Em lado nenhum! Que eu saiba. O que parece é que existe uma interpretação qualquer de uns municipios nesse sentido, mas não tenho conhecimento que até ao momento tenham apresentado nenhum fundamento legal, para além do já habitual: È assim pk eu acho que deve ser assim!
Pois... na CMMatosinhos já me disseram o contrário... que o autor não pode assumir papel de fiscalização de obra, mas não me falaram no regulamento de deontologia da OA. Mas para alêm da ordem dos Arq, tinha curiosidade de saber se existem alguma Lei que fale no mesmo... Já na CM da Maia deixam...
bhp Quando lhe dizem isso pergunte com base em que lei, se não lhe souberem responder peça a identificação do funcionário e escreva no livro de reclamações. Só quando os técnicos se deixarem de acagaçar com as interpretações de cada câmara é que isto pode começar a mudar. A lei não pode ser uma em Matosinhos e outra na Maia.
Pois... mas sabe que mesmo com reclamações... não vamos a lado nenhum... a mim já me pediram seguros de respondabilidade civil numa camara, noutras nem me dizem nada... basta o comprovativo de inscrição na associação da ordem dos arquitectos...
Cada um tem a sua interpretação... e nós vamos sempre andar confusos pois a lei não é igual em todo o lado!...
A lei é igual para todos. Os senhores das câmaras sabem há muito tempo que os seguros de responsabilidade civil aguardam a publicação da portaria que regulamentará os mesmo. A minha experiência diz-me que os municipios que hoje melhor me tratam foram aqueles onde começei por reclamar e ameçar fazer queixas por escrito.
também não vejo nenhum problema do autor de projectos fazer fiscalização, até porque já temos do outro lado o director de obra, ou seja aumentamos mais um técnico na obra do que havia, tirando claro assistência de obra e coordenação, que será a mesma coisa ao-fim-ao-cabo digo eu. agora mais novelas vai dar, entre fiscal e director de obra/empreiteiro.
Colocado por: Fernando Gabrieltambém não vejo nenhum problema do autor de projectos fazer fiscalização.
Fernando, problema não há... mas vá lá dizer isso à nossa Ordem para ver o que eles acham... e para alem disso, nada melhor que o proprio autor e/ou coordenador para fiscalizar a obra...?
também não vejo nenhum problema do autor de projectos fazer fiscalização
problema não há..
Pois ... a deontologia é como o óleo de fígado de bacalhau e os impostos: fazem bem, são necessários mas só para os outros. Eu cá estou acima disso, tenho direitos mas os deveres dispenso. Os que cumprem? São uns tansos.
PS: assim de repente lembra-me a situação dos Peritos Qualificados pela ADENE: passam certificados a atestar a qualidade do trabalho que eles próprios executam.