Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Eu fiz esta conta mesmo para perguntar sobre isto.
    E tenho uma casa num terreno agricula e eu queria fazer uma casa off the grid, quais são as lesgislações em portugal para isso?
    Se é que existe legislação, eu tenho procurado mas não tenho achado grande coisa.

    Muito obrigada desde já!
  2.  # 2

    Antes de mais. tem de saber, na camara municipal da area se o terreno onde pretende construir, permite a construção. normalmente não permite... ( terá de verificar as cartas de Ordenamento e de Condicionantes do PDM, as cartas de risco de incendio florestal, etc... e ainda conciliar com a area do seu terreno. pode dar-se o cas de poder construir, mas a parcela que detem, é inferior à parcela minima necessária para a edificação nova.
    Depois desse passo dado. Tem de instruir os projectos da casa ( terá de contactar com um arqutiecto/ gabinete de projectos), de acordo com a legislação aplicável.
    A legislação em Portugal é uma amalgama de legislação. O ideal é consultar um arqutiecto particular, este ilucidará dos meandors da coisa.


    Digo-lhe já que uma habitação unifamilar em protugal tem areas minimas e outros requisitos termicos, acusticos e de acessibilidades a respeitar, t0 ( ou seja, sem quarto, tem de ter a area minima de 35m2) um T2, a area bruta de 72m2... Tudo ao contrario do que normalmente pode ver nalguns programas e youtubers estrangeiros.. é que lá é giro, cá é impossivel (legalmente)


    A questao do Off-grid, é outro assunto.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasAntes de mais. tem de saber, na camara municipal da area se o terreno onde pretende construir, permite a construção. normalmente não permite... ( terá de verificar as cartas de Ordenamento e de Condicionantes do PDM, as cartas de risco de incendio florestal, etc... e ainda conciliar com a area do seu terreno. pode dar-se o cas de poder construir, mas a parcela que detem, é inferior à parcela minima necessária para a edificação nova.
    Depois desse passo dado. Tem de instruir os projectos da casa ( terá de contactar com um arqutiecto/ gabinete de projectos), de acordo com a legislação aplicável.
    A legislação em Portugal é uma amalgama de legislação. O ideal é consultar um arqutiecto particular, este ilucidará dos meandors da coisa.


    Digo-lhe já que uma habitação unifamilar em protugal tem areas minimas e outros requisitos termicos, acusticos e de acessibilidades a respeitar, t0 ( ou seja, sem quarto, tem de ter a area minima de 35m2) um T2, a area bruta de 72m2... Tudo ao contrario do que normalmente pode ver nalguns programas e youtubers estrangeiros.. é que lá é giro, cá é impossivel (legalmente)


    A questao do Off-grid, é outro assunto.




    eu acho que quando ela se referiu a casa off gride, não era em fazer uma casa nova mas sim converter a que tem em off gride! isto se percebi bem!

    em relação á legislação sou sincero sei pouco ou nada! terá de cumprir com as Regras Técnicas de Instalações Elétricas de Baixa Tensão,
    e respeitar a potencia instalada dos paineis e fazer a sua declaração

    UPAC até 350 watts: Não precisa de registo nem qualquer tipo de comunicação. A pessoa interessada neste tipo de potência basta comprar os equipamentos necessários e instalá-los corretamente;
    Instalações entre 350 watts até 30 kW: Nestes casos é necessário fazer uma comunicação prévia no portal da DGEG.
    UPAC com potência entre 30 kW e até 1 megawatt (MW): Com este tipo de potência é necessário fazer o registo prévio para a instalação da UPAC, e terá que ter um certificado de exploração. Deve consultar o artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 172/2006 para saber todos os procedimentos.
  4.  # 4

    Colocado por: luixmodUPAC até 350 watts: Não precisa de registo nem qualquer

    700W. actualmente.
  5.  # 5

    Não sei é como consegue ter licença de utilização sem NIP nem CPE, pois precisa de um termo de execução de instalação.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    700W. actualmente.


    subiu? não sabia ;)

    este tambem mudou?
    Instalações entre 350 watts até 30 kW: Nestes casos é necessário fazer uma comunicação prévia no portal da DGEG.
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoNão sei é como consegue ter licença de utilização sem NIP nem CPE, pois precisa de um termo de execução de instalação.


    o que é o NIP e o CPE?
  8.  # 8

    Colocado por: luixmodInstalações entre 350 watts até 30 kW: Nestes casos é necessário fazer uma comunicação prévia no portal da DGEG

    >700w, como é óbvio... O valor superior não sei se manteve.
  9.  # 9

    Colocado por: luixmodInstalações entre 350 watts até 30 kW: Nestes casos é necessário fazer uma comunicação prévia no portal da DGEG

    >700w, como é óbvio... O valor superior não sei se manteve.

    Eu acho que deveria só ser obrigatório qq registo, apartir dos 1500w
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    >700w, como é óbvio... O valor superior não sei se manteve.

    Eu acho que deveria só ser obrigatório qq registo, apartir dos 1500w


    o minimo já sabia porque o disseste atrás o maximo é que não sei
  11.  # 11

    O máximo que dispensa registo, sendo necessário apenas mera comunicação prévia (MCP), continua a ser 30kW. Os 700W para não ter de fazer nenhuma MCP é apenas no caso de não fazer injeção na rede. Se for 350W mas injectar na rede continua a ter de fazer uma MCP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luixmod
  12.  # 12

    Não sei bem como entender isso..

    O artigo diz
    a) A UPAC com potência instalada igual ou inferior a 700 W está isenta de controlo prévio, desde que não esteja prevista a injeção de energia elétrica excedente na RESPA


    Isto refere-se à intenção de vender excedente e assim estar prevista a injeção, ou à injeção ocasional por curtos períodos?

    Não quero acreditar que seja uma política de injeção zero como havia em Espanha. Até porque nessas potencias grande parte das instalações serão com micro-inverters que não terão possibilidade dessa gestão
  13.  # 13

    Por outro lado, sem MCP não há indicação que siga para a e-redes para substituirem o contador por um que não contabilize produção como consumo e que faça netmeetering the 15min.
  14.  # 14

    Por acaso este mês instalei FV com 1100 wp... Não comuniquei ainda... O contador instalado, que vieram mudar ainda o ano passado é já inteligente, com as contagens a cada 15mn. Apesar de o acesso às contagens só estarem disponíveis 24h depois, está a efectuar a conciliação entre consumo e produção... Já tenho períodos do dia com consumo zero... Muito bom!
  15.  # 15

    Lá liguei hoje e novamente à e-redes para os chatear que as faturas da Iberdrola vieram como estimativa.
    Iam ver...
    Aproveitei para dizer que não tenho acesso desde Maio pela parte da produção injectada no site deles.
    Lá me disseram que eles conseguem ver bem a produção/consumo e que deve ser problema do site. Deram me e-mail para tirar print screens e enviar.
    Após enviar recebo e-mail a dizer que o mail está desligado..... Irra que incompetência....
    De resto pelos shellys estou a gastar 80kw. Da rede e o resto é do solar. Bem bom assim que seja tal confirmado.
 
0.0151 seg. NEW