Colocado por: JPJDLV"Embora os EUA gastem mais com saúde em percentagem do PIB, apresentam os níveis mais altos de mortalidade materna e mortes evitáveis entre os onze países analisados.
De acordo com o estudo, os americanos estão mais doentes e a esperança de vida diminuiu."
https://pt.euronews.com/next/2021/08/26/quais-sao-os-melhores-sistemas-de-saude-do-mundo
Está bem explícita a fragilidade do sistema americano no link acima.
Depois é pensar no que será mais fidedigno.. se um estudo com provas e factos ou um fórum português com suposições e com "entendidos" que passaram lá umas férias de sete dias.
A ideologia política cega muito boa gente infelizmente.
E não, não sou afiliado de bom partido e até tenho um excelente seguro de saúde.
Colocado por: Sandra_cc
Apresentei fontes diferentes das suas (vida activa - revista) com dados bem diferentes dos seus. Em que os EUA têm uma prevalência de obesidade muito, muito superior a Portugal.
Sugiro que os analise.
É um mito. Mas como já disse, é livre de o comprar e não tem de se preocupar com nada pois não me parece que POrtugal esteja a caminhar para se equivaler aos EUA em nada.
Infelizmente no artigo do Washington Post a comparação não é feita com o SNS português, mas sim e apenas com 11 países que são dos mais ricos do Mundo.
Colocado por: BondiJá lhe perguntaram porque é que a esquerda trás mais prosperidade para os pobres. Ainda não respondeu....
Colocado por: JPJDLV
É o último dos países mais ricos do mundo.
Se isso não lhe diz nada sobre a qualidade (ou falta dela) no sistema de saúde americano não a consigo ajudar.
O que posso e sei dizer é que cada país têm as disse necessidades e o português tem muitas mesmo.
O SNS está uma desgraça mas ainda é o que garante assistência a muita gente e certamente já ajudou foristas ou conhecidos dos foristas.
Pessoas com doenças de vários tipos garantem apoio com o SNS.
Sendo que Portugal não é "infelizmente" um país equilibrado em termos financeiros, o SNS foi e é um grande apoio a todos os que necessitam.
É apenas a minha opinião e estou certo que não irão acabar com o SNS para bem de muita gente.
Ainda assim, está no seu direito de achar o contrário e se acha que o SNS deveria ser extinto é votar nos partidos que suportam essa ideia.
Colocado por: Sandra_ccm nenhum País do Mundo se justifica e apoia um sistema de saúde nacional insistindo repetidamente em contrapor a qualquer mudança a ideia que: nos EUA é pior! nos EUA é pior! nos EUA é pior!Engraçado que é dessa forma que muitos políticos americanos na sua grande maioria republicanos defendem o seu sistema de saude tentando denegrir outros sistemas como é o caso do Canadá, nem tudo é bom tanto nos Estados unidos como em Portugal, existem varias linhas de pensamento nos states é encabeçado pelo Bernie Sanders que coitado chamam o homem de comunista, em Portugal diria que é liderada pelos partidos de direita nao tanto pelo PSD que admite a um SNS publico mas com PPPs com vista a garantir a sustentabilidade e acessibilidade de um sistema de saude, é pah venha o diabo e escolha!! Isto dá pano pra mangas mas acredito que todos almejam o mesmo!
Colocado por: BondiOu seja não tem nada para mostrar a não ser meia dúzia de textos em que se vê o porquê da esquerda não dar prosperidade aos pobres :)
Colocado por: julinhos
A população portuguesa é uma população envelhecida e cada vez a precisar mais de assistência medica.
Para que isso suceda tem de haver mais controlo das USfs e centros de saúde. Não se pode entregar os mesmos aos médicos e enfermeiros que neles trabalham e esperar apenas que depois eles lancem números no sistema. Esses números não são fiáveis, a gestão dos próprios não é idónea e a amizade sobrepoem-se à eficiência.
Colocado por: carlosj39Não se preocupe que os partidos agora no poder em Portugal já estão a tratar da saude dos velhotes, a eutanásia está em vias de ser aprovada, assim livram-se dos velhinhos e das suas reformas para pagar, de e "de uma cajadada matam dois coelhos"!
Colocado por: NMGS
Pelo que descreve vejo que sabe do que fala. Eu ainda acredito que poderá ser algo a aplicar noutros contextos, por enquanto faltam as métricas, indicadores e acompanhamento dos resultados, que por sua vez permite o que descreve.
O escrutínio da gestão de usfs e centros de saúde tem que ser mais próxima. Sem escrutínio e à distância continuaremos a ter números adulterados e vícios de trabalho de toda a natureza. Atenção que nos hospitais isto também se dá.
Isso é teoria da conspiração.
Colocado por: NMGS
Foi amplamente noticiado que até Sra.Marta Temido "ajustou" as listas de espera...hoje é ministra...
Nos hospitais será essencialmente ao nível de codificação de GDH e consultas específicas...não será tão danoso.
Colocado por: carlosj39Isso da "teoria da constipação" convenhamos que é um cliché e contra argumento fraco, para não dizer raquítico...
Pessoas que só vêm o mal em tudo, dificilmente evoluem e serão sempre seres frustrados e amedontrados.
Colocado por: carlosj39Não se preocupe que os partidos agora no poder em Portugal já estão a tratar da saude dos velhotes, a eutanásia está em vias de ser aprovada, assim livram-se dos velhinhos e das suas reformas para pagar, de e "de uma cajadada matam dois coelhos"!