Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: NB_ViseuQuanto a ter uma casa grande... É o que quero. Também de 400 m2 parece-me um exagero para as nossas necessidades (mesmo contando com escritório em casa). Mas 400 m2, incluindo sotão e cave/garagem é mais ou menos (para menos) o que andamos à procura.
    Então é uma casa semelhante. Mas é mesmo muita área para aquecer. Ao menos garanta que a escada dá para fechar quer para a garagem, quer para o Sotão.

    Eu nem sei qual é o melhor sistema de aquecimento para aquecer uma casa dessa dimensão. Em Viseu usa-se muito aquecimento a lenha (é barata), mas implica trabalho e não acho que seja muito eficiente para tanta área em vários pisos. A pellets, e PRH terá o problema dos custos mensais, que no caso de Viseu poderá ser considerado necessário aquecimento de out/nov-maio/junho dependendo dos anos.

    Acho mesmo que para essas áreas é melhor ir para uma casa mais recente, com sistema ETICs de pelo menos 10 cm e com um bom sistema de aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NB_Viseu
  2.  # 22

    Colocado por: sky3205Olá sou de Viseu e concordo inteiramente consigo. Os preços estão na hora da morta e há muita, mas mesmo muita construção má.

    Numa remodelação coloquei pellets e gosto bastante, aquece bastante e não suja muito. Também pusemos AC, considero essencial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NB_Viseu


    O AC podemos sempre pensar em colocar mais tarde. Mas eu prefiro que a casa seja mais quente do que mais fria. Acho sempre mais fácil (barato) refrigerar a casa do que aquecê-la. Normalmente acordo às 5h30 da manhã, há sempre a possibiidade de abrir as janelas para ajudar o fresco da madrugada refrigerar a casa. E mesmo com AC, à partida seria sempre mais utilizado na altura de produção de energia solar, pelo que o custo não seria absurdo. Já para aquecer é ao contrário, quando existir mais necessidade de aquecimento é quando não há energia solar (menos horas de sol e normalmente em período nocturo).

    Ainda assim, não sou muito fã dos pellets. Primeiro porque tenho muita lenha disponível (tenho vários terrenos de pinhal e castanheiros na zona, sempre com muitos sobrantes), segundo porque acredito que o aquecimento a pellets (embora muito mais limpo) passará a ser o actual aquecimento a gasóleo (o preço irá aumentar significativamente) e a manutenção é mais cara.

    O ideal em aquecimento era ter aquecimento central a lenha. Ainda ontem vi uma moradia que a mediadora disse que tinha aquecimento central a lenha, ou seja, supostamente o recuperador de calor na sala tem uma caldeira integrada que distribui a água pelos radiadores espalhados pela casa (tem associado um aquecimento a gasóleo que agora está sem funcionar). Mas como confirmar isso e não que se trata de um recuperador de calor normal...? É esse o tipo de situações que me deixa muito desconfortável (não há facturas de nada...).
  3.  # 23

    Colocado por: A. MadeiraEm Seia:https://www.remax.pt/imoveis/venda-moradia-t4-seia-torrozelo-e-folhadosa/120611297-17


    Por exemplo, isto é um absurdo. Em Seia (e não é cidade de Seia ou periferia próxima), uma moradia já antiga a necessitar renovação urgente de WC e cozinha, por 300 mil euros. Fora outros aspectos (piscina não licenciada), 4 quartos (sendo 2 em sótão esconso), sem terreno abundante à volta, azulejos nas partes comuns (sim, sei que até é positivo para a manutenção mas simplesmente - isso já é gosto pessoal - acho feio e velho, e claro com uma climatização dos anos 80...
  4.  # 24

    Colocado por: Vítor MagalhãesOra bem, teto de 320.000 Eur para comprar uma casa?
    Tem mesmo que viver em cima da confusão urbana ou podem afastar-se para as zonas limítrofes?
    O que não falta nas beiras (interiores) são pechinchas a precisarem de uns miminhos que depois de prontas ficam por bem menos de metade desse orçamento. E qualquer uma delas bem melhorpara viverlonge das buzinas e das sirenes da grande cidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NB_Viseu


    Do que temos visto e face às nossa necessidades futuras, temos preferência por moradias fora do centro urbano (até porque por estes valores são impossíveis, mesmo com muitas obras para fazer). Depois temos preferência pela periferia de Viseu (até 10 km, no máximo), não tanto pelos adultos, mas a pensar nas deslocações diárias das crianças (escola e actividades). E preferimos moradias sem necessidade de renovações ou obras, dado que a ideia é comprar e mudar, sendo que gostaria de ter, pelo menos, uns 200 m2 de terreno para fazer algumas coisas futuras (anexo de escritório ou piscina, por exemplo).

