Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: rafaelisidoroUma coisa é certa se a malta da saúde trabalhar mais rápido isso melhora muito

O serem "resilientes"?
  2.  # 282

Colocado por: J.Fernandes
    Aqui está bem exposto o falso mito de que nos EUA os malvados deixam morrer as pessoas sem assistência e só os ricos conseguem ir para o hospital.
    O que esses números significam é que 91,2% dos americanos beneficiam do melhor sistema de saúde do mundo, sem listas de espera para consultas e cirurgias. É caro? É caríssimo, mas é do melhor.

Quem dera que nos pudéssemos gabar que 90% da nossa população é atendida com qualidade e a tempo e horas.

Esqueceu-se de ler dos que têm seguro, mas o mesmo não cobra muitas das patologias.
  3.  # 283

Colocado por: Sandra_cc

Nos estados unidos não há listas de espera para consulta.
    Nos estados unidos não há listas de espera para cirurgias.
    Nos estados unidos não espera horas, nem faz jogos de cintura para obter cuidados.
    Não há falta de material, não há falta de bloco, não faltam de camas e os doentes não são despachados.
    Os seguros americanos andam em cima dos hospitais e dos profissionais de saúde, quando há problemas, incúria, ou negligência, ou até antes de haver, o seguro mete-se e protege-o, porque ao faze-lo está a proteger-se também a si mesmo.
    A gestão hospitalar é eficiente e altamente fiscalizada por várias entidades, em caso de má prestação de serviços está tramada porque os seguros deixam de a referenciar para os doentes e o governo do estado ou federal também retiram essa entidade da lista de prestadores para as pessoas ao abrigo dos seguros federais e estaduais, ou mesmo da rede de urgências.
    Muitos exames são feitos 24h sobre 24h e não existe necessidade de esperar dias ou semanas.

O cidadão comum no estados unidos consegue ir a centro de referência, até consegue em alguns casos aceder a tratamentos experimentais e inovadores e ser assistido por equipas multidisciplinares.

É natural que o americano que conheceu em Portugal não tivesse cobertura cá com um seguro americano! Pudera! Mesmo nos EUA os seguros muitas vezes cobrem dentro da sua rede e não pode usar o seguro em profissionais ou hospitais fora dos indicados pelo seguro!

Já lhe expliquei que os sistemas alemão e mais ainda o suíço, de que agora gosta mas fui eu que referi, são quase idênticos ao americano, mas por mitificação, recusa aceitar. Não posso fazer mais!

Não é essa a informação que recebo de cidadãos Norte-Americanos. Eles falam de um sistema estupidamente burocrático, em seguros que não cobram tudo e que quando o gasto é muito, anulam com o seguro em questão deixando as pessoas com despesas que não conseguem pagar.

Pode haver alternativas ao SNS mas não é o sistema Norte-Americano que não é nem de perto o mais capaz.
  4.  # 284

Colocado por: lpetingaSim, eu não digo que o SNS seja perfeito, nem nada que pareça. Mas se querem comparar alguma coisa, por favor não o façam com os EUA, que só os ricos têm "bons" seguros de saúde, e pagam muito bem por ele. No SNS *normalmente*, situações urgentes são tratadas com alguma rapidez.

Nos EUA há na mesma listas de espera, e ainda pagam balúrdios levando muita gente a declarar falência.

Essa ideia é uma fantasia.

Não há listas de espera, os seguros não são balúrdios (não mais que na Suíça ou Alemanha) e têm coberturas maiores que os seguros em portugal,incluindo oncologia.

Desempregados e cidadãos com baixos rendimentos estão cobertos pelo Medicaid e medicare.
  5.  # 285

Colocado por: branco.valter

Não é essa a informação que recebo de cidadãos Norte-Americanos. Eles falam de um sistema estupidamente burocrático, em seguros que não cobram tudo e que quando o gasto é muito, anulam com o seguro em questão deixando as pessoas com despesas que não conseguem pagar.

Pode haver alternativas ao SNS mas não é o sistema Norte-Americano que não é nem de perto o mais capaz.

Recomendo que mude de contactos nos EUA
  6.  # 286

Isso não é espera.
    Quando se fala em listas de espera, fala-se em seis meses para uma mera consulta de especialidade e depois ano e meio até ser operada (caso real com uma cunhada minha).

Seis meses para que especialidade?

