Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: hangasÉ possivel, pois parece ir um neutro na mesma direção. Embora não se perceba se vai uma fase..

    Eu vejo 8 neutros no barramento, 8 fios pretos para circuito, e 10 terras no barramento. 3 delas a irem para um mesmo tubo.


    Pode existir uma manha qualquer de meterem "aterramentos" nas torneiras ou numa viga qualquer (no tempo do meu pai faziam isso) mas pronto não vale a pena debatermos aqui muito mais pois com aquelas fotos não vamos chegar creio a qualquer consenso, tem de ser um electricista fisicamente no local a verificar aqui só podemos dar ao poster original algumas dicas e questões a colocar ao electricista que irá chamar.
    Concordam com este comentário: hangas
  2.  # 42

    Colocado por: jserra12aqui só podemos dar ao poster original algumas dicas e questões a colocar ao electricista que irá chamar.


    Sim.

    Se fosse eu pedia para meter um quadro mais alto (um 2x10 ou 2x8 talvez) com duas filas e com os barramentos devidamente fixados.
    Pedia para medir e verificar as terras.
    Reservava a fila de baixo para um disjuntor de corte geral e proteção de sobretensão+ um interruptor diferencial de 30mA para proteção de pessoas se a terra permitisse.
    Depois colocava os circuitos todos na parte de cima e tentava desdobrar aqueles com dois fios com disjuntores próprios.
    Depois pedia à E-REDES para retirar o DLP deles uma vez que já tinha o meu próprio corte geral.
    Concordam com este comentário: jserra12
  3.  # 43

    O maior problema é a coluna não ter terra por ser antiga, o resto é uma questão de €.
  4.  # 44

    Colocado por: VarejoteO maior problema é a coluna não ter terra por ser antiga, o resto é uma questão de €.


    Pode haver terra em algum ponto da casa, numa tomada especifica. o que talvez explique os condutores de terra extra. Mas lá está.. so um eletricista no local pode aferir.

    No apartamento onde cresci construido no final dos anos 70 não havia terra junto ao quadro, mas havia uma tomada com terra na cozinha para ligar o termo-acumulador. Usava uma daquelas fichas com um 3 pino de terra mais grosso que os outros (tipo K?, tipo M?).

    Presumo que essa terra percorria todos os apartamentos (talvez pela courette) e ligava ao aterramento do prédio.
    Mais tarde para dotar o resto das tomadas com terra, passou-se a terra dai para o quadro pelo tubo de onde vinha a fase e neutro.
    • eu
    • 3 junho 2022

     # 45

    Colocado por: jserra12
    Mas isso é sinal que existe um problema maior o problema não é o disjuntor mas sim existirem fugas de corrente grandes na instalação o que por si já é um perigo. Eu pelo menos nem consideraria tal coisa.


    Claro que sim, e num mundo ideal todas as casas antigas deveriam ter uma instalação elétrica renovada segundo os requisitos de segurança atuais.

    Mas o mundo real é bem diferente. A maior parte das casas antigas tem instalações velhas e perigosas, e a maior parte nem sequer circuito de terra tem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpedros14
  5.  # 46

    Podemos ter um diferencial com sensibilidade 500mA, 1A, 2A e não termos quaisquer problemas de segurança e apanhar nenhum "choque", num equipamento com defeito de isolamento.

    Tudo depende uma variável muito importante.
    • eu
    • 3 junho 2022

     # 47

    Colocado por: BigmouseTudo depende uma variável muito importante.

    Terra !
  6.  # 48

    Tensão de contacto
  7.  # 49

    Tensão de contacto de segurança de 50V ou 25V.

    Basta utilizar a formula V = R x I

    Se tiver uma terra de 10 Ohm posso ter uma corrente diferencial de 2A, que a minha tensão de contacto não ultrapassa os 20 Volt.
  8.  # 50

    Colocado por: hangas

    Pode haver terra em algum ponto da casa, numa tomada especifica. o que talvez explique os condutores de terra extra. Mas lá está.. so um eletricista no local pode aferir.

    No apartamento onde cresci construido no final dos anos 70 não havia terra junto ao quadro, mas havia uma tomada com terra na cozinha para ligar o termo-acumulador. Usava uma daquelas fichas com um 3 pino de terra mais grosso que os outros (tipo K?, tipo M?).

    Presumo que essa terra percorria todos os apartamentos (talvez pela courette) e ligava ao aterramento do prédio.
    Mais tarde para dotar o resto das tomadas com terra, passou-se a terra dai para o quadro pelo tubo de onde vinha a fase e neutro.


    As terras na cozinha eram agarradas ao tubo galvanizado, ou eventualmente à malha de algum pilar.

    Por isso disse que a coluna montante não tem terra, quando muito está feita na canalização ou algum pilar.

    Seja como for se lá for um técnico credenciado vai dizer que tem de ligar no eletrodo dedicado e desligar da canalização, mas se for um quarto andar, não vão andar a meter um cabo pela fachada abaixo e espetar uma vareta no terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, jpedros14
  9.  # 51

    Colocado por: BigmouseTensão de contacto de segurança de 50V ou 25V.

