Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguem me pode informar por favor acerca das seguintes questões;
    1º tendo a empresa de construção um eng responsavel pela obra é necessário um outro exterior à empresa como fiscal?
    2º é obrigatório a existencia de um tecnico de higiente e segurança a acompanhar a obra?
    3º Considerando respostas positivas as questões anteriores, qual o valor (mais ou menos) mensal a pagar por estes serviços?


    Desde já grato
    Marco José
  2.  # 2

    1º Sim
    A nova catrefada de legislação que agora regulamente o sector diz claramente isso. Porém ainda nem todas as câmaras o estão a exigir
    2º Não
    O que é preciso é que haja alguem que assuma a coordenação de segurança em obra. De harmonia com a legislação esse alguem pode ser qualquer pessoa desde que não faça parte da entidade executante, pelo que essa função está vedada ao Director técnico.
    3º Depende:
    Do técnico que vai assumir essa funções
    Do nº de vezes que visita a obra
    Da quanto pode gastar na deslocação à obra
    De...
    De...
    De...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  3.  # 3

    "2º é obrigatório a existencia de um tecnico de higiente e segurança a acompanhar a obra?"

    Não, mas é importante ter um projecto para o plano de segurança e saúde...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  4.  # 4

    O Plano de segurança é obrigatório, um responsavel pela coordenação de segurança em obra tb é.
    Não necessita é de ser técnico de segurança ou técnico superior de segurança
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  5.  # 5

    mas o plano tenho, não sabia era que tenho de pagar a um fiscal para acompanhar a obra e a um técnico de segurança..... :(:(:(:( e o orçamento que me foi proposto para acompanhar as duas coisas é de 3500€ mais IVA :(:(:(:(
  6.  # 6

    Colocado por: marcojosemas o plano tenho, não sabia era que tenho de pagar a um fiscal para acompanhar a obra e a um técnico de segurança..... :(:(:(:( e o orçamento que me foi proposto para acompanhar as duas coisas é de 3500€ mais IVA :(:(:(:(
    O que disse o zedasilva é que o tecnico de coordenação e segurança pode ser qualquer pessoa. QUALQUER PESSOA...

    3.500€ + IVA em que condições, durante quanto tempo, a quantos km da civilização?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  7.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: marcojosemas o plano tenho, não sabia era que tenho de pagar a um fiscal para acompanhar a obra e a um técnico de segurança..... :(:(:(:( e o orçamento que me foi proposto para acompanhar as duas coisas é de 3500€ mais IVA :(:(:(:(
    O que disse o zedasilva é que o tecnico de coordenação e segurança pode ser qualquer pessoa. QUALQUER PESSOA...

    3.500€ + IVA em que condições, durante quanto tempo, a quantos km da civilização?


    dentro da cidade de Ponte de Sôr e os 3500€ é o minimo, para um ano de duração de obra, mesmo que a obra dure 6 meses tenho de pagar um ano e só contempla uma visita por mês se forem necessárias terei que pagar extra.

    estou mesmo chocado......
  8.  # 8

    Boas

    3500€ é o minimo, para um ano de duração de obra, mesmo que a obra dure 6 meses tenho de pagar um ano e só contempla uma visita por mês se forem necessárias terei que pagar extra.

    estou mesmo chocado......


    E é caso para ficar chocado: 3500/12 = 291,7 €. A este preço por visita até eu (Grande Porto) fazia a fiscalização: um passeio ao Alentejo cai sempre bem e com viagem paga ainda melhor. O que acho ainda mais grave é o facto de entenderem que a fiscalização se faz com uma visita por mês. Mande essa gente passear ( aqui no norte usa-se outra expressão, mais justa nestes casos).

