Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Na minha aldeia acabei de comprar, verbalmente, um terreno rural que nem número de porta tem apesar de estar ao lado de uma habitação. Acontece que, apesar de saber quem era o dono, tenho quase a certeza que o terreno não está registado e se estiver está no nome de uma terceira pessoa que já faleceu (contudo, os filhos sabem da existência do terreno e sabem de toda esta história e não há problemas nisso).

    A minha questão prende-se com o facto de: posso saber por meios online se o terreno está registado ou não, e se sim,qual o artigo matricial do terreno? Isto porque a minha rotina é a 130km do terreno e não tenho como ir à Conservatória do local, nem sei se na minha cidade têm informações sobre as outras cidades.

    Obrigado pela ajuda.
    • size
    • 20 junho 2022

     # 2

    Tem que começar por aquilo que se torna mais evidente.
    Já viu algum terreno com numero de porta ?
    Compete aos vendedores saberem, ou procurarem saberem, os dados do terreno, nomeadamente da matriz. De certo que o IMI estará a ser pago por alguém, pelo que através no nº matricial, poderão saber se está ou não registado na Conservatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luuisgmoura
  2.  # 3

    Colocado por: sizeTem que começar por aquilo que se torna mais evidente.
    Já viu algum terreno com numero de porta ?
    Compete aos vendedores saberem, ou procurarem saberem, os dados do terreno, nomeadamente da matriz. De certo que o IMI estará a ser pago por alguém, pelo que através no nº matricial, poderão saber se está ou não registado na Conservatória.


    Sim já vi terrenos com números de porta, não é frequente, é um facto, mas já vi e daí ter mencionado isso, mas estou a ver que não de todo relevante quando se trata de um "prédio rustico".

    Os vendedores também não sabem este tipo de informações, são pessoas já de idade e que nunca lidaram com as necessidades de registar este terreno em questão, daí a minha questão sobre a possibilidade de chegar até ao artigo matricial do terreno sem ter me de deslocar presencialmente à conservatória.
    • size
    • 20 junho 2022

     # 4

    Ao menos, nem sequer, sabem quem está a receber as Notas de Liquidação e a pagar o possível IMI, ?

    Ou trata-se de terreno omisso, quer nas Finanças, quer na Conservatória ?
  3.  # 5

    Colocado por: luuisgmoura
    Sim já vi terrenos com números de porta, não é frequente, é um facto, mas já vi
    olhe que nao... terrenos rurais?

    Colocado por: luuisgmouraOs vendedores também não sabem este tipo de informações
    são os unicos que o podem ajudar. eles é que pagam o IMI. é ver os numeros de matriz nessa papelada e ver qual é que corresponde

    Colocado por: luuisgmouradaí a minha questão sobre a possibilidade de chegar até ao artigo matricial do terreno sem ter me de deslocar presencialmente à conservatória.
    mesmo que vc vá à conservatória eles como lhe vão ajudar se vc nao tem os numeros de matriz?
 
0.0106 seg. NEW