Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: BigmouseA legislação da especialidade eléctrica diz me que projectos são necessários acima de 10,35kVA.

    Agora que em outras obrigam a que haja sempre projecto, não sei. Ainda não tive nenhum caso desses.


    Mas acha que se justifica o prpjeto eletrico ou qualquer eletricista faz um bom trabalho sem projeto?
    • snob
    • 3 julho 2022 editado

     # 22

    Só tenho ficha eletrotécnica na qual está prevista uma potência de 6,9 kva e projeto ITED.
  2.  # 23

    A legislação fala em projeto de carro elétrico. É uma planta com o tubo a deixar futuramente nem é uma instalação elétrica. Nem reserva equipada é obrigatório
    Concordam com este comentário: Bigmouse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  3.  # 24

    Acho importante um projecto simplificado, com definição de condições mínimas necessárias à instalação, a nível de quadros eléctricos, secção mínima para os cabos, circuitos de reserva....

    Acho que não vale a pena e estar a fazer um projecto completo com, pontos de luz e tomadas, só mesmo se for um projecto de execução. Até mesmo para a certificação devia ser um projecto simplificado.

    O último projecto que fiz, para uma potência de 20,7kVA, foi assim.

    Indicação das condições mínimas a que a execução devia obedecer, acompanhamento da execução com validação prévia das alterações e no final desenhava se tudo conforme executado, para pedir vistoria.

    Se fosse a fazer um projecto completo antes do início da obra, no final o cliente tinha de pagar as alterações e nova compilação do processo.

    Colocado por: DR1982Mas acha que se justifica o prpjeto eletrico ou qualquer eletricista faz um bom trabalho sem projeto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 25

    No meu caso, sendo uma moradia geminada com 3 pisos, está previsto (desenhado em obra) um quadro elétrico por piso.
    Acredito que isto deve corresponder às condições mínimas a que a execução deve obedecer.
  5.  # 26

    Sim é obrigatório um quadro de piso.

    Agora, qual é a distribuição dos circuitos, quantos diferenciais, quais as condições a que devem ser instalada a aparelhagem nas instalações sanitárias e ligações equipotenciais nas mesmas,....


    Tem de questionar o instalador, a descrição do que está a propor instalar.

    Colocado por: snobNo meu caso, sendo uma moradia geminada com 3 pisos, está previsto (desenhado em obra) um quadro elétrico por piso.
    Acredito que isto deve corresponder às condições mínimas a que a execução deve obedecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob, Majin
  6.  # 27

    Colocado por: BigmouseAgora, qual é a distribuição dos circuitos, quantos diferenciais, quais as condições a que devem ser instalada a aparelhagem nas instalações sanitárias e ligações equipotenciais nas mesmas,....


    Vou perguntar, mas como percebo pouco de eletricidade, vai ser tipo "burro a olhar para um palácio" :)
  7.  # 28

    Uma moradia metem um diferencial a cabeça no q geral de 30mA e cumprem a lei. Agora não fica bem servido na minha opinião..
  8.  # 29

    Colocado por: RicardoPortoUma moradia metem um diferencial a cabeça no q geral de 30mA e cumprem a lei. Agora não fica bem servido na minha opinião..

    Deve ter 1 diferencial por piso? E um disjuntor por cada linha direta a aparelhos elétricos? Será isto?
  9.  # 30

    Colocado por: RicardoPortoUma moradia metem um diferencial a cabeça no q geral de 30mA e cumprem a lei. Agora não fica bem servido na minha opinião..


    Metem quem, só por não ter projeto? O que não falta por aí são projetos elétricos chapa 5, assim como eletricistas chapa 5.
    ITED então é de fugir.

    Se a moradia tiver vários pisos, os diferenciais nem sequer devem estar em cascata, senão dispara o do R/c e o resto da casa fica sem energia, 2 diferenciais por piso independentes a cada quadro parcial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  10.  # 31

    A utilização de diferenciais em cascata, quando utilizada de acordo com as regras não tem problemas de seletividade.

    Com a utilização de quadros de classe II, só existe cascata de diferenciais se o executante não entender nada do que está a fazer.
  11.  # 32

    Por falar nisso, a quanto anda um projecto de electricidade para uma moradia?

    Colocado por: VarejoteMetem quem, só por não ter projeto? O que não falta por aí são projetos elétricos chapa 5, assim como eletricistas chapa 5.
    ITED então é de fugir.
  12.  # 33

    Colocado por: BigmousePor falar nisso, a quanto anda um projecto de electricidade para uma moradia?



    Só vi alguns de eletricidade e ITED "chapa 5", preços não sei.
  13.  # 34

    Colocado por: BigmousePor falar nisso, a quanto anda um projecto de electricidade para uma moradia?



    entre 300 a 500, depende da moradia, é o que tenho visto por aí
  14.  # 35

    Colocado por: RicardoPorto

    entre 300 a 500, depende da moradia, é o que tenho visto por aí


    Com ITED incluído?
  15.  # 36

    Sim
    Concordam com este comentário: Varejote
  16.  # 37

    Por isso é que são poucos os que faço para moradias. Não consigo esses preços.

    O último de ited que vi, levaram 85€...
  17.  # 38

    Por isso é que há os projetos de 5000 tudo incluído.. não se pode esperar milagres. Tem que ser tudo rápido e +/- chapa 5
  18.  # 39

    O pior é que posso garantir esse de 85€ estava inserido numa proposta global de mais de 8000€. E era uma moradia que no final deverá ficar em mais de meio milhão.

    O DO só tem acesso ao falar global fornecido neste caso pelo gabinete de arquitectura.
  19.  # 40

    Sendo o ited uma proforma..nesse projeto não vejo nenhuma ciência sinceramente, é como o do gás..
 
0.0224 seg. NEW