Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Gostaria de tirar uma dúvida, comprei uma casa chave na mão, mas o empréstimo esta a ser feito como de uma auto construção se tratasse, ou seja o banco está a libertar o dinheiro e eu posteriormente entrego ao meu empreiteiro.
    Estou a achar estranho é que o empreiteiro só me está a dar faturas, com valor enormes só de mão de obra. Não tenho nenhuma fatura de materiais, de especialidades..
    Na venda da casa posso vir a ser prejudicado por isso? Ou como as faturas são passadas não tem influência?

    cumprimentos
  2.  # 2

    não tem garantia da casa
    Tem que faturar empreitada
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortonão tem garantia da casa
    Tem que faturar empreitada

    Então com isso ele foge as garantias?
  4.  # 4

    Colocado por: joaoamaral98Na venda da casa posso vir a ser prejudicado por isso?

    Não podem existir faturas e depois uma escritura de venda. Isso está mal explicado.
    Quem é o proprietário do terreno?
  5.  # 5

    Comprou uma casa chave na mão, mas financia a obra ao construtor.

    Comprou o terreno com projeto aprovado e o vendedor(empreiteiro) faz a obra com o dinheiro do DO.
  6.  # 6

    Colocado por: VarejoteComprou uma casa chave na mão, mas financia a obra ao construtor.

    Comprou o terreno com projeto aprovado e o vendedor(empreiteiro) faz a obra com o dinheiro do DO.

    Sim, basicamente foi isso, mas o empreiteiro ainda não me deu faturas do valor total que eu já lhe dei ( diz que me dará mais para a frente) só que as que tenho e são um valor considerável dizem todas mão de obra.
  7.  # 7

    Colocado por: joaoamaral98mas o empreiteiro ainda não me deu faturas do valor total que eu já lhe dei

    Nunca, mas mesmo nunca se paga nada a um empreiteiro sem ter a fatura na mão.
    As faturas em obra nova não devem separar o material da mão de obra. Deve ter "trabalhos de construção civil ...."
  8.  # 8

    Colocado por: Pickaxe
    Nunca, mas mesmo nunca se paga nada a um empreiteiro sem ter a fatura na mão.
    As faturas em obra nova não devem separar o material da mão de obra. Deve ter "trabalhos de construção civil ...."

    Sim, agora estou ciente disso, a relação com o empreiteiro era boa, e eu confiava, com o tempo vi que estava a ser " enganado", caso ele não me dê o restante das faturas eu tenho maneira legal de as exigir?
  9.  # 9

    Colocado por: joaoamaral98eu tenho maneira legal de as exigir?

    Se tiver os comprovativos do pagamento pode, basta ameaçá-lo que se ele não lhe entregar as faturas, vai entregar os comprovativos de pagamento às finanças.
    Concordam com este comentário: joaoamaral98
  10.  # 10

    Colocado por: Pickaxe
    Se tiver os comprovativos do pagamento pode, basta ameaçá-lo que se ele não lhe entregar as faturas, vai entregar os comprovativos de pagamento às finanças.
    Concordam com este comentário:joaoamaral98

    Tenho e não tenho, pois alguns cheques foram passados sem o nome, mas esses sem nome fiz uma declaração que estão assinado pelo empreiteiro, como os recebeu. Tenho folhas com as cópias dos cheques ( nessa folha tem cheques com o nome da empresa e esses tais cheques sem nome).
    • imo
    • 2 junho 2022 editado

     # 11

    Colocado por: joaoamaral98alguns cheques foram passados sem o nome

    Colocado por: joaoamaral98declaração que estão assinado pelo empreiteiro, como os recebeu

    Colocado por: joaoamaral98Tenho folhas com as cópias dos cheques

    E porquê esta complicação toda? Seria mais facil e transparente emitir os cheques a favor do destinatário do pagamento! Ou não?
  11.  # 12

    Bom dia! Poderiam explicar como o empreiteiro consegue "fugir" à garantia ao emitir as faturas apenas com mão de obra?
    O que explicita a garantia é o contrato, não? não será suficiente ter o contrato assinado por ambas as partes para fazer a garantia valer?
  12.  # 13

    Colocado por: Tiago1993O que explicita a garantia é o contrato, não?

    O contrato é explicito de que o empreiteiro fornece mão de obra e materiais?


    Colocado por: Tiago1993não será suficiente ter o contrato assinado por ambas as partes para fazer a garantia valer?

    Em teoria sim, na prática nem sempre isso é assim tão linear.
    Basta que haja uma subempreitada contratada pelo DO e que seja possível alegar que pode estar diretamente relacionada com a anomalia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiago1993
  13.  # 14

    Certo, faz sentido.
  14.  # 15

    Como é que em pleno século XXI, com tantas e tantas histórias destas que correram mal, ainda há pessoas a ir nisto!!!!

    Há sempre uma regra: Só há pagamento com uma fatura na mão, do mesmo valor! Após o pagamento há a emissão do recibo.

    O que está a fazer é uma construção com a modalidade "chave na mão". O proprietário é você, não o empreiteiro.
    Este está a prestar-lhe um serviço, e até a vender-lhe mercadoria (se for o caso).

    Tem que ter faturas de todos os pagamentos que fez da obra!
    A não ser que tenha combinado com o empreiteiro, pagamentos por fora...aí terá que se alinhar com ele...e confiar.

    No momento da venda, se só conseguir provar o pagamento de menos valor que o real, terá um valor maior de mais-valia sobre o qual incidirá o imposto (se for o caso).
  15.  # 16

    Cheques sem nome é uma maravilha.. depois recebe uma fatura do Joaquim de betão, do Tozé do tijolo....
    Concordam com este comentário: Palmix
  16.  # 17

    Vou reaproveitar este tópico. Estou em processo de construção de casa, recebi a primeira fatura relativa à fase inicial das fundações. É normal a fatura não discriminar nada? Apenas tem uma linha "Execução de trabalhos de construção civil" e o valor total...
    Isto é normal?
  17.  # 18

    Sim.. mas tem que dizer na moradia sita em tal sítio

    Ou trabalhos na empreitada tal conforme auto anexo
  18.  # 19

    Colocado por: RicardoPortoSim.. mas tem que dizer na moradia sita em tal sítio

    Ou trabalhos na empreitada tal conforme auto anexo


    Refere a morada do local, mas não tenho mais nenhuma informação. Não faço ideia quando paguei por m3 de betão nem quantos m3 foram precisos, ferro etc nada..
  19.  # 20

    Colocado por: pvieira91Não faço ideia quando paguei por m3 de betão nem quantos m3 foram precisos, ferro etc nada..

    Tem lista de preços unitários?
 
0.0199 seg. NEW