Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Tive os dois pontos desta questão. Pessoal a fazer obras e eu próprio a fazer obras.
    Desde que avisados ( em condomínio ) tem que se fazer respeitar a lei e respeita la.
    Nem é passar a hora nem ė juntar dinheiro e fazer as obras de uma vez .
    Isso é uma não conversa.
    E para o ppl que trabalha por turnos é chato mas é mm assim.
    Hoje é feriado e ando em obras mas a vizinha anda com máquina de pressão ao mm tempo. Tenho sorte agora de falarmos que estou numa geminada.
    Tive azar por 5 anos de viver num prédio em que uma família de minoria trazia 30 pessoas para festa de aniversário.

    Vamos todos com calma e paz.
    • AMVP
    • 10 junho 2022

     # 22

    Colocado por: Quilleute

    Óbvio …

    Então tb é óbvio que será muito bem recebido.
    Eu já teria elaborado um plano legal de tb levar com o barulho, mas pronto isso sou eu que acredito que devo tratar os outros como me tratam a mim.
    Concordam com este comentário: Cvera, size
    • size
    • 10 junho 2022 editado

     # 23

    Colocado por: Quilleute

    Óbvio …


    AVISO DE OBRAS
    Ex.mos. Senhores Condóminos:

    Informo que serão realizadas obras de remodelação na minha fração x, com início em (data) e com duração estimada de12 meses. As obras decorrerão, tal como permite o quadro legal em vigor, em dias úteis entre as 08.00h e as 20.00h.
    Existirá ruído incomodativo e eventuais sujidades durante este período, esperando a compreensão dos Senhores Condóminos durante este período.

    Garantidamente não vão ser obras “expresso”, e desengane-se quem acha que é falta de respeito … não o é … é conveniência, de dinheiro e tempo.

    Nem toda a gente, pode comprar uma casa e remodelar de raiz numa semana e contratar profissionais e nem sequer me passa pela cabeça obras de “pladur e vinilico”…

    Se é para ficar como deve ser, leva tempo e faz barulho e desde que os horários legais sejam respeitados… aguentem-se.
  2.  # 24

    Colocado por: size

    AVISO DE OBRAS
    Ex.mos. Senhores Condóminos:

    Informo que serão realizadas obras de remodelação na minha fração x, com início em (data) e com duração estimadade12 meses. As obras decorrerão, tal como permite o quadro legal em vigor, em dias úteis entre as 08.00h e as 20.00h.
    Existirá ruído incomodativo e eventuais sujidades durante este período, esperando a compreensão dos Senhores Condóminos durante este período.

    Garantidamente não vão ser obras “expresso”, e desengane-se quem acha que é falta de respeito … não o é … é conveniência, de dinheiro e tempo.

    Nem toda a gente, pode comprar uma casa e remodelar de raiz numa semana e contratar profissionais e nem sequer me passa pela cabeça obras de “pladur e vinilico”…

    Se é para ficar como deve ser, leva tempo e faz barulho e desde que os horários legais sejam respeitados…aguentem-se.


    Olha … gostei .
    Mas faltou a questão das minis frescas … 😂😂😂

    Mas agora mais a sério, sim obviamente que coloquei papel a alertar para obras de longa duração na fração e com o horário a respeitar.
    Falei individualmente com cada inquilino a explicar o motivo do prolongamento das obras ( união de 2 frações contíguas , renovação integral de canalização e sistema eléctrico, demolição e obviamente gestão de dinheiro e conciliação de horário de trabalho com as obras).
    Nem me passaria pela cabeça, começar antes das 9h e acabar depois das 18h., feriados e fins de semana são respeitados ( se bem que alguns trabalhos são efectuados durante esse período mas com o cuidado de perturbar o mínimo possível.
    Nos casos que vá necessitar de utilizar máquinas com mais barulho ( martelo pneumático etc ) tenho o cuidado de alertar para “um pouco mais de barulho”

    Existe quem compreende mas também existem uns rezingões que acham que obras de uma habitação se fazem numa semana ( quem me dera …) para esses sem dúvida … aguentem-se!

    Lamento , mas o dinheiro que poupo a fazer eu aos poucos , dá para aplicar noutras comodidades na minha futura casa , quem está mal …já sabe. 😉
  3.  # 25

    Isto de viver em apartamentos é realmente um inferno, neste caso para ambas as partes.
    • AMVP
    • 11 junho 2022

     # 26

    Viver num apartamento e otimo desde que a construcao tenha alguma qualidade em termos de estrutura e se tenha vizinhos respeitadores.
    Viver em moradias tb e um inferno em casas mal constuidas e com mays vizinhos, ate se matam uns aos outros por vezes.
    Concordam com este comentário: Carvai
    • tc82
    • 11 junho 2022

     # 27

    A diferença entre apartamentos e moradias é no número de vizinhos problemáticos que possam ter. Por outro lado uma má relação com um vizinho de uma moradia pode ser mais complicado do que de um apartamento. No fundo é tudo uma questão de sorte.
  4.  # 28

