Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: BelhinhoEntão diga lá qual é o VAT da Aliexpress.

    O Aliexpress utiliza o chamado IOSS (Import One Stop Shop) e utiliza um número fiscal comunitário sediado na Holanda (onde é feita a introdução no mercado comunitário). O iva é calculado e cobrado à taxa do país de entrega do artigo. É o chamado DDP (Delivery and Duty Paid). Enquanto comprador, não tem (ou não deverá ter) que se preocupar com isto. Em todo o caso, pode acontecer ser notificado para desalfandear um artigo, então aí apresenta a fatura comercial (disponibilizada pelo AliExpress para todas as transações), que já conta com a indicação do IVA pago (penso que os CTT criaram um portal online para o desalfandegamento e aí apresenta a fatura).

    Tambem já fiz dezenas de compras desde Julho do ano passado e nunca necessitei fazer o desalfandegamento, até agora tudo bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o, Bruno.Alves
    • mboot
    • 22 junho 2022 editado

     # 22

    No entanto se escolher transportadoras como fedex, ups, etc... prepare-se para pagar quando chegar ao país um valor chorudo de taxa de desalfandegamento. Pelos ctt (eu escolho sempre envio standard aliexpress) não se paga mais nada.
  2.  # 23

    Vamos lá ver:
    1. Para alguma empresa cobrar IVA tem que ter um NIF (ou VAT) para que o estado que recebe a mercadoria possa também cobrar a essa entidade.
    2. Isto funciona apenas na UE. Se uma empresa tem o domicilio fora da UE, não pode cobrar IVA aos clientes. O IVA não existe na China. É o estado (através das alfandegas) do comprador que pode cobrar ao comprador. Isto e mais impostos de importação para protecção dos comerciantes nacionais.
    3. Para uma empresa fora da UE poder cobrar IVA e fazer respectiva contabilidade com as finanças do estado da UE tem que ter domicilio fiscal na UE ou nomear um seu representante fiscal.

    Por isso eu pergunto que é o VAT da empresa que lhes factura, porque se for os chinocas, estão a roubar-lhes 23% a encoberto de "IVA"...:-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
  3.  # 24

    Como já dissemos ioss...
  4.  # 25

    Ou papinha feita : https://ec.europa.eu/taxation_customs/ioss_en
    Concordam com este comentário: tigoncal
  5.  # 26

    Colocado por: mbootOu papinha feita :https://ec.europa.eu/taxation_customs/ioss_en
    E não é isso que eu digo? Veja no final: "Sellers registered in the IOSS need to apply VAT when selling goods destined for a buyer in an EU Member State. The VAT rate is the one applicable in the EU Member State where the goods are to be delivered. Information on the VAT rates in the EU is available on both the European Commission website and on the websites of national tax administrationsSearch for available translations of the preceding linkEN•••."
  6.  # 27

    Se a Aliexpress não está registada no IOSS e se não vem descriminado o código deles ou o VAT + o seu NIF, como é que as finanças vão buscar o IVA que lhes é cobrado a si? Nunca. Portando, você paga mas esse valor fica na China..
  7.  # 28

    Colocado por: BelhinhoSe a Aliexpress não está registada no IOSS e se não vem descriminado o código deles ou o VAT + o seu NIF, como é que as finanças vão buscar o IVA que lhes é cobrado a si? Nunca. Portando, você paga mas esse valor fica na China.
    Como é obvio, o AliExpress está registada no IOSS e incorporou uma empresa em espaço comunitário para esse fim, como lhe disse atrás com sede (e número fiscal) na Holanda.
    Colocado por: tigoncal
    O Aliexpress utiliza o chamado IOSS (Import One Stop Shop) e utiliza um número fiscal comunitário cediado na Holanda (onde é feita a introdução no mercado comunitário).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  8.  # 29

    Colocado por: tigoncalComo é obvio, o AliExpress está registada no IOSS e incorporou uma empresa em espaço comunitário para esse fim, como lhe disse atrás com cede (e número fiscal) na Holanda.
    OK. Tinha passado á frente esta sua informação.
    • ibyt
    • 22 junho 2022

     # 30

    Colocado por: BelhinhoSe a Aliexpress não está registada no IOSS e se não vem descriminado o código deles ou o VAT + o seu NIF, como é que as finanças vão buscar o IVA que lhes é cobrado a si? Nunca. Portando, você paga mas esse valor fica na China..

    Eles entregam o IVA às finanças na Holanda que depois entrega o IVA às finanças Portuguesas.
    Para tudo isto funcionar só precisam de saber em que país é que a mercadoria será entregue.

    Se o vendedor não cobrou IVA, então o comprador só consegue levantar a encomenda depois de pagar o imposto em Portugal.
    Concordam com este comentário: Belhinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vz1984, Paio
    • Paio
    • 22 junho 2022

     # 31

    O valor da compra é de 61€, já com o iva, antes de efetuar o pagamento no final diz, custo de envio 0, iva 11.20€, neste caso estes 11,20 será para a alfândega certo? e a encomenda vem direta para casa nem na alfândega passa é isso?
  9.  # 32

    Passa na alfandega mas é um processo automático. Não tem de fazer nem pagar mais nada para receber em casa. A partir de 150€ já poderá ter um processo diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
 
0.0193 seg. NEW