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  9.  # 9

    j cardoso
    Pk 3500 € dá para ir-mos os dois e ainda pagamos o almoço ao marcojosé
    : )))
  10.  # 10

    Boas

    Desde que ele indique uma migas ou um ensopado em condições, conte comigo :-)

    cumps
    José Cardoso
  11.  # 11

    Alguem interesado em ser coordenador de segurança e fiscal de obra para a construção de uma moradia em Ponte de Sôr?
  12.  # 12

    Boas

    marcojose

    Não leve a mal a brincadeira, não estamos a tirar seriedade ao assunto. Se me permite o conselho, porque não procura dentro da sua área geográfica? Sempre sai mais barato nas deslocações e, em caso de necessidade, mais facilmente o técnico se desloca à obra com rapidez. Penso que, caso necessite, a Ordem dos Arquitectos, a dos Engenheiros ou a ANET lhe fornecem o contacto de alguns técnicos "locais". Tenho a certeza que vai conseguir melhores propostas.

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

    Colocado por: marcojoseAlguem interesado em ser coordenador de segurança e fiscal de obra para a construção de uma moradia em Ponte de Sôr?
    Deve haver para aí uma crise qualquer... fui recentemente contactado para fiscalizar 2 obras de clientes particulares.
    O curioso é que :
    1. em toda a minha vida profissional só tinha fiscalizado obras para o Estado (o que eu faço é gerir e fiscalizar sim, mas para mim/ para a minha empresa);
    2. foram os donos-de-obra que vieram ter comigo (e tiveram de insistir).

    Dito isto, apesar de gostar muito da piscina de Ponte de Sor, não sou candidato ao emprego :-) e estou muito de acordo com o J Cardoso.
    Procure técnicos que morem lá perto e se quiser mesmo gastar algo que se pareça com o que lhe pediram, há aqui muitos candidatos a um "almoço dos participantes do Fórum da Casa".
  14.  # 14

    Boas

    Deve haver para aí uma crise qualquer

    Não é crise, é a nova legislação que obriga a nomear um director de fiscalização.

    cumps
    José Cardoso
  15.  # 15

    Colocado por: j cardosoBoas

    Deve haver para aí uma crise qualquer

    Não é crise, é a nova legislação que obriga a nomear um director de fiscalização.

    cumps
    José Cardoso

    pois, agora há fiscal+director de obra+coordenador
  16.  # 16

    marcojosé
    Numa análise rápida a alguns artigos das novas leis encontrei:
    Lei 60/2007
    Nº1 do artgº 63º
    O alvará de utilização tem que ser instruído com os termos de responsabilidade dos autores dos projectos e DFiscalização.
    Alínea c) do nº 2 do artgº 12º
    Comunicação prévia tem que ser instruída com termo do director de obra e director de fiscalização.
    Ainda na alínea d) do nº 3 do artgº 22 da lei 31 podemos verificar que o DO tem que fazer parte do quadro do empreieteiro estando inclusive obrigado a fazer prova disso.
    Se for ao site do INCI esles tem já lá um campo para pedir esse documento
    O código deontologico dos arquitectos tem muma alínea que proibe que os mesmos possam ser fiscais das obras de que são autores.
    Neste momento algumas cãmaras tem ainda interpretações muito dispares em relação a isto tudo.
    espero ter ajudado
  17.  # 17

    Eu tenho uma dúvida já agora - Eu penso que o COORDENADOR do projecto de arquitectura pode fazer o papel de verificação quanto ao plano de segurança e saúde (PSS)...
    Ou estou errada?!? (não é papel de fiscalização de obra pois à incompatibilidade de funções, assim também quando é o autor do projecto...)
  18.  # 18

    bhp
    O coordenador do projecto não é coordenador só do projecto de arquitectura mas de todos os projectos (especilaidades)
    A sua dúvida é se esse coordenador poderá fazer em obra a verificação do PSS ou seja ssumir a coordenação de segurança em obra certo?
    Sim pode, pois quase de certeza que o coordenador do projecto não acumula com a Direcção técnica da obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq
  19.  # 19

    bhp.. está a referir-se ao papel de coordenador de segurança em obra... não tem nada a haver com Fiscalização.
  20.  # 20

    Ok, fiquei esclarecida...!
    Agora nos termos da lei...
    E para alem do código deontológico da Ordem dos arquitectos, alguem sabe onde está escrito que o autor do projecto de arquitectura não pode assumir papel de director de fiscalização de obra??
 
0.0214 seg. NEW