Iniciar sessão ou registar-se
    • pcasa
    • 31 maio 2022 editado

     # 1

    Boa noite

    Tive uma inundação provocada pelo vizinho do andar de cima e o condominio, desde o inicio interviu na resolução, accionando o seguro do condominio que inclui paredes e partes comuns. No entanto a minha maquina de lavar loiça foi igualmente danificada e teve uma reparação. Na altura o condominio disse que iria colocar essa avaria também no processo.
    No entanto a resposta que obtive do condominio após peritagem, foi negativa... e o tempo de resposta foi practicamente 1 ano.
    Entretanto, o condómino que provocou esta inundação, já tinha vendido a casa.
    O condominio desmarcou-se deste assunto e diz que eu é que tenho de resolver o assunto com o condómino do andar de cima e nada mais tem a dizer sobre o assunto:
    1º o tempo de resposta dada foi muito longa
    2º não me forneceu os contactos do condómino

    Qual a vossa opinião sobre este assunto ? :
    - Devo contactar um advogado para processar o condominio por incompetência e exigir o valor da reparação ?
  1.  # 2

    É muito forçado que uma infiltração do piso superior, através da placa e paredes, possa danificar uma máquina de lavar loiça . Como é que isso ocorreu ?

    Possivelmente a Seguradora não aceitou esse encargo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcasa
    • pcasa
    • 31 maio 2022 editado

     # 3

    1º o condominio não me enviou a resposta da seguradora
    2º o condomínio disse que a seguradora não incluía recheios, apenas paredes. Ora isso já eu sabia, o estranho foi o condominio querer colocar essa avaria no processo, o que provocou todo este atraso...o condominio devia ter logo colocado essa avaria ao condómino do andar de cima.
    3º a avaria foi um circuito eléctrico . O vizinho deixou a torneira da cozinha aberta.


    Colocado por: sizeÉ muito forçado que uma infiltração do piso superior, através da placa e paredes, possa danificar uma máquina de lavar loiça . Como é que isso ocorreu ?

    Possivelmente a Seguradora não aceitou esse encargo.
    • size
    • 31 maio 2022 editado

     # 4

    .
  2.  # 5

    Colocado por: pcasa
    1º o condominio não me enviou a resposta da seguradora

    Mas, quando se espera uma resposta ou esclarecimento que tarda, há que exigir...

    2º o condomínio disse que a seguradora não incluía recheios, apenas paredes. Ora isso já eu sabia, o estranho foi o condominio querer colocar essa avaria no processo, o que provocou todo este atraso...o condominio devia ter logo colocado essa avaria ao condómino do andar de cima.

    Ora, se já sabia, não era ao condomínio que deveria exigir a reparação desse seu danos, mas sim ao seu vizinho de cima, responsável pelo dano.
    O facto do administrador acionar o seguro coletivo não significa que seja o condomínio o responsável pelo sinistro. Deveria ter confrontado, nessa altura, o seu vizinho sobre a parte dos danos que a Seguradora não assumiu.
    É que, a Responsabilidade Civil desse sinistro recai, totalmente, sobre o seu vizinho, muito embora tenha transferido para o Seguro Colectivo, uma parte dessa sua responsabilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcasa
  3.  # 6

    Então o seguro não assume os danos "todos" e o segurado é que paga o restante? Essa é nova, provavelmente no ramo automóvel deve ser igual.

    O seguro de paredes paga os danos a terceiros, sejam paredes ou recheio.

    O seguro não pagou o equipamento porque provavelmente não aceitou que a avaria tivesse sido provocada pelo sinistro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcasa
  4.  # 7

    Colocado por: size
    Mas, quando se espera uma resposta ou esclarecimento que tarda, há que exigir...

    Ora, se já sabia, não era ao condomínio que deveria exigir a reparação desse seu danos, mas sim ao seu vizinho de cima, responsável pelo dano.
    O facto do administrador acionar o seguro coletivo não significa que seja o condomínio o responsável pelo sinistro. Deveria ter confrontado, nessa altura, o seu vizinho sobre a parte dos danos que a Seguradora não assumiu.
    É que, a Responsabilidade Civil desse sinistro recai, totalmente, sobre o seu vizinho, muito embora tenha transferido para o Seguro Colectivo, uma parte dessa sua responsabilidade.


