Colocado por: zedasilvaCerto,
E quem manda os DO aventurarem-se em cavalgadas para as quais não têm arcaboiço?
Há muita coisa que tem que mudar. A começar pela mentalidade dos DO.
É triste que assim seja? É!
Mas quer queiramos quer não será uma realidade a curto prazo
Colocado por: DR1982E o DO a quem a meio da obra lhe peçam mais 50k ou mais vai busca los onde por muito justificados que sejam ?
Colocado por: DR1982Mas então que ae avisem logo os DO,
Colocado por: PickaxeSe assim for, se o aumento cair imediatamente em cima do DO, que risco corre então o empreiteiro? Assim nao custa ser empreiteiro. Quem come a carne tem tambem de comer os ossos toda a vida assim foi
Se o cálculo da revisão de preços, efetuado como deve ser, der 50k a mais, e o DO não tem esse valor, é porque o DO tem mais olhos que barriga.
Colocado por: PickaxeIsso é um dos riscos que o empreiteiro tem de correr, a partir do momento que se dá um orçamento chave na mão ja tem de contar com o que pode acontecer. Apos obra adjudicada nao ha ca mexidas nos preços...
Como é que um empreiteiro hoje pode dizer ao DO que para o mês que vem os preços vão disparar?
Colocado por: DR1982que risco corre então o empreiteiro?
Colocado por: DR1982Isso é um dos riscos que o empreiteiro tem de correr,
Colocado por: Pickaxe
Se a casa é para o dono de obra, porque é que o empreiteiro é que tem que correr os riscos dos aumentos dos materiais durante a execução da obra?
Por essa teoria é que alguns empreiteiros se esticam nos orçamentos.
Colocado por: DR1982a partir do momento que se dá um orçamento chave na mão
Colocado por: PickaxeE que tem isso? A casa é para o DO que lhe esta a pagar, nao esta a receber nenhum favor por parte do empreiteiro.
Se a casa é para o dono de obra, porque é que o empreiteiro é que tem que correr os riscos dos aumentos dos materiais durante a execução da obra?
Por essa teoria é que alguns empreiteiros se esticam nos orçamentos.
Colocado por: ricardoantunesMas o empreiteiro também baixa quando o preço baixar? Ou é o sol na eira e a chuva no nabal?
Colocado por: DR1982E que tem isso? A casa é para o DO que lhe esta a pagar, nao esta a receber nenhum favor por parte do empreiteiro.
Mas sim ultimamente é essa a postura, os empreiteiros falam como se estivessem a fazer um favor aos DO.
O DO precisa do empreiteiro mas o empreiteiro sem DO’s vai cavar batatas.
Colocado por: Pickaxe
A revisão de preços é para cima ou para baixo, depende dos índices publicados em diários da república.
Isto é tão velho e parece que estou a contar uma novidade.
Colocado por: PickaxeIsso pelas minhas bandas nao é assim e ainda bem, chave na mao é chave na mão, nao ha ca alteração das regras a meio do jogo! Nem
Errado, quem tem que correr esses riscos é o DO.
Você anda a precisar de férias.
Colocado por: PickaxeEstou sim, emchave na mão sempre foi preço final, toda
Você não está a perceber nada do que eu estou a dizer.
Colocado por: DR1982nao ha ca alteração das regras a meio do jogo!
Colocado por: DR1982inclusive você era um dos que ha uns tempos defendia que chave na mão era a única forma dos DO saberem exatamente quanto a obra obra custar no final.
Colocado por: DR1982Estou sim, emchave na mão sempre foi preço final, toda
A gente sabe que chave na mao é maos caro precisamente pela garantia de que o preço acordado é o preço final, esse custo a mais é precisamente para o empreiteiro assumir todos os riscos da obra Inclusive o risco de aumento de certos preços!
Entao se o eletricista decidir que ja nao faz a obra por 10k e quer 20k o DO é que pague, nesse cenário o empreiteiro nem se preocupa em arranjar alternativas, procurar melhores preços, simplesmente passa o aumento ao DO e pronto!
Colocado por: PickaxeEntao o empreiteiro no orçamento tem de mencionar o preço de cada material assim como a margem de desconto, é isso?
Continua sem perceber nada, essas regras são negociadas antes da obra começar e ficam no contrato.
Chave na mão, sem cláusula de revisão de preços, nos dias atuais, só mesmo com orçamentos com margens de lucro bem grandes, depois não se queixem.
Nunca me viu dizer que chave na mão significa preço fixo. Isso é verdade apenas quando os preços estão estabilizados.
Colocado por: PickaxeObras publicas nao sao exemplo para ninguém, isso ha quem de orçamentos a perder porque ja sabe onde vai buscar o Lucro
Vá ler um bocadinho sobre revisão de preços nas obras públicas e depois volte cá para conversamos novamente sobre o assunto. Não vale a pena perder tempo com alguém que está a leste.
Colocado por: DR1982Entao o empreiteiro no orçamento tem de mencionar o preço de cada material assim como a margem de desconto, é isso?
E depois é feita uma revisão de preços pra cima ou pra baixo... por exemplo caixilharia custa 10k no orçamento, se eu arranjar uma empresa durante a obra que a faça por 9k o empreiteiro baixa 1k ao orçamento?