    Ora ora, numa moradia com uma boa caixilharia pelo
    Menos nao leva com barulhos, num apartamento nao é assim.
    Estou a falar numa moradia individual claro, nao é as geminadas que isso é praticamente igual a um apartamento
    • tc82
    • 11 junho 2022

     # 29

    Sim em termos de barulhos claro. Com um isolamento minimamente decente são menos os barulhos a incomodar. Estava apenas a falar do relacionamento entre vizinhos. Numa moradia se apanha um tolo que faz do jardim oficina também não há isolamento que o salve.
  5.  # 30

    Colocado por: tc82Sim em termos de barulhos claro. Com um isolamento minimamente decente são menos os barulhos a incomodar. Estava apenas a falar do relacionamento entre vizinhos. Numa moradia se apanha um tolo que faz do jardim oficina também não há isolamento que o salve.
    Pois, mas as probabilidades serão menores digo eu... eu acho que não conheço ninguém que nao se queixe do barulho em apartamentos, a menos que vivam no ultimo piso e mesmo
    Assim
  6.  # 31

    Colocado por: Quilleute

    Olha … gostei .
    Mas faltou a questão das minis frescas … 😂😂😂

    Mas agora mais a sério, sim obviamente que coloquei papel a alertar para obras de longa duração na fração e com o horário a respeitar.
    Falei individualmente com cada inquilino a explicar o motivo do prolongamento das obras ( união de 2 frações contíguas , renovação integral de canalização e sistema eléctrico, demolição e obviamente gestão de dinheiro e conciliação de horário de trabalho com as obras).
    Nem me passaria pela cabeça, começar antes das 9h e acabar depois das 18h., feriados e fins de semana são respeitados ( se bem que alguns trabalhos são efectuados durante esse período mas com o cuidado de perturbar o mínimo possível.
    Nos casos que vá necessitar de utilizar máquinas com mais barulho ( martelo pneumático etc ) tenho o cuidado de alertar para “um pouco mais de barulho”

    Existe quem compreende mas também existem uns rezingões que acham que obras de uma habitação se fazem numa semana ( quem me dera …) para esses sem dúvida … aguentem-se!

    Lamento , mas o dinheiro que poupo a fazer eu aos poucos , dá para aplicar noutras comodidades na minha futura casa , quem está mal …já sabe. 😉


    Exacto, a questão é mais mesmo uma de dinheiro se eu tivesse condições para chamar um empreiteiro para fazer tudo de uma vez faria isso mas os preços andam na lua e cada vez que peço orçamento até fico assustado, já devo dinheiro que chegue da casa e não me posso meter em mais empréstimos de dezenas de milhares de euros e os mais baratos saem caro...

    Já tive pessoas a fazer coisas lá e tive problemas com eles, ocasionalmente é o romeno que não fala português e faz o que quer, é o gajo que mete as cerâmicas mal, são molduras de portas mal coladas e depois se eu vou reclamar os empreiteiros intrujas dizem que é mesmo assim e como já ganharam o deles borrifam-se para mim e passam para enganar outro, já me disseram que só mesmo pagando no fim ou só pagando metade metade é que se tem um trabalho mais ou menos decente mas já tou um bocado farto também de não poder confiar no trabalho de ninguém e fazendo eu sei que mais tarde ou mais cedo vai ficar como deve ser.

    Meti o aviso de 6 meses como foi sugerido, para suavizar a coisa faço barulho só depois da hora de almoço e só até as 18:00 e pronto assim suaviza pelo menos um bocado a coisa, deixei o contacto e caso algum vizinho tenha um problema não me importo de adiar um dia ou dois desde que não seja constante
  7.  # 32

    Não acho razoável estar 3 meses em obra , quanto mais 6 meses num apartamento...


    Ainda para mais, no seguinte cenário, que nem lhe deve passar pela cabeça...

    Temos outros pessoas acamadas nos apartamentos e temos pessoas a darem aulas online.
    Já tive de chamar polícia, era impossível... Terminou logo o barulho.
    Concordam com este comentário: pnmonteiro
    • size
    • 19 junho 2022 editado

     # 33

    Colocado por: jserra12

    Exacto, a questão é mais mesmo uma de dinheiro se eu tivesse condições para chamar um empreiteiro para fazer tudo de uma vez faria isso...


    E, na ótica do bom senso e civismo, o que para si deve ser ponderado; - a tranquilidade, bem estar e salvaguarda da saúde dos seus vizinhos, ou o modo de gestão do seu dinheiro ?

    Será que passou pela cabeça do legislador que as obras de remodelação no interior de edifícios coletivos de habitação, pudessem ter uma duração de incómodo diário, ou quase, durante 6 e mais meses ?
    Se calhar, estaremos perante um abuso do direito.

