Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá malta,

Apresento o projeto que tenho em aprovação na Camara, para vossa análise.

Terreno : 460m2
    Área bruta do R/C : 87,2 m2
    Área bruta do 1º piso : 79,4m2
    Area bruta do anexo : 33m2

Nota : só me deixou por 3 fotos, mas tenho mais
      3d_5.png
      1piso.png
      rc.png
  2.  # 2

Boas.
    Entendo que é preciso compactar mas parece-me demasiado para tantos “quartos”.
    Digo “quartos” porque quer-me parecer complicado meter camas com mesinhas de cabeceira em todos eles… (?)…
    Vá que sejam camas de solteiro. Ok…
    Mas qual é que vai levar uma cama de casal? Ou não leva? :)

Pq é que não vira a escada e aproveitava para fazer a IS de serviço por baixo?

Mais… aquela IS de baixo para mim não faz sentido…
    Assim como aquele “micro” quarto de cima…

Talvez pudesse ter sido mais bem mastigada essa planta mas já que está aprovada, siga.

P.S.
    Para onde fica o Norte?
    Abr.

Boa Sorte.
  3.  # 3

O quarto de casal/suite é no R/C e como tal, metemos um IS simples no r/c para convidados e assim não terem que ir à da suite.

O "micro" quarto é mesmo para ser escritório.
    o Norte é para a direita nas plantas, ou para trás na foto de cima.
  4.  # 4

Não sei se consegue meter ali uma cama de casal com mesa de cebeceira. Já nem digo 2…

Entre porta e trás da porta tem pelo menos 1m.
    Do lado do armário precisa de 60cms para abrir a porta mais 50 para a mesa de cabeceira.
    Sobra-lhe 1.4m para pôr a cama em cima da porta…

Do escritório… abdicava num abrir e fechar de olhos para desafogar a parte de cima. Mas as suas vivências é que prevalecem. Tem de funcionar para si e os seus.
    • RCF
    • 15 junho 2022

# 5

Se esses quartos são todos necessários, o espaço está bem aproveitado. Não vejo como aproveitar melhor, mantendo o mesmo número de quartos, sem aumentar a área de construção...
  5.  # 6

Os quartos são todos (um pouco) maiores que os que tinha no apartamento.
    A suite no apartamento tinha 11,6 e cabia tudo e ainda uma cómoda.
    Temos pouca "tralha" felizmente.

Agora, claro que não é à larga.......
  6.  # 7

Colocado por: nanetstuff
    Agora, claro que não é à larga.......
    Ao mesmo tempo que se apela tanto à contenção de áreas para fazer face aos custos de construção, quando aparece uma planta com áreas mais contidas questiona-se se a mobilia cabe.

A mim as áreas parecem-me bem. OS quartos, existindo um escritório, servem para dormir, pelo que os 10 m2 me parecem suficientes. Já a organização das portas/roupeiros, não permite uma boa disposição da mobília. É melhor testar em 3D se pelo menos no quarto destinado a cama de casal, consegue dispor a mobília pretendida de forma eficiente.

A única coisa que não gosto mesmo na sua planta é a localização do wc social, jogado ali entre a entrada a e o meio da sala. Agora com tudo aprovado é mais complicado, mas eu insistiria com o arquiteto para arranjar uma solução mais elegante.

Já agora, onde é a zona técnica?

De resto gosto bastante, e boa sorte para a obra
  7.  # 8

Também concordo com o utilizador acima, em termos de m2 as áreas dos quartos estão perfeitamente aceitáveis, neste caso a questão prende-se com a organização dadas as localizações das portas/janela/roupeiros, é seguir a sugestão e fazer o desenho a ver se cabe tudo, conte com 1.6x2m para a cama e uns 50cm para cada mesa de cabeceira, mas sim por alto até parece que cabe tudo bem.
  8.  # 9

Colocado por: lpetingaTambém concordo com o utilizador acima, em termos de m2 as áreas dos quartos estão perfeitamente aceitáveis, neste caso a questão prende-se com a organização dadas as localizações das portas/janela/roupeiros, é seguir a sugestão e fazer o desenho a ver se cabe tudo, conte com 1.6x2m para a cama e uns 50cm para cada mesa de cabeceira, mas sim por alto até parece que cabe tudo bem.
    para que quer as mesas de cabeceira? Eu já não tenho disso à alguns anos e não faz falta nenhuma. O mesmo para as comodas. Uma cama com arrumação por baixo mais guarda fatos com arrumação em baixo substitiu QQ comoda. Fica um quarto mais livre e limpo às vistas.
  9.  # 10

