Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    A minha dúvida é a seguinte: dois irmãos pretendem adquirir uma casa, uma vez que vão estudar para fora... Sucede que, em termos de Crédito à Habitação, o empréstimo será concedido em nome de apenas um, logo, na escritura constará apenas um como proprietário...
    Haverá algum procedimento legal que possa ser efectuado, de modo a que ainda assim, a posição do outro irmão fique salvaguardada? Apesar de não constar no contrato de empréstimo, nem na escritura de compra e venda?

    Agradeço desde já a V. ajuda.

    Melhores Cumprimentos,
    Marisa
    •  
      FD
    • 15 janeiro 2010

     # 2

    E quem é que vai pagar o empréstimo?
  2.  # 3

    Bom dia,

    Neste caso em concreto, quem iria pagar o empréstimo seriam os pais.

    A questão prende-se com o seguinte: o Crédito à Habitação feito em nome dos pais teria alguns custos, dada a idade dos mesmos, o que não acontece se for feito em nome dos filhos.
    Sucede que o banco está a criar entraves, relativamente a fazer o empréstimo em nome dos dois, logo a alternativa seria averiguar da existência de algum procedimento, que salvaguardasse o outro filho, relativamente ao imóvel.

    Agradeço a ajuda.

    Melhores Cumprimentos,
    Marisa
  3.  # 4

    E os dois irmãos que rendimentos tem (se vão estudar) para pagar o crédito?

    Isso parece-me uma situação pouco estudada.

    Se forem os pais a pagar, poderão pensar em por a casa (e o crédito) em nome dos pais com usufruto dos irmãos (por acaso não sei se é possível dar usufruto a duas pessoas, mas depressa a esclarecem)... e na altura das partilhas (herança) cada um receberá 50%.

    é uma hipótese, e talvez nem a melhor!
  4.  # 5

    Colocado por: Marisa32Sucede que o banco está a criar entraves

    ;) pois acredito!

    Tente o montepio geral que tem uma solução de crédito para maiores de 50.
    •  
      FD
    • 15 janeiro 2010

     # 6

    Colocado por: Marisa32Sucede que o banco está a criar entraves

    E que entraves são esses?

    Lembre-se que bancos há muitos... não estou a ver um banco a criar obstáculos para conseguir mais uma garantia (mais um responsável pelo crédito) mas, sei lá como eles andam agora com os procedimentos internos por causa da crise.
    Se esse banco não ajuda, experimente outro. Uma conta num banco não é um casamento.
  5.  # 7

    Pois, tem toda a razão...
    O banco diz pura e simplesmente que não faz crédito à habitação a dois irmãos!
    Mas o que é certo é que, ainda assim... os pais só querem fazer o empréstimos neste banco.

    Vou estudar a hipotese do usufruto!

    Obrigada a todos, mais uma vez.
  6.  # 8

    Acho estranho que o banco não queira fazer o empréstimo aos 2 irmãos, quando seria mais uma garantia para eles (banco). Esta história parece estar mal contada...
  7.  # 9

    Colocado por: ParamonteEsta história parece estar mal contada...

    porquê?

    Eu se fosse banco tb não emprestava a dois irmãos que detêm (em co-propriedade) 50% cada um do imóvel... depois executo uma das garantias e levo a leilão 50% de um apartamento?

    Lembre-se que num casal, ele e ela são solidários pelas dívidas contraídas pelo outro, mas no caso de irmãos não!
    •  
      FD
    • 15 janeiro 2010

     # 10

    Colocado por: moraisddEu se fosse banco tb não emprestava a dois irmãos que detêm (em co-propriedade) 50% cada um do imóvel... depois executo uma das garantias e levo a leilão 50% de um apartamento?

    Mas se contraem os dois o empréstimo são os dois responsáveis pelo mesmo... se o banco deixa de receber a prestação executa a hipoteca sobre o imóvel e não sobre a posse de um coproprietário/comproprietário, certo?
  8.  # 11

    Na pratica até pode ser assim que se faria, mas na "secretaria" existiriam 2 contraentes de 2 empréstimos e com 2 hipotecas sobre um registo matricial em co-propriedade, e penso que o banco (para se safar ao embróglio burocrático) não deve aceitar situações destas...

    penso eu de que...
  9.  # 12

    Pois... a questão é precisamente essa!
    Ao fim de contas, o banco quer é evitar esse "embróglio burocático"!
    Neste sentido, a opção seria um contraente, que seria um dos irmãos, um empréstimo, que seria paggo pelos pais de ambos, mas arranjar um modo do outro irmão ficar protegido no futuro... que confusão!

    Cumprimentos,
    Marisa
  10.  # 13

    Não a posso ajudar, mas compreendo o seu problema...só porque o meu marido tem mais de 50 anos tivemos de contratar empréstimo a 25 anos máximo e pagamos um balúrdio de seguro de saúde...percebo que não queiram fazer o empréstimo em vosso nome.
    No entanto, esta questão do empréstimo em nome dos filhos pode sempre dar origem a problemas...quando acabarem o curso o empréstimo ainda existirá por muito e bons anos...o que vão então fazer ao apartamento? Cada um deles provavelmente quererá comprar, mais cedo ou mais tarde, a sua pp casa...mas teriam (um ou os dois) um empréstimo à perna, que lhes dificultaria contrair outro empréstimo (porque o banco não vai querer saber quem paga a casa...imagine que até deixam de poder pagar a casa...longe vá o agoiro!).
    Se calhar o mais simples será mesmo alugar um quarto ou parte de casa...até porque podem não ir parar os dois à mesma cidade, já pensou nisso?
 
0.0142 seg. NEW