Colocado por: rafaelisidoroUma coisa é certa se a malta da saúde trabalhar mais rápido isso melhora muito
Colocado por: J.Fernandes
Aqui está bem exposto o falso mito de que nos EUA os malvados deixam morrer as pessoas sem assistência e só os ricos conseguem ir para o hospital.
O que esses números significam é que 91,2% dos americanos beneficiam do melhor sistema de saúde do mundo, sem listas de espera para consultas e cirurgias. É caro? É caríssimo, mas é do melhor.
Quem dera que nos pudéssemos gabar que 90% da nossa população é atendida com qualidade e a tempo e horas.
Colocado por: Sandra_cc
Nos estados unidos não há listas de espera para consulta.
Nos estados unidos não há listas de espera para cirurgias.
Nos estados unidos não espera horas, nem faz jogos de cintura para obter cuidados.
Não há falta de material, não há falta de bloco, não faltam de camas e os doentes não são despachados.
Os seguros americanos andam em cima dos hospitais e dos profissionais de saúde, quando há problemas, incúria, ou negligência, ou até antes de haver, o seguro mete-se e protege-o, porque ao faze-lo está a proteger-se também a si mesmo.
A gestão hospitalar é eficiente e altamente fiscalizada por várias entidades, em caso de má prestação de serviços está tramada porque os seguros deixam de a referenciar para os doentes e o governo do estado ou federal também retiram essa entidade da lista de prestadores para as pessoas ao abrigo dos seguros federais e estaduais, ou mesmo da rede de urgências.
Muitos exames são feitos 24h sobre 24h e não existe necessidade de esperar dias ou semanas.
O cidadão comum no estados unidos consegue ir a centro de referência, até consegue em alguns casos aceder a tratamentos experimentais e inovadores e ser assistido por equipas multidisciplinares.
É natural que o americano que conheceu em Portugal não tivesse cobertura cá com um seguro americano! Pudera! Mesmo nos EUA os seguros muitas vezes cobrem dentro da sua rede e não pode usar o seguro em profissionais ou hospitais fora dos indicados pelo seguro!
Já lhe expliquei que os sistemas alemão e mais ainda o suíço, de que agora gosta mas fui eu que referi, são quase idênticos ao americano, mas por mitificação, recusa aceitar. Não posso fazer mais!
Colocado por: lpetingaSim, eu não digo que o SNS seja perfeito, nem nada que pareça. Mas se querem comparar alguma coisa, por favor não o façam com os EUA, que só os ricos têm "bons" seguros de saúde, e pagam muito bem por ele. No SNS *normalmente*, situações urgentes são tratadas com alguma rapidez.
Nos EUA há na mesma listas de espera, e ainda pagam balúrdios levando muita gente a declarar falência.
Colocado por: branco.valter
Não é essa a informação que recebo de cidadãos Norte-Americanos. Eles falam de um sistema estupidamente burocrático, em seguros que não cobram tudo e que quando o gasto é muito, anulam com o seguro em questão deixando as pessoas com despesas que não conseguem pagar.
Pode haver alternativas ao SNS mas não é o sistema Norte-Americano que não é nem de perto o mais capaz.
Isso não é espera.
Quando se fala em listas de espera, fala-se em seis meses para uma mera consulta de especialidade e depois ano e meio até ser operada (caso real com uma cunhada minha).
Não é só no Brasil, acontece o mesmo na África na India e em muitas partes pobres do mundo onde não há assistência médica digna desse nome. Acontecia o mesmo em Portugal há muitas décadas. As farmácias faziam a vez de médico e dentista.
Outra coisa muito "típica" dessas latitudes é a "qualidade" dos fármacos, a maior parte deles importada de laboratórios de vão de escada na India.
Colocado por: hangasO primeiro passo é admitir que existe um problema :)
Costa reconhece "situação grave" nas urgências de obstetrícia e admite "problemas estruturais" no SNS
https://observador.pt/2022/06/15/costa-reconhece-situacao-grave-nas-urgencias-de-obstetricia-e-admite-problemas-estruturais-no-sns/
Se vai mudar alguma coisa até ao final da legislatura? Duvido muito. Vai haver uma desculpa qualquer, como a actual situação macro economica, a recessão que ai vem..
Podem-me citar daqui a 4 anos :)
Colocado por: hangas
Se vai mudar alguma coisa até ao final da legislatura? Duvido muito
Colocado por: TyrandeMas não, aposta-se as fichas todas em 2 zonas e o resto do país que se lixe. Acho incrível!
Colocado por: hangas
2 zonas? Uma! O próprio Porto também se queixa do mesmo, embora com a barriga mais cheia que as restantes capitais de distrito.
Colocado por: TyrandePra mim, enquanto não houver investimento e desenvolvimento real de outras zonas que não Lisboa e Porto, não temos poder de concorrência com outras nações da UE.
Colocado por: smarthum
para pagar mais aos medicos e profissionais de saúde não há dinheiro
mas tendo capacidade tecnica instalada, por si só uma das razões do grande défice orçamental na saúde, entrega-se aos privados mediante acordos, para que estes contratem clinicos e os "roubem" ao SNS..
não tenho nada contra...
mas a noticia deveria ser, como privatizar o SNS
já agora..
leva-se barato,
quando o SNS estiver definitivamente moribundo,
levamos o que queremos..
um sonho que tive ...
claro, que nada a ver com a realidade,
https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/marta-temido-propoe-celebracao-de-acordos-com-privados-para-dar-resposta-as-necessidades-do-sns?ref=CmaoMinuto_DestaquesPrincipais
Colocado por: Tyrandeque mentalidadezinha pequena.
Colocado por: TyrandeE que tal dar condições a outras cidades de crescerem? Porque não fazer uma estação de metro em Coimbra? Ou em Leiria? Um aeroporto talvez? Claro, vão dizer: "não compensa o investimento". Se calhar se começassem a dar a mais regiões as facilidades e oportunidades que há em Lx, as pessoas interessavam-se mais nessas zonas e havia crescimento. E o investimento acabava por ser recompensado.