Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! Sou estreante neste forum e já coloquei este post noutra discussão ... mas ninguém me respondeu. Resolvi por isso abrir nova discussão, na esperança de que seja mais fácil a adesão de outros utilizadores.
    Instalei há menos de um ano (Fevereiro de 2009) um sistema de aquecimento central. Vou descrever a moradia e o equipamento, bem como os consumos até ao momento. O objectivo é divulgar a minha experiência (que me parece ser o objectivo deste tópico), mas também perguntar a quem já tem mais experiência se os meus consumos estarão ou não a ser "normais", ou pelo menos razoáveis.
    Então é assim:

    Distrito: Lisboa
    Concelho: Loures
    Moradia: cave + 2 pisos
    Ano de Construção: 1988
    Área Total: 83m2/piso = 250 m2
    Área aquecida: 190m2, distribuídos por 2 salas, 1 cozinha, 2 WCs, 1 sala de lavagens, 3 quartos, 1 escritório, 2 corredores e uma "sala" de 40 m2 na cave
    Orientação Fachada Principal (Salas, 1 quarto, escritório): SUL
    Sistema: Aquecimento Central ZANTIA, com Caldeira LASIAN AV-TERM 30 (30.000 Kcal/h) com AQS por acumulação e Kit Solar ZANTIA; 13 radiadores, com um total de 135 elementos + 1 ventiloconvector na cave; Cronotermostato portátil ZANTIA
    Combustível: Gasóleo de aquecimento ou Mazoote

    Consumo até agora: depois de atestado em Fevereiro de 2009 (gasóleo de aquecimento), foram consumidos 580 litros até ao passado dia 14 de Dezembro. Entre Maio e meados de Outubro, a caldeira esteve praticamente sempre desligada, já que o painel solar foi mais do que suficiente para as AQS. Em 14 de Dezembro, à experiência, atestei com Mazoote ... mas já "desapareceram" cerca de 300 litros. Ou seja, o consumo total até agora terá sido de 580 + 300 = 880 litros.

    Regulações térmicas: tenho feito várias experiências, por exemplo desligar a caldeira durante a noite. Como somos ambos reformados, passamos a maior parte do tempo em casa, ou quando saímos é por vários dias seguidos, caso em que deixo a caldeira desligada. Presentemente, optei por manter a caldeira ligada 24h/dia, com a seguinte programação no cronotermostato:
    - das 07h:00 às 23h:00 - 20ºC
    - das 23h:00 às 07h:00 - 16ºC

    Será a programação mais eficiente? A posição do cronotermostato também não é fácil. Apesar de portátil, nalguns pontos da casa perde o contacto rádio com o receptor, noutros faz com que haja divisões mais quentes e divisões mais frias. Excepto os das WCs e corredores, os radiadores têm torneiras termostáticas, que coloco normalmente na posição 3.

    Com o painel solar estou plenamente satisfeito, a eficiência é maior do que a que supunha. Como disse acima, entre Maio e meados de Outubro a caldeira esteve desligada, o que significa que toda a água quente para banhos e outras lavagens foi fornecida pelo Sol durante esses meses ... mas o que também significa que os citados 880 litros de gasóleo foram gastos em apenas cerca de 4 meses. É normal? Ao preço actual do gasóleo de aquecimento (0,764€) significa um gasto de 672 €. Como ainda faltam uns meses de frio ... presumo que irei gastar na casa dos 1500 litros/ano = 1146 €. E este ano poucos dias de frio a sério tem havido...! É claro que a estes valores há que abater o que dantes gastava em gás para o aquecimento das águas sanitárias, mas isso eram apenas à volta de uns 120 €/ano. O equipamento de cozinha é eléctrico, actualmente não tenho gás em casa para nada, mas aí não há abatimentos, porque não uso gás mas uso a electricidade.

