Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, quero reutilizar uma instalação para chuveiro, a instalação é um pouco antiga (2000s) no momento utilizamos trifásica.
    A instalação para chuveiro contém dois fases 127v (cor azul, fora do padrão) e um fio preto que mede 38V, acredito que seja um neutro e gostaria de ter a opinião de vocês aqui.

    Eu imagino que o terra esteja atrelado ao Neutro na distribuidora e por isso não tenha terra na instalação (os outros chuveiros em uso só usam os dois fases)

    Irei reutilizar a instalação para iluminação artificial com um driver meanwell e gostaria de saber se posso utilizar os dois fases para 1% de eficiencia a mais e segurança de não saber se o outro fio é neutro ou terra, ou se é seguro dizer que esse outro fio é neutro e utilizar a instalação em 127v.
  2.  # 2

    Pensei e pesquisei um pouco mais e acredito que o fio preto realmente é um neutro, já que terra não emitiria qualquer corrente, logo não teria tensão.

    Minha dúvida agora é se eu devo conectar o driver somente em 127v ou posso utilizar os dois fases e o neutro como terra, já que são três fios de entrada no driver: um fase, um neutro e um terra. (na minha cabeça a ultima é um tanto idiota, mas tenho que pensar nela já que ganho eficiência e diminuo distorção.)
  3.  # 3

    Pesquisei mais um pouco e vi que realmente conectar o neutro no terra seria super idiota :lol:

    Mas seria ainda adequado utilizar um fio conectado em algo de metal como o terra e continuar com os dois fases no aparelho?
  4.  # 4

    Fui às práticas e descobri uma coisa:
    O driver se recusa a funcionar utilizando o fase e "suposto neutro", funciona normalmente em outras tomadas.
    Agora fiquei mesmo foi preocupado com a instalação elétrica, um terra não deveria gerar 38v, creio ter medido de maneira correta. (Com um multimetro, um polo no fio e outro em um metal, tanto foi que os fases acusaram mais de 110v)

    Agora fiquei muito confuso e é o momento que mais preciso de vocês :)
  5.  # 5

    Pedro, segundo percebo você está no Brasil, e isso coloca logo um problema porque tanto quanto percebo as regras das instalações elétricas mudam de estado para estado. Depois você tem uma instalação que indica logo "fora do padrão" (cores erradas) portanto temos de ir com calma.

    O Pedro diz que entre os dois fios azuis a 127V e um fio preto a 38V. Mas como mediu isto?

    1) Quando diz que mediu 127V, é entre que pontos? Os dois fios azuis?
    2) Quando diz que mediu 38V, foi entre o fio preto e que outro ponto?
  6.  # 6

    Sim, estou no Brasil, e obrigado pela resposta!

    Para testar a voltagem utilizei um multimetro com uma das pontas no fio e outra no chuveiro metálico na parede, isso para cada um deles.
 
0.0112 seg. NEW