Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Estou a tentar analisar o 1º orçamento de estrutura que recebi para a minha moradia. Não percebo muito disto, mas existem 2 valores que me parecem algo exagerados.
    Alguém mais experiente consegue dar-me uma ajuda?

2.2.6 - Lajes Maciças (101m3)
    A casa tem cerca de (incluindo varandas e palas):
    120m2 Cave
    145m2 Piso 0
    135m2 Cobertura
    Total = 400m2

Tento em conta 20cm de espessura da laje, ficamos com 80m3. Se descontar as vigas, fico com 68m3. Como posso justificar os 101m3 indicados?

3.1.2 Muros exteriores
    Na MD tenho 202m2 de muros de betão armado. Considerando o muro de 25cm do projecto dá 50,5 m3. Como justifico os 90m3 do orçamento.

O resto ainda estou a tentar perceber...... :)

Obrigado desde já pela ajuda.

NOTA: eu vou contratar alguém para tratar na ficalização, e possivelmente da gestão de obra. nesta fase apenas queria saber se estou MUITO fora daquilo que pretendo gastar

Cpts
    JP
  2.  # 2

Entregue já hoje o orçamento que isso está de borla!

Contrate um fiscal na 2a feira para medir o projeto e veja já contrato
  3.  # 3

Colocado por: RicardoPortoEntregue já hoje o orçamento que isso está de borla!

Contrate um fiscal na 2a feira para medir o projeto e veja já contrato

Isso é ironia, ou foi você que me fez o orçamento? :)
  4.  # 4

Lajes aligeirada a 36eur m2 é muito barato.

Ao preço que andam as coisas é de alguém que vai ganhar muito pouco nessa obra.

Eu não faço negócios no forum!

Isto é divertimento
  5.  # 5

Nos muros tem 202 m2 mas não está contabilizado a fundação certamente, daí a diferença.
    • snob
    • 10 junho 2022 editado

# 6

144k para a estrutura, seguindo a regra dos 30% a casa no final vai ficar em cerca de 432k + iva ...

Não percebo nada disto, apenas estou a pensar assim à zona.
  6.  # 7

Colocado por: RicardoPortoLajes aligeirada a 36eur m2 é muito barato.

Ao preço que andam as coisas é de alguém que vai ganhar muito pouco nessa obra.

Eu não faço negócios no forum!

Isto é divertimento

Obrigado pela info. Ainda nem analisei preços porque não faço a mínima ideia. Estava só a tentar perceber quantidades.

Colocado por: zedasilvaNos muros tem 202 m2 mas não está contabilizado a fundação certamente, daí a diferença.

No orçamento tenho duas rubricas para muros exteriores. 18k para fundações e 28k para os muros em si. Vou tentar perceber no projecto, ou falar com quem o fez :) Obrigado.

De qualquer forma 101m3 para as lages não parece demasiado?
  7.  # 8

Colocado por: snob144k para a estrutura, seguindo a regra dos 30% a casa no final vai ficar em cerca de 432k + iva ...

Não percebo nada disto, apenas estou a pensar assim à zona.

Exacto. Neste momento em vez de estar a perder tempo com grandes orçamento, foquei me na estrutura. Se passar muito os tais 30-35% que posso gastar, fico já quieto :)
  8.  # 9

Colocado por: jpedrocarvalhoDe qualquer forma 101m3 para as lages não parece demasiado

Segundo a folha de cálculo do cype... Dá 68.36m3 em lajes maciças...
  9.  # 10

Colocado por: jpedrocarvalhoComo posso justificar os 101m3 indicados?

Você não tem nada a justificar. Tem de confrontar quem lhe apresentou esse mapa de quantidades. Que não está de acordo com os dados de projecto.
  10.  # 11

Com esses preços unitários corra já a adjudicar.

Contrate fiscalização para fazer Autos de Medição in situ que com o que vai poupar compensa e bem
  11.  # 12

será que inclui o ferro?
  12.  # 13

Colocado por: Pedro Barradas
    Segundo a folha de cálculo do cype... Dá 68.36m3 em lajes maciças...

