Colocado por: Tyrande
Então?
Pode-se prender algumas pessoas que tiram cursos pelo Estado, mas os médicos não?
Porque é que um piloto tem de ficar agarrado ao Estado 12 anos antes de poder sair (sem pagar), mas um médico não pode dar anos ao Estado?
Colocado por: Sasapo
Os médicos são uma casta superior.
Colocado por: Sandra_cc
Poder pode, mas isso vai ter um resultado desastroso. As pessoas vão ficar contrariadas e depois nem hesitam em sair. E o SNS precisa de pessoas para 20,30,35 anos em serviço. 10 é pouco.
Então prendam os médicos ao SNS durante 20 anos.
De certeza absoluta que mesmo assim não iam faltar candidaturas ao curso de medicina.
Esse discurso revela complexos.
É propaganda para quem usa palas, pergunte a quem trabalha no hospital de Braga e depois vai ver, os comprimidos foi só uma das várias "medidas" para ficar mais barato.
Dedução pura dos seus comentários que nem sabia que exclusividade temporária se pratica noutras áreas.
20 anos?! Está a falar a sério?...
Não sou obrigada a saber. Não é da minha área profissional. Já você debita uma série de ideias e juízos sobre a minha área sem conhecimento de causas, consequências e impactes. Fá-lo por simples convicção pessoal.
Não sou da área, mas conheço bem muito do que se passa, no entanto não tenho nada de nada contra os médicos, aliás, até simpatizo com muitas das reenvidicacoes. Agora quando se começa a dizer que exclusividade (temporária) vai levar a que saiam mais médicos do SNS depois de terminarem esse período... Não cola.
Estou!
Se é o Estado que os forma, porque não pode o Estado exigir a recompensa da fidelização do trabalhador em troca de X anos de trabalho?
Eu por mim já ficava contente com alguma retenção obrigatória dos profissionais. Se seriam 10, 20 ou 30 anos de trabalho, não tenho conhecimento para dizer quantos seriam adequados.
Pessoalmente acho no mínimo hipócrita por parte de alguns segmentos da sociedade criticarem outras profissões com 7 pedras nas mãos, mas quando se sugere implementar certos "mecanismos de controle" a quais outros são sujeitos, ficam extremamente surpresos e ofendidos.
Ah nesse caso então você deve estar certo e eu devo estar a tentar engana-lo, porque é muito útil para mim que você pense de forma diferente. E levando em conta que nem sou funcionária do SNS deve entender o meu nivel de preocupação com uma medida dessas!
Só mais uma coisinha: falou em ficar no SNS. Mas não tinha falado em exclusividade. São coisas que podem ser diferentes. Uma coisa é ficar no SNS obrigatóriamente X anos mas não ter de ser em exclusividade. Outra é ficar em exclusividade. Juntar a exclusividade a um tempo de permanência obrigatório ultrapassa tudo o que é razoável.
Eu que sou leiga na matéria, mas vou mandar um palpite do que iria provavelmente se sujeitar.
- horas de trabalho extra intermináveis, não pagas
- escalas de serviço abusivas
- proibição de gozo de férias em períodos já marcados com a devida antecedência porque "temos pouca gente na escala e há um fogo kkr para apagar"
- progressão na carreira, muito pouco ou nada
- fazer o trabalho que os velhos que acabaram por se acomodar no SNS não querem fazer
- formações, só se fossem pagas à parte e tiradas fora do horário laboral (boa sorte a fazer o dia durar 50horas)
- ser ignorado quanto às suas aspirações pessoais, no que toca à constituição de família (queres ter filhos, isso é para depois que saíres do SNS e fores pro privado)
- ser enviado para locais ermos deste país, onde ninguém quer trabalhar porque "falta gente"
- quererem que faça o trabalho de 5 pessoas, quando só tem uma equipa de 2, porque "o trabalho tem de ser feito. Sempre se fez, portanto é para continuar..."
Faltou-me algo?
Colocado por: TyrandeOs pilotos aviadores já há muitos anos que têm de dar 12 anos à casa para poderem sair.
Se saírem antes disso, pagam indemnização à Fazenda Nacional. E garanto-lhe que é uma indemnização choruda.
Mais uma vez, há quem tenha de trabalhar EXATAMENTE com essa prerrogativa. Porque não os srs. doutores?
Porque para uns ultrapassa tudo o que é razoável e para outros é perfeitamente normal?
Minha cara, isto é simplesmente a velha máxima do "pimenta do **** dos outros é refresco"
Não temos de nos sujeitar porque há quem nos ofereça melhor.
Mas no caso dos pilotos também há quem ofereça melhor!
Tap, Luftansa, British Airways... a lista continua.
Mas no caso de uns amarram-se ao Estado e no caso de outros, deixam-nos ir!
Mas está tudo bem! Não há problema!
Temos faltas de médicos no SNS, mas vamos continuar a ministrar cursos e a deixa-los ir!
Sem problemas...
Colocado por: ivreis
Tem noção que mal fazem a recruta e ingressam no curso de piloto começam a ganhar ordenado... e não é o de praça...
Para além que o curso tem efetivamente um custo elevado porque os instrutores são pagos exclusivamente para serem instrutores e as horas de voo não se fazem em simuladores.. fazem-se em aviões / helicopteros que queimam muitos €€s por minuto. Para além que os que vão para os jatos (uma pequena minoria) ainda tem uma parte da formação paga fora de Portugal.
Na Medicina, o custo de formação é muito menor. Ora vejamos. Temos 300+ aprendizes num anfiteatro com 2 duzias (se tanto) de professores catedráticos ou professores associados (que terão certamente ordenado exclusivo para leccionar mas também ganham dinheiro pela vertente da investigação / bolsas / etc) - OK aqui entra uma parte de financiamento por via das propinas mas não será nenhuma fortuna.
Nas aulas teorico-praticas terão alguns médicos que normalmente estão à borla e alunos de anos mais velhos como monitores.
Depois nos anos clinicos, a grande maioria dos médicos não recebe qualquer € por ter alunos à sua volta. As batas são compradas pelos alunos. Os estetoscopios idem. OK, quando vão assistir ou quiça ajudar como 3º ajudante numa cirurgia lá gastarão um bocado de Betadine, umas batas / toucas / luvas descartáveis... UAU grande custo.
Essa ideia que o curso de Medicina custa largos milhares de €€ ao erário público é a maior falácia de todos os tempos. Até parece que os hospitais universidade só estão exclusivamente abertos e a funcionar para que os alunos possam aprender...
A partir do curso e durante a formação geral e especifica o custo das suas formações é novamente outra falácia. Os médicos aprendem a trabalhar no terreno, logo já estão a pagar a sua formação com o seu trabalho. Para compensar até recebem miseravelmente - 1200€ liquidos durante o tempo de especialidade.
Sugiro perpétua para médicos.