Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.

Comprei recentemente um apartamento R/Cde 1950, que tem problemas de humidade do chão. Ao meu conhecimento, o prédio é construído em tabique. Foi há 10 anos metido 1 telhado novo no prédio bem como as fachadas arranjadas. A casa tem 2 frentes, 1 para a rua e outra para um terraço/logradouro. Ao meu conhecimento, não existe caixa de ar.

A casa foi remodelada há 4 anos. Tem janelas de vidro duplo e excelente arejamento. O chão é em soalho flutuante. Segundo me disseram por baixo do chão foi feita uma placa/betonilha de cimento aquando da remodelação.
    O apartamento foi todo remodelado há 4 anos, mas já existem ombreiras de portas podres, aí nos primeiros 20cm. As paredes também já têm pontos amarelados, especialmente nos cantos.

Quando comprei a casa à 4/5 meses decidi pintar a casa na totalidade para perceber quais os pontos chave de humidade. Para além disso em 2/3 sítios piores as paredes foram picadas e foi aplicada massa e pintura. No entanto, passado este tempo já começa novamente a surgir pontos amarelados nesses sítios.

Preciso de opiniões e ajuda do fórum para perceber quais as possíveis soluções para este problema, visto os empreiteiros com que falámos dão sempre a mesma solução: picar parede e aplicar massa. E isso já vi que não resolve nada.

Não tenho qualquer problema em arrancar o chão todo fora e começar de novo, mas preocupa-me o facto de mandar fazer isso para daqui a 1 ano ter a casa no mesmo estado.

Tentei deixar a melhor descrição possível no fórum, no entanto não sou nenhum expert nesta àrea.

Obrigado
      IMG_1328-min.JPG
      IMG_1326-min.JPG
      IMG_1325-min.JPG
  2.  # 2

(as imagens estão com acesso protegido)

Meu caro, sinto perfeitamente a sua dor, já tive de lidar com vários casos do género e nunca são simples. Para começar encorajava-o a não tentar resolver o seu problema de humidades ascendentes a 100%. É muito, muito mais caro resolver a 100% do que a 80 ou 90%.

Contudo, se quiser mesmo resolver completamente, esta seria a minha receita básica:

-Arrancar o chão todo, partir a betonilha que lhe fizeram estupidamente e cavar até ter uma caixa de ar com um tamanho decente (30 a 40 cms).
    -Fazer respiração (talvez com ventilação forçada) para o exterior da caixa de ar.
    -Reconstruir o soalho num material que permita trocas de humidade, como madeira.
    -Picar as paredes até ao osso.
    -Reconstruir as paredes com massas naturais à base de cal.
    -Acabar com tintas minerais respiráveis ou estuques pigmentados/sacrificiais.

Não lhe apetece gastar 50K a resolver uma humidadezinha?

-Comece por ter a certeza que as águas pluviais do seu prédio e dos à volta estão a ser bem conduzidas para a rede de esgotos.
    -Tenha a certeza que a água que lhe cai no quintal é drenada e não ensopa o terreno.
    -Faça o que pode do lado da rua para escoar água para longe do prédio sem dar cavaco a ninguém.
    -Passe uma massinha e uma tinta e volta a visitar o tópico para o ano. Se o amarelo o incomodar demasiado, meta uma cómoda à frente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, tintina
  3.  # 3

Isto é útil para a remodelação que vou ter que fazer também numa casa antiga e térrea.

E se tivermos um canteiro junto à casa? A água vai penetrar no terreno de certeza. Teria que fazer impermeabilização do solo à volta de toda a casa?

Por acaso os nossos empreiteiros também sugeriram a tal da betonilha, em vez de caixa de ar. E até teriamos possibilidade de a fazer, até porque no lado da casa mais em risco de humidades, por ter precisamente esse tal canteiro junto à parede, até vamos subir o chão precisamente cerca de 40 cm. Nesse caso, faria mais sentido deixar a tal caixa de ar. E depois o chão assenta em quê? Não é betonilha é que que material?

E achei que madeira no chão seria pior, precisamente porque poderia apodrecer. Não?
  4.  # 4

Vamos lá por partes:

-O soalho de madeira assenta em vigas de madeira que podem estar suspensas sem tocar na terra ou apoiadas em postes. Desde que qualquer humidade que apareça tenha por onde evaporar, a madeira (esperançosamente de qualidade) não apodrece nem em 100 anos. Há outras maneiras de fazer a coisa, para quem não gosta de vigas de madeira, como usar tijolos de cimento como apoio ventilado.

-Fazer uma betonilha sem fazer uma óptima drenagem também (90% dos casos) é caminho andado para aparecerem humidades graves e destrutivas um ano depois. Tenha um técnico do seu lado que a aconselhe nestas escolhas, vale bem o dinheiro.

