Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, sempre vivi na casa de família e sempre foi a minha morada fiscal, o meu pai faleceu e ficou a minha mãe como cabeça de casal, tenho um irmão com a mesma % que eu que mora fora, gostaria de ajuda a perceber qual o meu direito de permanecer a viver habitação, obrigado
  2.  # 2

    O seu direito é igual ao irmão.

    Se ele não usufruir do imóvel o melhor é pagar uma compensação, senão ele pode querer vender o imóvel.

    Convém é que os herdeiros estejam todos de acordo.
  3.  # 3

    Neste caso o problema não é o irmão, é a mãe que quer ficar a viver sozinha no imóvel.
  4.  # 4

    O cônjuge sobrevivo(mãe) tem direito a ficar na casa de família, você só com acordo de todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raosintra
  5.  # 5

    Entendo isso e não é a questão, o que quero saber é que direito tenho eu de continuar a viver na casa onde sempre vivi e agora herdeiro, ou seja é possível por lei ter de sair?
  6.  # 6

    O seu direito é igual ao irmão, se a mãe não o quer lá, pega na trouxa e vai embora.
    Se não quiser sair, só em tribunal, mas isso serve para todos os herdeiros, menos a mãe que tem direito a ficar na casa de família, mesmo que queiram vender.
    • smst
    • 14 junho 2022

     # 7

    Estes relacionamentos familiares, fazem-me alguma confusão, até agora couberam nessa casa 3 pessoas e agora não cabem 2.
    No entanto a sua mãe não é obrigada a sustentá-lo a si, entre em acordo com a sua mãe e irmão no sentido de ajudar com as despesas da casa por forma à sua mãe permitir que continue a viver aí.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  7.  # 8

    mas ja ficaram com a casa de herança você e o seu irmão ainda com um cônjuge vivo ??
  8.  # 9

    Colocado por: tviegasmas ja ficaram com a casa de herança você e o seu irmão ainda com um cônjuge vivo ??


    Não, o Raosintra vive na casa dos pais, o pai faleceu e a mãe quer que ele arrume as trouxas e vá para outro lado.
  9.  # 10

    ok, o q eu quiz dizer e q eles ainda nao herdaram nada enquanto for viva a mae
  10.  # 11

    Claro que a mãe tem todo o direito de viver sozinha na casa, e correr com o filho para o olho da rua, se ele já for maior e vacinado.

    Da mesma maneira que o filho também terá o seu direito de deixar a mãe a secar numa cama de hospital, num lar ou numa valeta, quando ela estiver à beira da morte.
    • size
    • 15 junho 2022

     # 12

    Colocado por: Nostradamus
    Da mesma maneira que o filho também terá o seu direito de deixar a mãe a secar numa cama de hospital, num lar ou numa valeta, quando ela estiver à beira da morte.


    Direito ?
  11.  # 13

    Era sarcasmo, mas sim, ele tem direito em não ser "incomodado" por causa de uma pessoa que lhe causou transtornos na vida, se o expulsar da casa sem que o filho encontre uma solução adequada.

    Se cortarem laços familiares, e hipoteticamente, se daqui a 10 ou 20 anos a mãe estiver numa cama de hospital, o filho não tem obrigação nenhuma ou responsabilidade em la ir.

    Tive um caso muito parecido na família, também por opção e mesquinhez da mãe. Moral da historia, foi obrigada a recorrer ao outro filho que sempre manteve "bons" laços familiares.

    Casos como estes existem aos pontapés. Felizmente (e por vezes infelizmente) não escolhemos a nossa família.
  12.  # 14

    Por vezes até é uma forma dos filhos abrirem a pestana, há filhos com 30 anos ainda não pensam que tem que trabalhar e deixar de depender dos pais.
    Pense que a sua mãe até pode pensar que está a ser injusto para o seu irmão.
    Quanto a percentagens você tem 12.5% o seu irmão 12.5% e a sua mãe 75%. Por esses valores já pode tirar conclusões.

    Colocado por: Nostradamus

    Da mesma maneira que o filho também terá o seu direito de deixar a mãe a secar numa cama de hospital, num lar ou numa valeta, quando ela estiver à beira da morte.



    Não se esqueçam de quem vos criou. Uma coisa é tu seres adulto e dizerem te para te fazeres á vida. Mas para chegar a adulto alguém fiz muito esforço para te criar.
  13.  # 15

    Colocado por: Pereira_89Mas para chegar a adulto alguém fiz muito esforço para te criar.


    A minha mãe sempre me deu tudo o que podia dar. Até abdicou demais da vida dela. Se hoje estou como estou e onde estou é sem duvida fruto das suas conceções e sacrifícios da sua qualidade de vida.

    Mas o que não falta para ai, é muita mãe que a única coisa que fez foi parir o filho, até as ratazanas e cadelas tem mais instinto maternal.
    Como disse, tenho casos extremamente tóxicos desses na família.

    O Raosintra e a mãe dele tem todo o interesse em encontrar uma via onde ninguém saia prejudicado. Caso contrario, pode ser o inicio de um inferno.

    Destruir, é sempre mais fácil que construir.
  14.  # 16

    Colocado por: Pereira_89
    Quanto a percentagens você tem 12.5% o seu irmão 12.5% e a sua mãe 75%. Por esses valores já pode tirar conclusões.


    As contas são um pouco diferentes mas vai var quase ao mesmo: Se casados em comunhão de bens a mãe tem à partida 50%. Os 50% do pai são herdados pelos 3: mãe e 2 irmãos por isso fica mãe com 2/3 da casa e cada filho com 1/6 (66% + 16,6% + 16,6%)
  15.  # 17

    Colocado por: tviegasok, o q eu quiz dizer e q eles ainda nao herdaram nada enquanto for viva a mae


    Herdaram a parte do pai.
 
0.0201 seg. NEW