Certamente não está a falar de muitas que eu cá sei...

Os tempos de espera em dermatologia, oftalmologia, gastro, entre outras são bem superiores em norma a 6 meses.
  7.  # 287

8.  # 288

O primeiro passo é admitir que existe um problema :)

Costa reconhece "situação grave" nas urgências de obstetrícia e admite "problemas estruturais" no SNS
    https://observador.pt/2022/06/15/costa-reconhece-situacao-grave-nas-urgencias-de-obstetricia-e-admite-problemas-estruturais-no-sns/

Se vai mudar alguma coisa até ao final da legislatura? Duvido muito. Vai haver uma desculpa qualquer, como a actual situação macro economica, a recessão que ai vem..

Podem-me citar daqui a 4 anos :)
    Concordam com este comentário: Sandra_cc, eu
  9.  # 289

Não é só no Brasil, acontece o mesmo na África na India e em muitas partes pobres do mundo onde não há assistência médica digna desse nome. Acontecia o mesmo em Portugal há muitas décadas. As farmácias faziam a vez de médico e dentista.

Outra coisa muito "típica" dessas latitudes é a "qualidade" dos fármacos, a maior parte deles importada de laboratórios de vão de escada na India.

Este post até roça a xenofobia.

Pelo amor da Santa. Por em causa industrias fortíssimas que se encontram no Brasil dessa forma roça o ridículo.

O ppl fica com os cabelos todos eriçados quando alguém diz que no Brasil alguma coisa é melhor. Começam logo a dizer que são todos favelados e que não queriam ir pra lá nem por nada.
    Irra, que mentalidadezinha pequena. Não têm poder de encaixe nenhum.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 290

Colocado por: hangasO primeiro passo é admitir que existe um problema :)

Costa reconhece "situação grave" nas urgências de obstetrícia e admite "problemas estruturais" no SNS
    https://observador.pt/2022/06/15/costa-reconhece-situacao-grave-nas-urgencias-de-obstetricia-e-admite-problemas-estruturais-no-sns/

Se vai mudar alguma coisa até ao final da legislatura? Duvido muito. Vai haver uma desculpa qualquer, como a actual situação macro economica, a recessão que ai vem..

Podem-me citar daqui a 4 anos :)
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

A conferência de imprensa da marta Temido é mais uma mão cheia de nada.
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 291

hum
    para pagar mais aos medicos e profissionais de saúde não há dinheiro
    mas tendo capacidade tecnica instalada, por si só uma das razões do grande défice orçamental na saúde, entrega-se aos privados mediante acordos, para que estes contratem clinicos e os "roubem" ao SNS..
    não tenho nada contra...
    mas a noticia deveria ser, como privatizar o SNS
    já agora..
    leva-se barato,
    quando o SNS estiver definitivamente moribundo,
    levamos o que queremos..
    um sonho que tive ...
    claro, que nada a ver com a realidade,

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/marta-temido-propoe-celebracao-de-acordos-com-privados-para-dar-resposta-as-necessidades-do-sns?ref=CmaoMinuto_DestaquesPrincipais
    • eu
    • 15 junho 2022

# 292

Colocado por: hangas
    Se vai mudar alguma coisa até ao final da legislatura? Duvido muito

Lá estão vocês sempre a falar mal do Costa.

Tenham calma, ele precisa de tempo para resolver os problemas do País. Afinal, ele é PM apenas há uns meses...
  12.  # 293

Pra mim, enquanto não houver investimento e desenvolvimento real de outras zonas que não Lisboa e Porto, não temos poder de concorrência com outras nações da UE.

Acho incrível como é que um país inteiro paga impostos, mas depois quando se houve falar em, por exemplo, "investimento nas infraestruturas e transportes públicos" isto seja automaticamente traduzido em "vão aumentar o metro de Lisboa".

Novo aeroporto? Zona limite de Lisboa.

E que tal dar condições a outras cidades de crescerem? Porque não fazer uma estação de metro em Coimbra? Ou em Leiria? Um aeroporto talvez? Claro, vão dizer: "não compensa o investimento". Se calhar se começassem a dar a mais regiões as facilidades e oportunidades que há em Lx, as pessoas interessavam-se mais nessas zonas e havia crescimento. E o investimento acabava por ser recompensado.

