Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa noite a todos,

    Estou a reparar/ remodelar uma cozinha antiga.

    Pretendo fazer uma ligação de um tudo de polietileno que vem do jardim para um tubo multicamada que ligará a umas torneiras e lava louças.

    A minha dúvida pode ser ridícula mas não se que tipo de conector/redutor usar para tal.


    Alguém que me consiga ajudar?

    Obrigado e cumprimentos,
    Tiago Marques
  2.  # 2

    Oh Tiago, vá a uma casa especializada em material de canalização, que o senhor, no atendimento ajuda-o.
  3.  # 3

    É um pouco offtopic mas aproveitando o tópico, preferem usar o tubo multicamada em vez do PEX-A (ou mesmo PEX-B)? Porquê?
  4.  # 4

    Porque é mais robusto, tem um anel metálico no núcleo e dispensa a execução de caixas para coletor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  5.  # 5

    Colocado por: marteloescoprotem um anel metálico


    Então imagino que seja mais difícil de fazer curvas com ele, ou não?

    Colocado por: marteloescoprodispensa a execução de caixas para coletor


    Como assim?
    • SrR
    • 14 junho 2022

     # 6

    Colocado por: marteloescoproPorque é mais robusto, tem um anel metálico no núcleo e dispensa a execução de caixas para coletor.
    pode fazer caixas colectoras com multicamada ou pex, ou nao fazer colectores tanto com o multicamada ou pex
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
    • SrR
    • 14 junho 2022

     # 7

    Colocado por: elfo106É um pouco offtopic mas aproveitando o tópico, preferem usar o tubo multicamada em vez do PEX-A (ou mesmo PEX-B)? Porquê?
    para que efeito quer saber isso?
  6.  # 8

    Colocado por: marteloescoprodispensa a execução de caixas para coletor.

    è verdade, mas eu até prefiro prever colectores, com o MC. fica uma instalação mais equilibrada e troços a alimentar a cada a aparelho mais curtos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  7.  # 9

    Colocado por: SrRpode fazer caixas colectoras com multicamada ou pex, ou nao fazer colectores tanto com o multicamada ou pex


    Então porque motivo os canalizadores só fazem coletores com Pex e a multicamada só à base de "T's"?

    Todos os que apanhei seguiram esta regra.
  8.  # 10

    Colocado por: marteloescoprontão porque motivo os canalizadores só fazem coletores com Pex e a multicamada só à base de "T's"?

    Deve ser o que tem nos projectos, não. normalmente segue-se o definido em projecto.
  9.  # 11

    Colocado por: SrRpara que efeito quer saber isso?


    Por nenhum motivo em especial. Comecei a ler este fim-de-semana sobre canalizações de água. Como dimensionar tubagens, perdas de pressão, etc. Foi só numa de aprender...nunca se sabe quando ter algum conhecimento destes pode dar jeito :) E li que agora que usa o pex ou multicamada em alternativa aos tubos de cobre mas fiquei sem perceber as vantagens/desvantagens entre um tipo e o outro.
    • SrR
    • 14 junho 2022

     # 12

    Colocado por: marteloescopro

    Então porque motivo os canalizadores só fazem coletores com Pex e a multicamada só à base de "T's"?

    Todos os que apanhei seguiram esta regra.
    nao sao obrigados, existe material para tudo, os colectores obriga a que se gaste mais tubo, enquanto que com um tê faz derivações para varias peças sanitarias, em contrapartida com os colectores as ligações grande parte delas ficam visíveis e acessíveis em caso de necessidade e a tubagem anda toda embebida sem emendas.
    • SrR
    • 14 junho 2022

     # 13

    Colocado por: elfo106

    Por nenhum motivo em especial. Comecei a ler este fim-de-semana sobre canalizações de água. Como dimensionar tubagens, perdas de pressão, etc. Foi só numa de aprender...nunca se sabe quando ter algum conhecimento destes pode dar jeito :) E li que agora que usa o pex ou multicamada em alternativa aos tubos de cobre mas fiquei sem perceber as vantagens/desvantagens entre um tipo e o outro.
    multicamada no fundo é pex com uma alma de aluminio ou inox.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  10.  # 14

    Colocado por: elfo106E li que agora que usa o pex ou multicamada em alternativa aos tubos de cobre

    "agora"... faz decadas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  11.  # 15

    Colocado por: SrRmulticamada no fundo é pex com uma alma de aluminio ou inox.


    E qual prefere usar e porquê? Também prefere o multicamada pela robustez adicional? A forma como se colocam os acessórios nos PEX-A parece-me ser mais rápida e com menos probabilidades de falhar. Estou certo?



    Colocado por: Pedro Barradas
    "agora"... faz decadas...


    Não dúvido. Para mim é tudo novo :)
    • SrR
    • 14 junho 2022 editado

     # 16

    Colocado por: elfo106

    E qual prefere usar e porquê? Também prefere o multicamada pela robustez adicional? A forma como se colocam os acessórios nos PEX-A parece-me ser mais rápida e com menos probabilidades de falhar. Estou certo?





    Não dúvido. Para mim é tudo novo :)
    tanto um como outro pode falhar depende de muita coisa, eu uso ou prefiro o que for melhor pro trabalho, por ex em tectos suspensos e a tubagem andar por la prefiro os multicamada ou pprct faser ou metalicos por causa da estabilidade dimensional relacionada com a temperatura da agua, ja em prh prefiro usar pex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  12.  # 17

    Obrigado a todos!
  13.  # 18

    Obrigado a todos :)
  14.  # 19

    Aproveito o topico para perguntar quando ficará um projeto de especialidades para colocar agua numa casa e esgotos?
  15.  # 20

    Entre 125 e 175 por cada um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N.Pires
 
0.0175 seg. NEW