    Deixo portanto aqui a minha experiência até agora ... e fico à espera de opiniões, críticas, conselhos, sugestões. Esperando também que a descrição sirva a outros utilizadores do forum.
  2.  # 2

    A moradia foi construída em 1988, conforme eu disse na descrição. É claro que o isolamento em termos de paredes não é o actual, mas todas as paredes exteriores são duplas, com caixa de ar. Todas as janelas e estores foram substituídas há 3 anos, sendo actualmente de vidro duplo e corte térmico.
    Quem dimensionou os radiadores e me propôs a caldeira foi a firma a quem adjudiquei a instalação do sistema. Devo dizer que estou plenamente satisfeito com a forma como a firma trabalhou e com a eficiência geral, tanto em termos do aquecimento como do painel solar. O meu objectivo na discussão que lancei é comparar o consumo com eventuais instalações idênticas, para além de contribuir com a minha experiência até agora para outros utilizadores do forum.
    A tubagem que vai para os radiadores é toda no interior da casa, sendo à vista apenas no teto da cave (para os radiadores do r/c) e no chão do sótão (para os do 1º andar). Na área habitada (r/c e 1º andar), há muito pouca tubagem à vista; inclusive, e dado que fiz obras nas WCs, aí a tubagem ficou portanto completamente dentro da parede.
  3.  # 3

    Bom dia,
    A minha casa foi construida em 2002 e possuo aquecimento central a gasóleo (caldeira Galifar com 150 litros). A casa tem paredes duplas com caixa de ar e aluminios com vidro duplo (ainda sem corte térmico), pelo que não tenho tido condensações. Em Outubro montei 2 paineis solares e um depósito por circulação forçada que me permitirá nos meses de maior calor ter sempre 300 + 150 litros de água quente.

    A casa tem 220 m2 + cave com 100m2 e garagem com 100m2 (só os 220m2 são aquecidos), com um pé direito médio de 3,20m.

    Quanto aos consumos da caldeira, quando fui para lá morar em Julho de 2009 coloquei 500 litros (350€) e até 06-01-2010 consumiu cerca de 350 litros, mas quase que utilizei a caldeira apenas para AQS.
    No entanto, a 07-01-2010 enchi o depósito e MEU DEUS...mesmo colocando o termostato da caldeira a 50-60ºC, aquilo come mais de 20 litros por noite...´tenho o sistema programado para arrancar às 18:00 e desligar às 24:00 (e são apenas 90 elementos de radiador mais e toalheiros). Aposto que a caldeira está desafinada, mas a empresa que me reviu aquilo em Julho 2009 acha que fizeram tudo na altura, o que considero impossível pois se assim fosse ninguem tinha Galifar e aqui na zona de Castelo bRANCO esta marca possui muitos equipamentos.

    Hoje vão lá a casa ver-me o equipamento e estou a pensar seriamente em investir num recuperador de calor a água para aquecimento central, e assim para além de ver o lume a arder poderei aquecer toda a casa, estando a pensar num equipamento Edilkamin ou Solzaima (nacional). Assim ficava com um belo sistema: recuperador de calor para aquecimento de águas, caldeira a gasóleo para quando não me apetecer ou não puder ligar o recuperador e paineis solares para a época estival.

    Não posso é continuar a pagar este balúrdio diário de gasóleo, mas vou ver o que me diz hoje o técnico da empresa de aquecimento.

    Cumprimentos,

    PS: tenho uma discussão sobre recuperadores de calor a água a decorrer, se alguém puder contribuir com um post agradecia.

    Obrigado
  4.  # 4

    Caro dias.mario, com um consumo desses realmente já me teria dado um ataque cardíaco...! Ligada apenas das 6 à meia noite gasta mais de 20 litros por noite?! Então o meu sistema é muito 'poupadinho', como disse no post com que iniciei tenho a caldeira ligada 24 horas por dia e parece-me estar a gastar metade disso (talvez cerca de 350 litros/mês), com 93 elementos de radiador a funcionar em permanência e mais 42 elementos de vez em quando.
  5.  # 5

    Bom dia,
    A minha caldeira tem dois depósitos, um para AQS e outro para o aquecimento.

    O das AQS está regulado para 40ºC e o do aquecimento para 60ºC.
    Quando compreia a casa e mandei ver a caldeira tirei de lá (e da chaminé) mais de 2 caixas com pássaros mortos e com fulidem. Os antigos donos eram baldas e a máquina trabalhou em esforço durante muitos meses, o que poderá ter causado um desgaste anormal. Hoje sempre quero ver o que me diz o técnico, mas estou mesmo inclinado para o recuperador de calor a água. Assim, hoje quero fazer manutenção a sério à caldeira e com o recuperador ela vai trabalhar muito pouco e assim fico com caldeira para muitos mais anos, percebe?

