Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, comprei uma casa antiga com o lote de terrreno de 470m2 e área de construção de 100m (casa é de 1970)

Com isto, para meter os papeis da câmara para ampliação da casa, fiz um levantamento do terreno com um topógrafo certificado e a área nova do terreno é de 498m2.

A arquiteta disse-me como a casa é antiga e enquanto não fizer as obras as alterações do IMI são insignificantes e que vale a pena actualizar para ter mais área de edificatibilidade.

No entanto o topógrafo diz-me que não vale a pena actualizar porque a margem de erro é inferior a 5%.

Qual é o processo e material necessário para actualizar nas finanças e conservatórias e quais os custos?

Obrigado
  2.  # 2

Agora não faz nada... a menos que a area extra faça falta por causa dos indices do PDM, para o projecto que tem em curso. ou, se a Câmara exigir a rectificação da área para o porjecto prosseguir.

è utilizar os dados que possui para o projecto. A sua arquitecta pode tratar disso. ela que lhe faça um orçamento para instrução da rectificação de áreas..
    Se o lote decorre de um alvará de loteamento e a área real difere da area do alvará, esqueça a rectificação. É possivel, mas muito morosa e onerosa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  3.  # 3

se precisar da área altere, se nao precisar deixe estar
    • NMGS
    • 14 junho 2022

# 4

Artigo 58.º - Harmonização com a matriz e o registo
    3 - Em qualquer caso, é dispensada a harmonização quanto à área se a diferença entre a descrição predial e a inscrição na matriz não exceder, em relação à área maior, 10% nos prédios rústicos e 5% nos prédios urbanos ou terrenos para construção, devendo, porém, os outorgantes fixar a área que consideram correcta.

Sim isso no IMI é pouco significativo, agora a CM possivelmente vai solicitar que a área de levantamento seja igual ao registo, mas tudo depende dos casos. Eu tenho conhecimento de um caso em teve um atraso muito significativo, porque o levantamento não estava de acordo com o registo e depois entre CM e conservatórias foi bastante demorado
    • AMVP
    • 14 junho 2022

# 5

Eu assim que me fosse possivel prefer ia colocar tudo direito. Ja houveram aqui relatos de problemas com vizinhos que derepente resolvem alterar a delimitacao dos terrenos.
    Concordam com este comentário: NMGS
  4.  # 6

Tal como disse no primeiro, post era bom actualizar porque estou no limite de edificatibilidade e se conseguir fazer a alteração fico com mais 20m2 no projecto que facilita o projecto e as divisões que quero aumentar.
  5.  # 7

Colocado por: diogopmse se conseguir fazer a alteração fico com mais 20m2 no projecto que facilita o projecto e as divisões que quero aumentar.
    nao.. se vc ganha 20 em terreno nao quer dizer que ganha 20m no edifício.. ganha o que for o índice de construção nessa zona.
    Concordam com este comentário: jmalmeida

0.0129 seg. NEW