Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Nos casos da cozinha com múltiplos de 60 esta sempre safo
  2.  # 22

    Colocado por: DR1982Certo, mas se colocar 4.36cm ja sabe que nao vai dar, se for uma medida certa quase de certeza que consegue encaixar resolver a coisa

    e se for 4.50, dá?
    O arquiteto não sabe, a não ser que mande executar o projeto da cozinha numa empresa de cozinhas, ou no Ikea, antes da conclusão do projeto de arquitetura.
  3.  # 23

    Colocado por: DR1982Nos casos da cozinha com múltiplos de 60 esta sempre safo

    Errado, tenho aqui um exemplo fresquinho com uma dessas, tinha 3.60m, o problema é que existem umas "ilhargas" que o arquiteto desconhece. Tá a ver aquele módulo com o forno e microondas?, tem 60cm mas tem uma ilharga de cada lado com 16, 18 ou 20mm, que estraga as contas todas aos arquitetos e ao DR.
  4.  # 24

    Colocado por: Pickaxe
    e se for 4.50, dá?.

    Claro que dá, 4.40 + garrafeira. Fácil :)
  5.  # 25

    Colocado por: Pickaxeexistem umas "ilhargas"
    Pra que? Por causa do calor? Entao a frente nao faz 60?
  6.  # 26

    Colocado por: DR1982Pra que? Por causa do calor? Entao a frente nao faz 60?

    Veja esta cozinha, 2 módulos de 60cm, o forno tem 60, o frigorifico 60, mas tem 3 ilhargas, uma do lado esquerdo do frigorifico, outra a separar o frigorifico do forno e outra a separar o forno da bancada. Estes 2 módulos tem cerca de 126cm, normalmente os arquitetos metem 1.20m nos projetos. Andaram na mesma escola do DR :-))
      cozinha2.jpg
  7.  # 27

    Colocado por: Pickaxe
    Veja esta cozinha, 2 módulos de 60cm, o forno tem 60, o frigorifico 60, mas tem 3 ilhargas, uma do lado esquerdo do frigorifico, outra a separar o frigorifico do forno e outra a separar o forno da bancada. Estes 2 módulos tem cerca de 126cm, normalmente os arquitetos metem 1.20m nos projetos. Andaram na mesma escola do DR :-))
      cozinha2.jpg


    Por haver um ou outro exemplo de materiais fora do standard (assim como há divisões fora dos mesmos) não quer dizer que a grande maioria não lhe obedeça, e o standard é feito para encaixar na maioria dos materiais disponíveis no mercado, se o fabricante decide fazer coisas fora do standard é problema dele mas vai (ou deveria) reduzir-lhe as vendas bastante pois as pessoas por norma tiram as medidas antes de comprar os materiais e se não couber não compram.

    Nesse caso o fabricante do móvel com as ilhargas é que tem uma medida (126cm) que não obedece ao standard e isso teria de ser levado em conta antes de comprar o mesmo. Talvez eles descontem nos outros móveis para que a medida final se adapte ao standard (o que também é mau pois deixa de ser modular) ou talvez tenha sido feito à medida.

    Se não fossem medidas standard então se o proprietário decide mudar a cozinha mais tarde tinha de mandar vir um carpinteiro para lhe tirar medidas e fazer os móveis à medida em vez de ir somente ao Ikea buscar um standard já feito que cabe na divisão dele. A vantagem toda das medidas standard é essa poder comprar os móveis já pré-feitos (e MUITO mais baratos)
    Concordam com este comentário: Peper87, Hugo., desofiapedro
  8.  # 28

    Colocado por: Pickaxe
    Veja esta cozinha, 2 módulos de 60cm, o forno tem 60, o frigorifico 60, mas tem 3 ilhargas, uma do lado esquerdo do frigorifico, outra a separar o frigorifico do forno e outra a separar o forno da bancada. Estes 2 módulos tem cerca de 126cm, normalmente os arquitetos metem 1.20m nos projetos. Andaram na mesma escola do DR :-))
      cozinha2.jpg
    Não consigo entender, para mim os 60 sao a largura total dos caixotes, veja este por exemplo
      7518B79E-A9CF-410C-B04A-C454F27E2CBA.png
  9.  # 29

    Colocado por: DR1982Não consigo entender, para mim os 60 sao a largura total dos caixotes, veja este por exemplo

    Agora mostre um forno com 55cm de largura para esse caixote.
  10.  # 30

    Colocado por: Pickaxe
    Agora mostre um forno com 55cm de largura para esse caixote.


    https://www.fnac.pt/mp14409160/Forno-Eletrico-AEG-BPB23112ZM-72-L-55-cm-A-Aco-inoxidavel
  11.  # 31

    Colocado por: jserra12

    https://www.fnac.pt/mp14409160/Forno-Eletrico-AEG-BPB23112ZM-72-L-55-cm-A-Aco-inoxidavel

    Pois não conhecia,
    O meu é de 60cm, que é a medida standard, com medidas inferiores fica sempre limitado na escolha.
  12.  # 32

    Colocado por: Pickaxemeu é de 60cm, que é a medida standard,
    As ilhargas no seu caso pode-se ter justificado devido a alguma particularidade do forno. Até fui confirmar ali à cozinha do IKEA, e de facto forno e microondas estão lá encaixados sem qq ilharga, com frigorifico de encastrar ao lado.

