Iniciar sessão ou registar-se
    • JM
    • 3 maio 2008

     # 1

    Olá a todos,

    Sou novo aqui no fórum e creio que é uma zona bastante útil de informação.

    A questão que gostaria de colocar está relacionada com a construção dos telhados planos, é viavel ou não construir telhados planos? ou é preferivel construir telhados convencionais com telhas?
  1.  # 2

    Para além das questões técnicas e arquitectónicas que podem ou não viabilizar esse tipo de telhado, por principio, acho que quanto menos tempo a água lá estiver, menos problemas causa. Eu não o faria porque cedo ou tarde, os telhados planos causam problemas e se a zona for chuvosa...
    Podem ser bonitos, permitir soluções arquitectónicas muito interessantes mas as telas têm garantia de 10 anos, enquanto a telha dura 30 a 40 anos.

    Cumps
    •  
      FD
    • 4 maio 2008

     # 3

    E se forem ligeiramente inclinados com um bom escoamento de águas?
  2.  # 4

    FD

    O problema das coberturas planas não costuma estar nas zonas planas (com maior ou menor inclinação), embora não signifique que não existam nessas zonas, mas sim nas uniões das zonas planas com elementos emergentes, tipo platibandas, chaminés, muretes, etc.

    Se reparar nas fotografias, a zona mais sujeita a problemas é a zona curva da meia cana, porque essas soldaduras são sujeitas a esforços muito elevados devido à variação de temperatura, que provoca a sua descolagem.

    Os pormenores, exemplificam uma execução de grande qualidade, porque são utilizadas bandas de reforço com 30cm x10m e coladas ao longo da meia cana, sendo a tela interrompida. Na prática, aquilo nunca leva banda de reforço, sendo a tela colada sem interrupções. Basta uma soldadura abrir (e temos uma soldadura a cada metro) e começam os problemas. Obviamente que é costume levar 2 telas e que em principio se a primeira falhar, a segunda actuava como reserva, mas na prática, se a primeira falha, devido às variações térmicas, a segunda falhará algum tempo depois.

    Sempre que vou à procura de infiltrações, é o primeiro local onde vou e em 90% dos casos está lá o problema. Este tipo de coberturas exige que antes do inverno, alguém com um maçarico vá fazer uma revisão às soldaduras, mas manutenção em Portugal? É para rir

    Claro que a boa inclinação ajuda muito, mas custa caro, porque a camada de forma terá de ter um mínimo de 4cm, o que com 1.5% de inclinação, facilmente terá espessuras médias de 15cm, o que vezes 150€/m3, custa 20/m2 a 25€/m2. Como a casa se faz de baixo para cima, quando lá chega acima, já se acabou o dinheiro e toca poupar:).

    Photobucket Photobucket Photobucket
 
0.0112 seg. NEW