Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas,

Procuro solução de ventilação mecânica para uma cave. Digo mecânica, porque a cave está totalmente enterrada. No limite posso abrir pequenos buracos e colocar janelas no topo da cave, mas nunca será suficiente uma vez que a cave tem toda a área da casa (cerca de 150m2). Se estiver enganado, corrijam-me.

Será que uma VMC simples adequa-se a estes casos? Podia ter as condutas visíveis no teto. A cave tem 2.5m de pé direito e no futuro até podia tapar isso com teto falso. Com uma VMC a ideia seria ter extractores em vários pontos da cave e ter umas grelhas para entrada de ar do lado oposto de onde estaria a saída de ar da VMC. Uma solução destas, bem dimensionada, seria suficiente para tornar o ar da cave num ar de qualidade? Isso permitiria-nos utilizar a cave para mais do mero espaço de arrumação.

Que outras soluções existem?
    - Extractores parecidos com aqueles que se vêem em WC, mas mais potentes?
    - Extractor inline? (https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Ventilacao/Extratores/WPR_REF_11164181)
  2.  # 2

Como é que os foristas ventilam as vossas caves?
  3.  # 3

Abro o portão. Quando não abro, tenho os tubos de ventilação natural.
  4.  # 4

Boas,

Coloquei um motor de extração com condutas metálicas a retirar ar do fundo da garagem e tambem do WC e lavandaria. TErá um temporizador que irá trabalhar depois as horas que eu definir.

Ainda não está ligado, nem finalizado, mas foi a solução simples que se arranjou.

Entradas de ar, o portão seccionado tem 5 metros, abre 2 vezes de manhã e ao longo do dia várias. entra logo bastante ar. Também tenho uma Porta larga que posso baixar o estore e deixar aberta, caso necessário.

A nível estético, parece um shopping, com aquelas tubagens brutas, mas agora já levou tecto falso não se vê, como tinha margem, tapei tudo, mas não me chocava ficar visível. Tentarei colocar umas fotos em breve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  5.  # 5

Colocado por: Pereira82Boas,

Coloquei um motor de extração com condutas metálicas a retirar ar do fundo da garagem e tambem do WC e lavandaria. TErá um temporizador que irá trabalhar depois as horas que eu definir.

Ainda não está ligado, nem finalizado, mas foi a solução simples que se arranjou.

Entradas de ar, o portão seccionado tem 5 metros, abre 2 vezes de manhã e ao longo do dia várias. entra logo bastante ar. Também tenho uma Porta larga que posso baixar o estore e deixar aberta, caso necessário.

A nível estético, parece um shopping, com aquelas tubagens brutas, mas agora já levou tecto falso não se vê, como tinha margem, tapei tudo, mas não me chocava ficar visível. Tentarei colocar umas fotos em breve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pvieira91

Parece-me boa ideia. Acho que é o que vou fazer tbm. Mas não vou ter porta/portão, por isso terei de criar ou janelas altas ou grelhas de entrada de ar.

Que motor de extração colocou?

0.0066 seg. NEW