    Mas concordo que é difícil deixar uma medida múltiplo de 6o a aquilo bater certo, falta sempre um canto aqui, um acrescento ali, sobretudo nos cantos. Mas nesses casos é comprar uma placa a mais do mesmo material e contratar um carpinteiro jeitoso. A cozinha nunca fica igual a uma feita à medida do espaço, mas o encaixe conseguido é bastante aceitável.
    • DR1982
    • 26 junho 2022 editado

     # 33

    Colocado por: Pickaxe
    Agora mostre um forno com 55cm de largura para esse caixote.
    Encontrei uma serie deles, este é
    um deles, este é beko, mas e encontrei Bosch, Siemens
      41C9AC92-85A9-4B96-B32C-FB23BFC2F0E2.jpeg
  13.  # 34

    Colocado por: DR1982Encontrei uma serie deles, este é
    um deles, este é beko, mas e encontrei Bosch, Siemens
      41C9AC92-85A9-4B96-B32C-FB23BFC2F0E2.jpeg


    Sim dos que vi também me parece ser a medida mais comum, 59x à frente e 555 atrás para encastrar mas como tudo tem de se medir antes de comprar mas com certeza encontra as medidas do Ikea e compania à venda em muitas casas
  14.  # 35

    Colocado por: DR1982Encontrei uma serie deles, este é

    Agora pergunte aqui ao pessoal do fórum para irem medir o forno encastrado, a ver se aparece algum com 55cm de largura :-))
  15.  # 36

    A discussão era se os arquitetos tem que saber estes pormenores quando fazem projetos de licenciamento
    • DR1982
    • 26 junho 2022 editado

     # 37

    Colocado por: Pickaxe
    Agora pergunte aqui ao pessoal do fórum para irem medir o forno encastrado, a ver se aparece algum com 55cm de largura :-))
    Querem ver que tenho um unicórnio em casa e nao sabia 😃
      001CB893-B961-43DB-AB73-785A6793C1EF.jpeg
      6FDED764-B71B-4314-8428-CE5F4CC6A309.jpeg
  16.  # 38

    Colocado por: Pickaxe
    Agora pergunte aqui ao pessoal do fórum para irem medir o forno encastrado, a ver se aparece algum com 55cm de largura :-))


    O forno não necessita de ter 55cm à frente só atrás a não ser que não seja encastrado (nesse caso estaria como parte de um fogão), medindo à frente teria os tais 59-e-qualquer-coisa e são quase todos de encastre e têm quase todos essas medidas (ou maior), dá para ver em vários sites como o da meireles como eu mencionei que mostra esquemas de encastre para cada modelo
  17.  # 39

    Aqui deixo o meu como exemplo também
      IMG_20220626_010143.jpg
    • eu
    • 26 junho 2022

     # 40

    Eu tenho uma cozinha IKEA, montada em 2010, usada intensivamente durante 12 anos, pelo que estou à vontade para opinar sobre este assunto. Deixo algumas opiniões:

    -Há 12 anos atrás, as cozinhas da IKEA eram muito mais baratas (e inovadoras) que as das empresas tradicionais. Eu cheguei a ter orçamentos de mais do dobro do que gastei. Mas fui eu que montei tudo. Atualmente já não é assim, as diferenças são mais ténues e sinceramente acho que atualmente já não compensa IKEA.

    -A ideia que as cozinhas IKEA são fracas e duram pouco é falsa. As ferragens são de qualidade superior, e após 12 anos de utilização intensiva, tudo continua a funcionar como no primeiro dia. Em termos de desgaste tenho alguns problemas com o lacado, mas a culpa foi nossa, pois não limpámos logo algumas gorduras e foram absorvidas pelo lacado. Ainda por cima branco.

    -A ideia que não é possível usar cozinhas IKEA com medidas não normalizadas na horizontal é falsa. Há várias soluções e módulos para tapar aqueles cm a mais que sobram. Contudo, na vertical as coisas já não são tão simples, e aí reside a vantagem das cozinhas à medida feitas nas empresas tradicionais: é possível aproveitar bem todo o espaço vertical.

    Concluindo, se tivesse que comprar uma cozinha hoje, provavelmente optaria por uma cozinha à medida, desde que o orçamento não fosse muito diferente.
    Concordam com este comentário: jserra12, Montijo21, Pasteleiro
 
0.0209 seg. NEW