-Se tiver um canteiro junto à casa é melhor que esteja prevista uma maneira de o impermeabilizar ou de drenar a água, claro. Mas não é o fim do mundo. O maior problema de longe é a agua da chuva que não seja bem canalizada para fora do terreno.
  5.  # 5

Colocado por: zemvpferreira(as imagens estão com acesso protegido)

Meu caro, sinto perfeitamente a sua dor, já tive de lidar com vários casos do género e nunca são simples. Para começar encorajava-o a não tentar resolver o seu problema de humidades ascendentes a 100%. É muito, muito mais caro resolver a 100% do que a 80 ou 90%.

Contudo, se quiser mesmo resolver completamente, esta seria a minha receita básica:

-Arrancar o chão todo, partir a betonilha que lhe fizeram estupidamente e cavar até ter uma caixa de ar com um tamanho decente (30 a 40 cms).
    -Fazer respiração (talvez com ventilação forçada) para o exterior da caixa de ar.
    -Reconstruir o soalho num material que permita trocas de humidade, como madeira.
    -Picar as paredes até ao osso.
    -Reconstruir as paredes com massas naturais à base de cal.
    -Acabar com tintas minerais respiráveis ou estuques pigmentados/sacrificiais.

Não lhe apetece gastar 50K a resolver uma humidadezinha?

-Comece por ter a certeza que as águas pluviais do seu prédio e dos à volta estão a ser bem conduzidas para a rede de esgotos.
    -Tenha a certeza que a água que lhe cai no quintal é drenada e não ensopa o terreno.
    -Faça o que pode do lado da rua para escoar água para longe do prédio sem dar cavaco a ninguém.
    -Passe uma massinha e uma tinta e volta a visitar o tópico para o ano. Se o amarelo o incomodar demasiado, meta uma cómoda à frente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tintina

Obrigado pelo comentário! Já actualizei o post com as imagens actualizadas.

Em relação à localização das infiltrações deixo aqui a imagem abaixo:

Pode-se ver que a maioria dos casos acontece no corredor interno da habitação. As paredes em contacto com o exterior não têm nenhuma humidade de mais comparada com a existente no corredor central.
      IMG_1330-min.jpg
  6.  # 6

Ora, muito gosto. Como é que a localização dos pontos de maior humidade pode ou não estar relacionado com a origem da água que lhe sobe pelas paredes já é uma questão que me ultrapassa, mas olhando para a planta que fez não mudo de opinião sobre o problema ou solução.
  7.  # 7

Colocado por: zemvpferreiraOra, muito gosto. Como é que a localização dos pontos de maior humidade pode ou não estar relacionado com a origem da água que lhe sobe pelas paredes já é uma questão que me ultrapassa, mas olhando para a planta que fez não mudo de opinião sobre o problema ou solução.

Pois, possível que tenha influência, eu como não tenho conhecimento da àrea não posso afirmar nada!

Colocado por: zemvpferreira-O soalho de madeira assenta em vigas de madeira que podem estar suspensas sem tocar na terra ou apoiadas em postes. Desde que qualquer humidade que apareça tenha por onde evaporar, a madeira (esperançosamente de qualidade) não apodrece nem em 100 anos. Há outras maneiras de fazer a coisa, para quem não gosta de vigas de madeira, como usar tijolos de cimento como apoio ventilado.

-Fazer uma betonilha sem fazer uma óptima drenagem também (90% dos casos) é caminho andado para aparecerem humidades graves e destrutivas um ano depois. Tenha um técnico do seu lado que a aconselhe nestas escolhas, vale bem o dinheiro.

-Se tiver um canteiro junto à casa é melhor que esteja prevista uma maneira de o impermeabilizar ou de drenar a água, claro. Mas não é o fim do mundo. O maior problema de longe é a agua da chuva que não seja bem canalizada para fora do terreno.

A casa foi remodelada há uns 4 anos, sendo o chão antigo todo arrancado. Em madeira no prédio só as escadas restam.

A sua ideia da betonilha de facto é interessante. Deve ser necessário arrancar a já existente de todas as divisões calculo. O que é que é uma boa drenagem?

Nos próximos dias vou inspeccionar com cuidado a fachada do prédio de ambos os lados e tentar perceber como impermeabilizar melhor.
  8.  # 8

Uma boa drenagem é aquela em que toda a água das chuvas que cai no seu terreno/telhado é evacuada imediatamente para a rede de águas pluviais municipal. Nem uma gota infiltra no terreno e portanto nem uma gota aparece nas suas paredes mais tardes.

Sendo mais realista, ter uma boa drenagem significa ter caleiras que recolhem toda a água que cai no telhado e nas varandas e a dirige para longe da casa, seja para evacuar num canto do quinta ou (muito melhor) num grelha pluvial. Significa também ter alguma solução que recolha e evacue a água que cai à volta da casa, como uma drenagem perimetral de boa dimensão. Não são coisas super caras ou complicadas e ajudam muito.

Quanto a tirar a betonilha...eu não me metia nisso mas é de facto a solução mais certa. De longe a mais cara, também. Comece por meter umas fotos das caleiras, tubos de queda, exterior, por pensar na drenagem e depois só depois considere queimar euros em demolições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio

0.0143 seg. NEW