Muito obrigado Pedro. Entretanto vou voltar a falar com quem me fez o projecto para validar os outros pontos.

Colocado por: marteloescoproCom esses preços unitários corra já a adjudicar.

Contrate fiscalização para fazer Autos de Medição in situ que com o que vai poupar compensa e bem

Na 2ª feira já vou falar com eles para validar as quantidades. Tenho receio que seja algo do genero, unitário baixo, e carrega-se nas quantidades.

Colocado por: marco1será que inclui o ferro?

Sim. Estrutura chave na mão. Isso tenho confirmado.
  13.  # 14

Em que zona vai construir?
  14.  # 15

quem é que fez a medição ? o projetista ou o empreiteiro que deu o orçamento?
  15.  # 16

Colocado por: DR1982Em que zona vai construir?

Vila Franca de Xira

Colocado por: marco1quem é que fez a medição ? o projetista ou o empreiteiro que deu o orçamento?

As medições do orçamento foi o empreiteiro. O mapa de quantidades do projecto de estabilidade foi o Eng. que o fez. Agora o empreiteiro tinha tudo com ele, logo não sei se mediu, se usou o projecto, ou se foi por alto com mais X em cima.

Na 2a já vou tirar isso a limpo.
  16.  # 17

As medições do projetista são exportadas do programa, e dependendo do rigor do modelo pode ter diferenças face a uma medição mais rigorosa. Claro que não justifica a diferença entre os dois documentos, para tirar isso a limpo tem de pedir (por exemplo ao fiscal como já sugeriram) para fazer uma medição.

Atenção que as quantidades do programa podem não incluir todos os elementos a executar (como por exemplo pavimentos térreos e platibandas).

Outra chamada de atenção: o orçamento do empreiteiro não fala em custos de estaleiro, implementação de PSS, gestão de resíduos de construção, pavimentos térreos, impermeabilização de elementos enterrados, etc...

Ps: betão de classe c30/37 numa moradia? Vai ter betão aparente para justificar isso?
  17.  # 18

Colocado por: fredcunhaAs medições do projetista são exportadas do programa, e dependendo do rigor do modelo pode ter diferenças face a uma medição mais rigorosa. Claro que não justifica a diferença entre os dois documentos, para tirar isso a limpo tem de pedir (por exemplo ao fiscal como já sugeriram) para fazer uma medição.

Atenção que as quantidades do programa podem não incluir todos os elementos a executar (como por exemplo pavimentos térreos e platibandas).

Outra chamada de atenção: o orçamento do empreiteiro não fala em custos de estaleiro, implementação de PSS, gestão de resíduos de construção, pavimentos térreos, impermeabilização de elementos enterrados, etc...

Ps: betão de classe c30/37 numa moradia? Vai ter betão aparente para justificar isso?

Sim é isso que vou fazer, muito obrigado.

As notas dizem isto. Apesar da contradição, na conversa telefónica fiquei com a ideia que o isolamento estava incluído.

Nesta proposta encontram-se excluídos o seguinte :
    - Está incluido o isolamento com tela asfaltica, tubo dreno, tela pitonada e brita.

Estaleiro e o resto de facto não está.

Não percebo nada de tipos de betão, mas a cave ia ficar com betão à vista para poupar. E o empreiteiro falou em algo que deixava o chão da cave logo pronto com o betão. Terá haver com isso?
  18.  # 19

O betão C30/37 leva menos ferro, ao preço que está, se calhar não é má opção (além de mais resistente).

Outra razão poderá ser a casa situar-se junto ao mar, pelo que aí a classe de exposição é que manda, para o ferro não corroer.
  19.  # 20

Boas.
    Sei que não é este o tópico, mas alguém sabe dizer qual o valor para as fundações, na construção de moradia de Rc/ c 90m2, em números redondos ?
    Obrigado.

0.0216 seg. NEW