Mas não, aposta-se as fichas todas em 2 zonas e o resto do país que se lixe. Acho incrível!
    Concordam com este comentário: hangas, luisms
    • hangas
    • 15 junho 2022 editado

# 294

Colocado por: TyrandeMas não, aposta-se as fichas todas em 2 zonas e o resto do país que se lixe. Acho incrível!

2 zonas? Uma! O próprio Porto também se queixa do mesmo, embora com a barriga mais cheia que as restantes capitais de distrito.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  13.  # 295

Colocado por: hangas

2 zonas? Uma! O próprio Porto também se queixa do mesmo, embora com a barriga mais cheia que as restantes capitais de distrito.

O Porto queixa-se de barriga cheia.

O porto auto-nomeou-se capital do Norte e é na realidade um eucalipto de todos os distritos mais a norte.

Nada é feito em distritos como Viana do Castelo, Vila Real ou Bragança. Mesmo Braga é completamente ignorada e vista cada vez mais como satélite do Porto. Barcelos, Guimarães, Esposende, monção, Valença, caminha, ponte de Lima, Mirandela, etc, são vistas como uma espécie de salas de jantar para ir almoçar e passear ao fim de semana, mas não são levadas a sério.

Quando há investimento ou obra ou eventos, se não for em Lisboa, é sempre no Porto. Depois o Porto vem falar do norte, mas quando o faz é a pensar em si mesmo e ignorando por completo as outras localidades fora da área metropolitana.
    • hangas
    • 15 junho 2022 editado

# 296

Colocado por: TyrandePra mim, enquanto não houver investimento e desenvolvimento real de outras zonas que não Lisboa e Porto, não temos poder de concorrência com outras nações da UE.

Até do ponto de vista estratégico.
    Se um dia temos o azar de haver um sismo grande na ZML para além dos estragos materiais e de vidas directos fica o motor económico do pais comprometido. Motor economico e não só, até os centros de decisão politicos.
  14.  # 297

Depois vem para cá não pagam impostos sob o rendimento e tem usufruem de infraestruturas públicas . Mas hey eles dão muito ao país com o consumo . Preferia a cobrança de impostos sob o rendimento.

O país não e só restaurantes e hotéis.
  15.  # 298

Colocado por: smarthum
    para pagar mais aos medicos e profissionais de saúde não há dinheiro
    mas tendo capacidade tecnica instalada, por si só uma das razões do grande défice orçamental na saúde, entrega-se aos privados mediante acordos, para que estes contratem clinicos e os "roubem" ao SNS..
    não tenho nada contra...
    mas a noticia deveria ser, como privatizar o SNS
    já agora..
    leva-se barato,
    quando o SNS estiver definitivamente moribundo,
    levamos o que queremos..
    um sonho que tive ...
    claro, que nada a ver com a realidade,

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/marta-temido-propoe-celebracao-de-acordos-com-privados-para-dar-resposta-as-necessidades-do-sns?ref=CmaoMinuto_DestaquesPrincipais

Anda a aproveitar as ideias do Rui rio que fez vexame delas mas eleições
  16.  # 299

Colocado por: Tyrandeque mentalidadezinha pequena.

Mentalidadezinha pequena é não perceber que o Brasil para além de algumas cidades maiores e mais desenvolvidas, continua a ser uma imensidão de miséria e pobreza, onde um médico ou um dentista é um luxo quase inacessível.
  17.  # 300

Colocado por: TyrandeE que tal dar condições a outras cidades de crescerem? Porque não fazer uma estação de metro em Coimbra? Ou em Leiria? Um aeroporto talvez? Claro, vão dizer: "não compensa o investimento". Se calhar se começassem a dar a mais regiões as facilidades e oportunidades que há em Lx, as pessoas interessavam-se mais nessas zonas e havia crescimento. E o investimento acabava por ser recompensado.

Por esta altura pensava que já não existiriam ilusões acerca dos supostos investimentos e vias de comunicação que iriam revitalizar de forma radical o interior. A verdade é que desde a década de 80 que se investiram milhares de milhões em equipamentos públicos em todo o país, que se revelaram um completo fracasso. Basta dar os exemplos das autoestradas semi-desertas que servem Trás-os-Montes, Beira Interior e Alentejo, onde está o tal desenvolvimento económico e populacional dessas regiões que, supostamente, essas vias de comunicação iriam promover?

0.0251 seg. NEW