Tenho uma duvida em relação à melhor forma de fazer a interface teto falso lã de rocha e eletricidade/canalizações.
Na moradia que estamos em fase de especialidades iremos ter um teto falso e sobre ele lã de rocha. Qual o melhor método:
1- Toda a instalação de eletricidade e aguas passa por cima da lã de rocha e do teto falso; 2- A instalação elétrica e canalizações fica entre a lã de rocha e o teto falso, neste caso como se fixa a lã de rocha para criar um espaço em vazio?
já vi preconizarem o isolamento colado ao teto (laje), o que acha? se calhar não é tão eficaz no caso de ruidos das redes de esgotos e água? qual é a sua opinião?
Se fizer com a lã de rocha junto ao teto falso, terei de estar a furar o isolamento para todos os pontos de luz e pontos de VMC.
Por exemplo a VMC vai se de duplo fluxo, se a canalização da VMC estiver acima do isolamento não corro o risco de perder muita eficiência no isolamento?
conforme o que pretender. se for para isolar acusticamente deve ser em cima para não ficar perfurada pelas especialidades, se for para a térmica interior (redução de inércia) deve ser o mais perto do tecto falso. isto são os extremos, mas como não se sabe a constituição dessa parte na vertical - qualquer opinião é válida.
Colocado por: marco1já vi preconizarem o isolamento colado ao teto (laje), o que acha? se calhar não é tão eficaz no caso de ruidos das redes de esgotos e água? qual é a sua opinião?
Tambem conheço essa solução sim... aqui eu diria que a melhor solução é aquela que garantir uma aplicação o mais continua possivel.
a malta está habituada a pousar a lã em cima da estrutura do pladur, e tudo o que é diferente disso, há aquela resistencia à mudança... já vi quem tivesse colado chapas de eps no tecto, com espuma propria e tudo muito bem rematado, e depois claro tiveram de furar para meter o varão roscado... mas ficou um bom trabalho. aqui a mão de obra é que manda. desde que fique bem...
Na minha será colocado isolamento por cima da lage de 10cm EPS e dentro do teto falso será pousada lã de rocha de 5cm. Toda a instalação eletrica estará fixada à lage do telhado. Não tanto para isolamento mas tb vai ajudar claro, mas para diminuir o ruído das chuvas.