, diretor de obra, ou diretor de fiscalização, pode apresentar o TR
  3.  # 23

    Colocado por: marco1e outra que muita gente faz confusão: o facto de um profissional habilitado, seja até o autor dos projetos, assinar as telas finais e junto o TR pelas mesmas, apenas quer dizer que os desenhos apresentados cumprem os regulamentos APENAS, MAS quem tem de meter o TR a responsabilizar-se que a obra está de acordo com os projetos aprovados é o DO e o DF se for o caso.
    ou seja qualquer tecnico habilitado mesmo que não o autor do projeto pode responsabilizar-se pelos "desenhos" telas finais mas não quer isso dizer que é da sua responsabilidade que as mesmas correspondem ao que está em obra executado.

    Sim é verdade que não é nem irá ser da minha responsabilidade mas confesso que isto me está a tirar o sono pelo facto de saber que a obra não terá as condições devidas de habitabilidade. É o bichinho do brio profissional que está aqui a falar mais alto. Nunca me tinha acontecido um dono de obra não querer isolar a própria casa.
    Provavelmente não me devia preocupar tanto e deixar o que o certificado energético, avaliação Acustica e director de obra façam o o trabalho mas infelizmente há os chicos espertos (neste caso o DO) que acabam por conseguir contornar tudo e ter uma licença de utilização na mão. Custa-me estar a ser conivente mas é verdade que quem devia de se preocupar não se preocupa.
 
0.0097 seg. NEW