    Um abraço,
  6.  # 6

    moradia em banda de 2008, 1 cave + 2 andares com 270 m2, e aquecidos mais de 200m2, usando uma caldeira zantia, estou a gastar cerca de 150 litros por mes.
    programação: 6 horas dias a 20º e as outros 18 horas entre os 17 e 18º
  7.  # 7

    Colocado por: aprendiz2xalmas

    o seu também está a gastar muito!!

    Ok, acredito ... mas sugestões sobre o que fazer?


    Colocado por: kosttamoradia em banda de 2008, 1 cave + 2 andares com 270 m2, e aquecidos mais de 200m2, usando uma caldeira zantia, estou a gastar cerca de 150 litros por mes.
    programação: 6 horas dias a 20º e as outros 18 horas entre os 17 e 18º


    Bom, em relação à sua penso ter as seguintes diferenças que devem ser importantes: a minha moradia é isolada, ou seja todas as paredes exteriores são livres; e como descrevi a minha programação horária é quase a inversa da sua, 16 horas por dia a 20º e as outras 8 horas a 16-17º. De qualquer modo, e por aconselhamento da firma que montou o equipamento, baixei há dois dias a temperatura da caldeira de 80 para 60º, não tendo notado até agora diferenças de conforto ... e esperando notar diferença de consumo.

    Obrigado a ambos.
  8.  # 8

    Boa tarde,

    Lá veio o técnico da Galifar e depois de ter visto que a caldeira me comeu 25 cm de um depósito de 1000L em 8 dias, concordou que a caldeira estava a gastar demasiado mas que não tinha a ver com nenhum componente da mesma (nem a abriu só viu o queimadouro a arrancar) pois foi revista em Julho. Aconselhou-me sim a alterar a programação do termostato e a partir de agora vou passar a ter duas temperatura: 16 e 18ºC.
    Entre as 18:00 e as 00:00 a máquina trabalha desde que a casa esteja abaixo de 18ºC, no restante horário a máquina vai trabalhando desde que a temp. esteja abixo dos 16ºC, e assim quando chega às 18:00 ele já não tem que se esforçar tanto para atingir os 18ºC.

    Outra questão importante que ali se verificou foi que um não tinha muita água (pressão) no circuito, isto porque no inicio do inverno andei a purgar todos os radiadores e esqueci-me de vir à máquina abrir a torneira da água e colocar a pressão nos 2 bar, pelo que alguns radiadores não faziam calor.

    Bom, vou experimentar esta nova programação (a casa nunca chega a arrefecer tanto) e ver como se comportam os consumos....
  9.  # 9

    Suponho que o consumo também se relacionará com a zona do país/temperatura exterior, não? Ou seja, se eu vivo numa cidade onde a temperatura máxima não chega à temperatura mínima de Lisboa, certamente gastarei mais que uma pessoa que tenha casa em Lisboa...
    Faço esta reflexão porque os valores apresentados não me parecem nada exagerados...abasteci 600 euros de mazoote no início de Novembro, para aquecer 240m2. Para a semana tenho que abastecer de novo...mas como no anterior apartamento, para aquecer uns meros 100m2 gastava 200 euros ou mais de gás por mês...conformo-me com estes valores...
  10.  # 10

    Boa tarde,

    Aprendiz2 só fiquei surprendido com os gastos. O técnico podia-me ter elucidado sobre qual a melhor forma de programar o termostato na última visita que me fez já em Julho.

    Claro, um gajo não nasce ensinado.
  11.  # 11

    O que me parece que o aprendiz quis dizer foi que não vai haver milagres...
    Até pode poupar qualquer coisa com a nova programação, mas não se iluda... O problema é mesmo da caldeira.
    Qualquer caldeira a gasóleo gasta muito. Agora se for fraca então... Para quem insistir no gasoleo, pelo menos comprem uma boa caldeira de condensação. Pelo menos que se aproveite ao máximo a energia consumida!
    Uma caldeira fraca tem rendimentos muito, muito maus...
  12.  # 12

    Boa tarde,

    Concordo. E por saber que com qualquer caldeira a gasóleo vou ter sempre consumos pronográficos, estou mesmo decidido a instalar um recuperador a água.
    Estou inclinado para os Solzaima (Domus, Ecofogo, Acqua ou Zaima) ou para um Edilkamin (Idro 50 ou Aquatondo 22).

