Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Solicito informação acerca de entidades que sejam chamadas a terreno para licenciamento/abertura de escola, para além das entidades licenciadora (Municipio) e relacionadas com projecto.

    Ou seja, é necessário PSP, Bombeiros, Protecção Cívil... efectuarem vistoria final?

    Quais e qual a legislação relacionada?



    Atentamente
  2.  # 2

    Que tipo de escola? Qual o grau de ensino?

    De qq dos modos, se quer meter-se num projecto desses, tem de consultar a DGESTE.
    https://www.dgeste.mec.pt/

    Se houver graus de "ensino", de pre-primária, berçário. terá de consultar ainda a Segurança social.

    qualquer arquitecto saberá dar-lhe a a informação que pretende.

    São assuntos para resolver em fase de projecto, ou neste caso, em fase de programa base.
    Depois de ter um programa base e um terreno/ edifício para transformar adequado e que permita o uso, com ou sem, obras de alteração. elabora o projecto que é submetido as diversas entidades que se julgar necessário.

    No final das obras que tiveram o devido parecer. é que terá de ser solicitado a Vistoria ou a dispensa da mesma ( pode não ser necessário, depende), por forma a ter a licença de utilização.



    quer explicar melhor o que pretende?
  3.  # 3

    Bom dia.

    No caso em concreto a escola está em fase final de construção, apenas tenho dúvida que a sua abertura ocorra no inicio do próximo ano lectivo.

    A dúvida é mesmo essa, a dispensa ou não. Estamos a falar de edifícios públicos, nomeadamente escolas e não tenho a certeza da obrigatoriedade de vistoria final pela proteção civil, acredito que sim, mas estou "fora" da legislação.

    Atentamente
    • AMVP
    • 13 junho 2022

     # 4

    Colocado por: VsB consengEstamos a falar de edifícios públicos, nomeadamente escolas e não tenho a certeza da obrigatoriedade de vistoria final pela proteção civil, acredito que sim, mas estou "fora" da legislação.

    Se é uma escola a cargo de uma autarquia, não se preocupe, abrirá no início do próximo ano letivo. Se os serviços estarão todos organizados, isso ninguém sabe. Se tens as secretárias e cadeiras todas? Logo se vê. Se tem tudo limpo, sobretudo no exterior? Talvez não, mas abre na mesma. E por aí fora. Mas abre, mesmo que depois da data definida pelo ME!
    Concordam com este comentário: marq
    • marq
    • 13 junho 2022

     # 5

    Se se trata de um edifício público, com obras de promovidas por entidades públicas, a escola abre no dia que está previsto a inauguração, ainda que tenham coisas a terminar. Politica é politica, se está prometido para o inicio do ano lectivo, será esse dia a sua inauguração com direito a Ministro e tudo.
    O resto, vistorias é tudo para inglês ver.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 6

    O meu receio é mesmo esse.

    Irá abrir, sem acessos principais concluídos, quer para acesso do dia-a-dia, quer em casos de emergência, fora o restante que não está "à vista".
    • AMVP
    • 13 junho 2022

     # 7

    Colocado por: VsB consengO meu receio é mesmo esse.

    Irá abrir, sem acessos principais concluídos, quer para acesso do dia-a-dia, quer em casos de emergência, fora o restante que não está "à vista".

    E as que estão a funcionar têm isso tudo?
  5.  # 8

    Colocado por: AMVP
    E as que estão a funcionar têm isso tudo?


    Não vamos divergir no tema? Mas em 2022, obrigatoriamente têm de ter.
    • AMVP
    • 13 junho 2022

     # 9

    Colocado por: VsB conseng

    Não vamos divergir no tema? Mas em 2022, obrigatoriamente têm de ter.

    Certo, boa sorte então no seu esclarecimento de dúvidas. Nota: as restantes também estão abertas em 2022 e estão sujeitas às mesmas regras, seja como for lhe garanto o problema é seu não meu!
  6.  # 10

    Colocado por: AMVP
    Certo, boa sorte então no seu esclarecimento de dúvidas. Nota: as restantes também estão abertas em 2022 e estão sujeitas às mesmas regras, seja como for lhe garanto o problema é seu não meu!


    Caro AMVP, não está certo e o problema não é meu, é de todos. Neste caso estou a falar de uma escola, mas decerto existirão muitos outros edifícios públicos de construção recente que não cumprem.

    AS dúvidas mantém-se, quanto à legislação.

    AS certezas quanto ao não cumprimento da legislação pelas entidades da comunidade, essas sim são muitas.

    Atentamente
  7.  # 11

    Colocado por: VsB consengIrá abrir, sem acessos principais concluídos, quer para acesso do dia-a-dia, quer em casos de emergência, fora o restante que não está "à vista".

    Era de admirar era se abrisse com isso tudo direitinho.

    Colocado por: VsB consengMas em 2022, obrigatoriamente têm de ter.

    Por exemplo em relação às medidas de autoproteção que este edifícios estão obrigados a possuir e ter implementadas desde 2009, garanto-lhe que nem 10% está a cumprir a lei.
    O mesmo podemos dizer em relação ás acessibilidades.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 12

    mas se será a camara a emitir o alvará de utilização, será essa a entidade q irá pedir os pareceres a entidades externas
  9.  # 13

    Colocado por: VsB consengAS dúvidas mantém-se, quanto à legislação.

    AS certezas quanto ao não cumprimento da legislação pelas entidades da comunidade, essas sim são muitas.

    Atentamente

    Parece-me que está a presumir muita coisa.. sem ter factos/ dados concretos...
 
0.0165 seg. NEW