Colocado por: pedrorainhopara que quer as mesas de cabeceira?
    água, tablet, telemóvel, livro, despertador são algumas das coisas que me ocorrem imediatamente. Obviamente que poderia ir para o quarto sem nada disto, mas são hábitos. Daí que para algumas pessoas, nas quais me incluo, a mesa de cabeceira seja indispensável.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 11

Tem ideia de quanto lhe vai custar essa construcao?
  11.  # 12

Colocado por: HAL_9000água, tablet, telemóvel, livro, despertador são algumas das coisas que me ocorrem imediatamente. Obviamente que poderia ir para o quarto sem nada disto, mas são hábitos. Daí que para algumas pessoas, nas quais me incluo, a mesa de cabeceira seja indispensável.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    pois para mim o quarto é para dormir e sem distrações, água tenho na cozinha ou casa de banho, livros é no escritório, telemóveis ao pé da cabeça não caso contrário não durmo com os plim plim do teams. QQ dia ainda voltamos aos tempos dos meus avós q tinham um penico para fazer xixi dentro da mesinha de cabeceira só porque não queriam ir à casa de banho e depois de manhã lá estava o aroma.
  12.  # 13

Para aumentar o espaço util dos quartos podia colocar portas de correr
    Concordam com este comentário: lpetinga
  13.  # 14

Se eu percebi bem, a área técnica é essa zona logo na entrada.

Em relação ao custo da obra, fiz uma espécie de pré-orçamento com um amigo construtor, que à partida será ele a fazer a obra, porque sinceramente não percebo nada de construção e ter um amigo de confiança á frente da coisa vai-me ajudar bastante a dormir descansado, e fomos fazendo alguns ajustes com o arquiteto (tinha uma pérgula e mais umas coisas que tirámos).

Em janeiro, os valores andavam pelos 260k já com IVA, neste momento acredito que ande à volta dos 300k, só quando tiver a aprovação final é que vou rever os valores.

Também já tínhamos pensado nessa questão da porta de correr.
    Esse meu amigo construtor tem na casa dele uma porta de correr entre a cozinha e a sala (construção terminada no fim de 2021), e gostei daquilo, é uma opção sim.
    Também pensei em colocar as portas da cozinha, da suite e do janelão da sala a abrir para fora, podia ser uma forma de ajudar nesse sentido, e até numa questão de emergência para saída mais rápida para a rua, mas como a "Maria" quer oscilo-batente, já não dá para fazer isso, parece-me.
      Area_tecnica.png
  14.  # 15

.
      3d_1.png
  15.  # 16

.
      3d_2.png
  16.  # 17

.
      3d_3.png
  17.  # 18

.
      3d_4.png
  18.  # 19

Colocado por: nanetstuffEm janeiro, os valores andavam pelos 260k já com IVA, neste momento acredito que ande à volta dos 300k, só quando tiver a aprovação final é que vou rever os valores.
    Onde é a obra? A casa é bonita, mas 300 k, mesmo com IVA acho carote para a minha zona. Mas tb n tenho bem noção da evolução dos preços no último ano, apenas em alguns materiais.

Quanto à zona técnica, parece pequena, como vai fazer AQS? dá para uma bomba de calor, mas duvido que dê para o aparato dos painéis solares por exemplo.

As portas de correr no quarto têm o problema de não isolar tão bem os sons. E acho que não resolviam o problema principal da suite que é o tamanho da parede livre entre o roupeiro e a porta. Por exemplo não creio ser possível ter portas de abrir no roupeiro.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, FabCardoso
  19.  # 20

Desde que tudo seja bem executado, parece um bom projeto á sua medida e para correr bem.
    talvez optasse por organizar a suite para a frente e a sala e cozinha para tras, bastava inverter a zona da escada e consequentemente em cima a wc. Ou seja usufruir a sala e cozinha do logradouro e tambem permitir uma outra organização á suite e wc social.
    boas obras.

0.0218 seg. NEW