    Mas o condómino não mora no prédio, mas sim o inquilino e o condominio tinha acção no tribunal contra esse condómino por falta de pagamentos.
    Ora se o condominio disse que colocava a avaria da maquina no processo da inundação e demorou 1 ano para me dizer que o seguro não pagava e o condómino vendeu o andar. Mais, sabendo que esse condómino tinha uma divida para comigo, nem sequer informou o condómino do andar de cima disso mesmo..
    O meu seguro de recheio tb não paga porque a culpa foi provocada por vizinho.

    Qual a vossa opinião, no que devo fazer de seguida ?
  5.  # 8

    Então se o seguro/perito não considerou a avaria da máquina, com causa direta pelo sinistro quer fazer o quê?

    O seguro não paga e vão pedir ao proprietário para pagar o restante? só de brincadeira.

    Em sinistro automóvel quando o seguro/perito diz que não paga o espelho retrovisor porque não tem causa direta com o acidente, vão ter diretamente com o dono do carro e dizer a ele para pagar o espelho? só em sonhos.

    O que deve fazer a seguir é esquecer o assunto, porque seja o condomínio ou proprietário, tem provas que a seguradora recusou pagar a máquina.
  6.  # 9

    Ainda estou sem perceber se a avaria ficou de alguma forma provada que resultou da infiltração.
  7.  # 10

    Colocado por: DuarteMAinda estou sem perceber se a avaria ficou de alguma forma provada que resultou da infiltração.


    É exatamente aqui que bate o ponto.
  8.  # 11

    Apenas poderá ser admissível se a inundação foi de tal modo grave e elevada, que o nível da água estancada no piso da fração tenha subido vários centímetros. Quantos caro pcasa ?
  9.  # 12

    essa não é a minha questão. até porque a unica coisa que o condomínio disse é que o seguro não incluía recheio (1 ano depois - inconcebível). Eu teria de exigir ao vizinho o pagamento da reparação...
  10.  # 13

    esse vizinho já vendeu a casa há muito tempo e os contactos nem sequer me foram fornecidos pelo condominio, mais, o condominio não informou o vizinho da avaria
  11.  # 14

    Quanto à questão da avaria ter sido provocada pela inundação, não existe como provar...apenas houve uma inundação e a máquina não funcionava depois da inundação.
  12.  # 15

    Colocado por: pcasaQuanto à questão da avaria ter sido provocada pela inundação, não existe como provar...apenas houve uma inundação e a máquina não funcionava depois da inundação.


    Está aí a explicação para a seguradora se pôr de fora e pela qual o seu ex-vizinho nada ter a ver com o assunto. Você não consegue estabelecer uma relação entre causa (inundação no andar de cima) e efeito (avaria do eletrodoméstico). Houve coincidência temporal, nada mais.

    O seu eletrodoméstico avariou porque avariou, não é responsabilidade nem do vizinho, nem do condomínio, nem da seguradora. É escusado procurar alguém para lho pagar, não vai acontecer.
  13.  # 16

    Viva,
    é normal o seguro comum do prédio cobrir estes danos? Danos numa fração causados por inundação de outra fração. Acho estranho mas sou leigo nestas matérias..
  14.  # 17

    Tivemos um caso destes no prédio e foi tudo tratado pelo seguro da habitação "culpada". Nada tratado pelo condomínio. Foram pagas reparações de danos no tecto e móveis (foi na cozinha)
  15.  # 18

    Colocado por: ClioIIE


    isso é você que está a dizer...não tenho nenhuma resposta que indicie isso...houve uma avaria causada por inundação e foi tratado como tal...o resto são apenas especulações e estamos a fugir ao assunto que me trouxe aqui.
    Continuo a aguardar opinião sobre o que devo fazer, quanto à incompetência do condominio...
  16.  # 19

    Colocado por: pcasam caso deste


    Colocado por: Bruno.AlvesTivemos um caso destes no prédio e foi tudo tratado pelo seguro da habitação "culpada". Nada tratado pelo condomínio. Foram pagas reparações de danos no tecto e móveis (foi na cozinha)


    e se o vizinho não tem seguro que será o caso ....
  17.  # 20

    Colocado por: pcasaisso é você que está a dizer...não tenho nenhuma resposta que indicie isso...houve uma avaria causada por inundação e foi tratado como tal...o resto são apenas especulações e estamos a fugir ao assunto que me trouxe aqui.
    Continuo a aguardar opinião sobre o que devo fazer, quanto à incompetência do condominio...


    Quem deverá arcar com as despesas resultantes do incidente será o seguro da fração responsável, não o do condomínio.
    De qualquer das maneiras irá ser enviado um perito que se não relacionar o dano/avaria com o incidente ocorrido não haverá indemnização.
 
0.0213 seg. NEW