    Algém me sabe dizer alguma coisa sobre o Aquatondo22?
    As caracteristicas da minha casa estou num post acima.

    Agradeço ajuda
  13.  # 13

    Tenho um orçamento para uma caldeira a gasóleo da Marca Roca Laia Comfort SE e 94 elementos de radiador para aquecer uma área de 160m2 (moradia em construção terrea), alguém consegue dar-me uma previsão de consumo para este tipo de aquecimento.
    • naar
    • 16 janeiro 2010 editado

     # 14

    Colocado por: ritrenatoTenho um orçamento para uma caldeira a gasóleo da Marca Roca Laia Comfort SE e 94 elementos de radiador para aquecer uma área de 160m2 (moradia em construção terrea), alguém consegue dar-me uma previsão de consumo para este tipo de aquecimento.


    1.200,00€/ano (como dizia o outro prognósticos só no fim de cada ano:))

    https://forumdacasa.com/?CommentID=75051
  14.  # 15

    naar, 1200,00€ ano, quer dizer de Novembro até Março, mais ou menos estes meses, isso não é muito gasóleo.
    • naar
    • 16 janeiro 2010

     # 16

    Colocado por: ritrenatonaar, 1200,00€ ano, quer dizer de Novembro até Março, mais ou menos estes meses, isso não é muito gasóleo


    No meu caso é ao longo de todo o ano pq tenho depósito para AQS (para banhos nos restantes meses)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ritrenato
  15.  # 17

    Com o link que solicitou-me reparei com outro comentário seu sobre uma caldeira identica a esta, pode dizer-me se está satisfeito com o funcionamento nunca deu-lhe problemas, manutenção etc. pode falar-me sobre o desempenho da sua caldeira.
    • naar
    • 16 janeiro 2010

     # 18

    Colocado por: ritrenatoCom o link que solicitou-me reparei com outro comentário seu sobre uma caldeira identica a esta, pode dizer-me se está satisfeito com o funcionamento nunca deu-lhe problemas, manutenção etc. pode falar-me sobre o desempenho da sua caldeira.


    Tem 4 anos até agora 0 problemas, não faz barulho (ás vezes tenho que abrir a porta da lavandaria para ver se está a funcionar:))e não tem cheiros, tenho-a instalada dentro da casa junto da cozinha.

    Muito melhor a nível de consumo, comparada com outra tb da Roca mas a gás propano.

    Agora se falar com os "entendidos", actualmente existem caldeiras muito mais eficazes a nível de consumos e desempenho, serão é mais caras certamente.

    Pelo que li aqui actualmente investiria numa bomba de calor.
  16.  # 19

    Colocado por: dias.marioBoa tarde,

    Concordo. E por saber que com qualquer caldeira a gasóleo vou ter sempre consumos pronográficos, estou mesmo decidido a instalar um recuperador a água.
    Estou inclinado para os Solzaima (Domus, Ecofogo, Acqua ou Zaima) ou para um Edilkamin (Idro 50 ou Aquatondo 22).

    Algém me sabe dizer alguma coisa sobre o Aquatondo22?
    As caracteristicas da minha casa estou num post acima.

    Agradeço ajuda




    naar consegues dizer-me alguma coisa sobre estes equipamentos???
    • naar
    • 17 janeiro 2010

     # 20

    Colocado por: dias.mario
    Colocado por: dias.marioBoa tarde,

    Concordo. E por saber que com qualquer caldeira a gasóleo vou ter sempre consumos pronográficos, estou mesmo decidido a instalar um recuperador a água.
    Estou inclinado para os Solzaima (Domus, Ecofogo, Acqua ou Zaima) ou para um Edilkamin (Idro 50 ou Aquatondo 22).

    Algém me sabe dizer alguma coisa sobre o Aquatondo22?
    As caracteristicas da minha casa estou num post acima.

    Agradeço ajuda




    naar consegues dizer-me alguma coisa sobre estes equipamentos???


    Eu caldeiras e afins é mesmo "0"! :((
 
0.0240 seg. NEW