    É que ele teve a seguinte preocupação;

    ´´A prevenção do ruído e o controlo da poluição sonora visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações constitui tarefa fundamental do Estado, nos termos da Constituição da República Portuguesa e da Lei de Bases do Ambiente. Desde 1987 que esta matéria se encontra regulada no ordenamento jurídico português, através da Lei n.º 11/87, de 11 de Abril (Lei de Bases do Ambiente), e do Decreto-Lei n.º 251/87, de 24 de Junho, que aprovou o primeiro regulamento geral sobre o ruído.´´
    Concordam com este comentário: desofiapedro, pnmonteiro
  8.  # 34

    Colocado por: size

    E, na ótica do bom senso e civismo, o que para si deve ser ponderado; - a tranquilidade, bem estar e salvaguarda da saúde dos seus vizinhos, ou o modo de gestão do seu dinheiro ?

    Será que passou pela cabeça do legislador que as obras de remodelação no interior de edifícios coletivos de habitação, pudessem ter uma duração de incómodo diário, ou quase, durante 6 e mais meses ?
    Se calhar, estaremos perante um abuso do direito.

    É que ele teve a seguinte preocupação;

    ´´A prevenção do ruído e o controlo da poluição sonora visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações constitui tarefa fundamental do Estado,nos termos da Constituição da República Portuguesae da Lei de Bases do Ambiente. Desde 1987 que esta matéria se encontra regulada no ordenamento jurídico português, através da Lei n.º 11/87, de 11 de Abril (Lei de Bases do Ambiente), e do Decreto-Lei n.º 251/87, de 24 de Junho, que aprovou o primeiro regulamento geral sobre o ruído.´´


    Atenção que o ruído não é diário nem terá a duração de 6 meses, por uma obra ter duração de 6 meses não quer dizer que o ruído seja constante durante os 6 meses pois várias partes da obra não envolvem ruídos de máquinas pesadas, os ruídos de máquinas são ocasionais pois se estiver a tapar roços ou a ladrilhar ou a estucar não faço barulhos que sejam incomodativos para ninguém.

    Como mencionei o problema não é só "gestão de dinheiro" é que os orçamentos pedidos excedem em muito as minhas capacidades e teria de pedir um empréstimo enorme que nem sei se me seria disponibilizado devido à quantidade que já devo ao banco pela casa.

    Para além disso não tenho confiança nos empreiteiros que prai andam, é muito possível e já tenho visto acontecer pagar milhares de euros e ficar com obras terríveis que têm de ser refeitas pouco tempo depois e onde os empreiteiros não se responsabilizam por nada, ou até empreiteiros simplesmente largarem a obra a meio e sim posso metê-los em tribunal mas e dinheiro para uma dor de cabeça desse tamanho?

    Vai muito além de "gestão de dinheiro" como lhe chama, agora passo a seguinte questão, quanto os vizinhos se põem a discutir em casa, ou a andar de um lado para o outro com saltos altos, ou quando têm os miúdos a correr ou a gritar, ou ligam todos os dias as televisões no volume máximo pois têm problemas de audição faz-lhe sentido eu ir à polícia fazer queixa?
    E note que ao contrário dos meus ruídos que decorrem exclusivamente da parte da tarde e que acabarão definitivamente em 6 meses, estes são permanentes e podem ser às 13:00 como às 8:00, 20:00 ou às 22:00

    E já vi obras com muito menos atenção aos demais do que a que eu estou a ter, com trolhas o dia todo a ocupar os elevadores e a sujarem o prédio todo para além dos ruídos constantes durante semanas todos os dias inclusive fins de semana pois os pedreiros tentam ocasionalmente a sorte deles para ver se ninguém se queixa.

    Eu pelo outro lado apesar de demorar mais tempo não ocupo elevadores dias inteiros para cima e para baixo, não ocupo a via pública com contentores, não começo a partir paredes logo às 9 da manhã e estou disponível para adiar ruídos caso me liguem e me peçam para tal, se isto lhe parece pouco civismo deve viver numa área abençoada pois quem me dera que os outros tivessem tamanha preocupação comigo.
  9.  # 35

    Colocado por: AssistentePTNão acho razoável estar 3 meses em obra , quanto mais 6 meses num apartamento...


    Ainda para mais, no seguinte cenário, que nem lhe deve passar pela cabeça...

    Temos outros pessoas acamadas nos apartamentos e temos pessoas a darem aulas online.
    Já tive de chamar polícia, era impossível... Terminou logo o barulho.


    Para mim era um mimo ;)
  10.  # 36

    Colocado por: tc82A diferença entre apartamentos e moradias é no número de vizinhos problemáticos que possam ter.
    É muito mais que isso. No apartamento tenho de andar sempre com pés de lã. Se quiser convidar uns amigos para vir cá a casa, já sei que depois das 22, ou vão embora, ou acalmam, não posso estar a ver um filme com um som decente, etc etc...Numa moradia isolada, não tem nenhuma destas questões.

    Contudo no appt tudo funciona bem se as pessoas forem respeitadoras, mas que nos limita, isso limita.
 
0.0226 seg. NEW