    Basta utilizar a formula V = R x I

    Se tiver uma terra de 10 Ohm posso ter uma corrente diferencial de 2A, que a minha tensão de contacto não ultrapassa os 20 Volt.


    A questão é já viu algum electricista em Portugal a fazer esses cálculos todos e ir medir a resistência da terra ao invés de simplesmente colocar chapa-cinco o de 300mA em todo o lado porque é mais barato e dá menos problemas de disparar com instalações velhas? Eu nunca vi nenhum, daí sugerir 2a opinião


    Colocado por: eu
    Claro que sim, e num mundo ideal todas as casas antigas deveriam ter uma instalação elétrica renovada segundo os requisitos de segurança atuais.

    Mas o mundo real é bem diferente. A maior parte das casas antigas tem instalações velhas e perigosas, e a maior parte nem sequer circuito de terra tem.


      Sim, e grande partes das vezes é assim porque as pessoas nem fazem ideia do perigo que correm por isso é que acho melhor alertar sempre as pessoas em vez de deixar as coisas andar e eles ficarem na ignorância e acharem que tá tudo 5* quando não está.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: jpedros14
    •  # 52

      Preocupados? Basta ir a um Leroy ver a quantidade de particulares a comprar material elétrico, para eles irem fazer umas alterações em casa, muitas vezes aconselhados pelos colaboradores, que de instalações elétricas devem saber tanto quanto eles.
      • eu
      • 3 junho 2022

       # 53

      Colocado por: jserra12A questão é já viu algum electricista em Portugal a fazer esses cálculos todos e ir medir a resistência da terra ao invés de simplesmente colocar chapa-cinco o de 300mA em todo o lado porque é mais barato e dá menos problemas de disparar com instalações velhas? Eu nunca vi nenhum, daí sugerir 2a opinião

      Na certificação da instalação da minha casa (ainda era a Certiel), foram medir a resistência de terra. Mas acho que as certificações eram aleatórias, não faziam em todas as casas...
      • eu
      • 3 junho 2022

       # 54

      Colocado por: jserra12Sim, e grande partes das vezes é assim porque as pessoas nem fazem ideia do perigo que correm por isso é que acho melhor alertar sempre as pessoas em vez de deixar as coisas andar e eles ficarem na ignorância e acharem que tá tudo 5* quando não está.

      Há um outro problema: é que muitas das pessoas que vivem em casas velhas não têm dinheiro para a renovação da casa.
      Concordam com este comentário: jpedros14, ferreiraj125
    •  # 55

      depois de ler isto aconselho o dono do topico a vender a casa
      Concordam com este comentário: dom123
    •  # 56

      Colocado por: joaopiresxdepois de ler isto aconselho o dono do topico a vender a casa
      Concordam com este comentário:dom123

      Com ou sem aquário?
    •  # 57

      Obrigado a todos, o gajo do seguro da garantia foi la trocar a parte que queimou e pronto, perguntei se aquilo era suficiente e ele diz que sim, foi só mau aperto. sinto-me um pouco enganado porque normalmente os seguros pagam os servicos que nós façamos e não desta forma com um técnico enviado por eles mas pronto já está, esta garantia vale o que vale, vou confiar que isto não terá problemas por enquanto.
      tenho um orçamento de um eletricista que me corrige o que ele diz que está errado e potencialmente inseguro por 80 eur. perguntei lhe sobre a terra e diz que não tem. confirmo que é uma casa antiga mas totalmente renovada, incluindo ligacoes e canalizações (eu vi a partirem tudo agora se usaram material de jeito ou 2a mão ja nao sei enfim).
      sobre a venda, prefiro vender a casa com tudo orientado para o que venha a seguir do que deixar esta bomboca 😅
    •  # 58

      .
    •  # 59

      ....
    •  # 60

      Colocado por: jpedros14Obrigado a todos, o gajo do seguro da garantia era foi la trocar a parte que queimou e pronto, insisti se aquilo era suficiente e ele diz que sim, foi só mau aperto. sinto me um pouco enganado porque normalmente os seguros pagam os servicos que nós façamos e não um técnico enviado por eles mas pronto já está, esta garantia vale o que vale, vou confiar que isto não terá problemas por enquanto.
      tenho um orçamento de um eletricista que me corrige o que ele diz que está errado e potencialmente inseguro por 80 eur. perguntei lhe sobre a terra e diz que não tem. confirmo que é uma casa antiga mas totalmente renovada, incluindo ligacoes e canalizações (eu vi a partirem tudo agora se usaram material de jeito ou 2a mão ja nao sei enfim).
      sobre a venda, prefiro vender a casa com tudo orientado para o que venha a seguir do que deixar esta bomboca 😅


      peça uma inspeção e apresente o resultado ao seguro e force o a tomar a decisão correta!
      esse quadro está uma trapalhada autentica. trabalho numa fabrica e não me lembro em 7 anos de ter reapertado cabos nos quadros de distribuição uma única vez e garanto lhe que não passam lá só 40A..
     
    0.0248 seg. NEW