    O tecto de 320 mil comprava muitas moradias boas no ano passado... neste momento compra quase nada que não seja geminado, com terraços mínimos ou então imóveis a precisar de muita manutenção e obras de fundo (com os riscos aí associados...). Por exemplo, em Nelas (zona mais longe onde já fiz visitas) está à venda uma moradia por 220.000 euros que é recente . Mas é de banco e pelas fotos, com uns largos milhares ficava fina (segundo a mediadora tinha 3 orçamentos de recuperação por 15.000 euros).
    Visitei a moradia e CREDO!!!. É construção em LSF mas quase todos os pladurs estão defeitos (paredes e tectos) e precisa de renovação urgente em todas as portas (são de correr e a maioria estão todas inchadas). Além disso, claro, as pinturas gerais...
  5.  # 25

    Colocado por: HAL_9000Então é uma casa semelhante. Mas é mesmo muita área para aquecer. Ao menos garanta que a escada dá para fechar quer para a garagem, quer para o Sotão.

    Eu nem sei qual é o melhor sistema de aquecimento para aquecer uma casa dessa dimensão. Em Viseu usa-se muito aquecimento a lenha (é barata), mas implica trabalho e não acho que seja muito eficiente para tanta área em vários pisos. A pellets, e PRH terá o problema dos custos mensais, que no caso de Viseu poderá ser considerado necessário aquecimento de out/nov-maio/junho dependendo dos anos.

    Acho mesmo que para essas áreas é melhor ir para uma casa mais recente, com sistema ETICs de pelo menos 10 cm e com um bom sistema de aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NB_Viseu


    Sim, esses bloqueios de ar estão acautelados. dos 400 m2 como área máxima, na verade, apenas cerca de 250 seriam habitados (e nem sempre, porque pretendemos ter quarto de visitas).

    Como bem diz, o ideal será ter um bom sistema de isolamento (concordo com os 10 cm de ETICS, pelo menos) ou então parede dupla com isolamento (telhado com isolamento superior), associado a um bom sistema de aquecimento...
    Mas como confirmar isso?
    Vou-lhe dar um exemplo: na sexta-feira visitei uma casa que, segundo a mediadora, foi revestida a capoto (perguntei se 8, 10 ou 12 e ela respondeu 12... mas nem devia saber de que estava a falar). Ora, a verdade é que a moradia tem calçada à toda a volta (original da construção). Se a moradia tivesse sido revestida a capoto, teria de ter aumentado a largura das paredes para o exterior e isso seria visível quer nas umbreiras das janelas/portas, quer no facto da calçada em volta ter sido mexida (a menos que não tenha sido colocado até à cota soleira). Não havia qualquer sinal disso...
    A conclusão óbvia: será falso? E como confrontar a mediadora com isso? Perguntei se havia facturas dos trabalhos... disse que havia um orçamento e que não foi nada facturado, só as obras no interior (duas WC)... Como confirmar esta "história"? Só se meter um berbequim pela parede adentro, numa zona não visível :)
    Nem sei quanto é que podia custar revestir aquilo tudo a capoto (3 pisos) mas imagino que fosse um trabalho para largos milhares de euros.
    Resultado: apesar da moradia ser interessante, como estava no meu limite máximo, acabei por nem interessar em fazer proposta... É que, ter ou não capoto (ETICS), numa moradia geminada acaba por ser significativamente diferente de uma moradia isolada. E isolar um sotão não é o mesmo que revestir uma moradia... :)
  6.  # 26

    Colocado por: NB_ViseuVou-lhe dar um exemplo: na sexta-feira visitei uma casa que, segundo a mediadora, foi revestida a capoto (perguntei se 8, 10 ou 12 e ela respondeu 12... mas nem devia saber de que estava a falar).
    Se tiver mesmo interesse peça os projetos. Não quer dizer que tenha sido executado assim, mas pelo menos ficava com uma ideia. Além do mais se tiver capotto o NB confirma logo ao bater na parede. O capotto tem um som "oco", ao passo que parede em alvenaria não revestida, quase não faz barulho. Pode também confirmar a grossura do mesmo através da largura da parede exterior. Geralmente tem bloco térmico (30cm)+ grossura capotto. Se for parede dupla + capotto, é fazer as contas.


    Colocado por: NB_ViseuNão havia qualquer sinal disso...
    Se foi aplicado posteriormente sim, notar-se-ia. Dependendo de como foi feito o trabalho, até se devia notar nas pedras das janelas e portas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NB_Viseu
  7.  # 27

    Colocado por: HAL_9000Se tiver mesmo interesse peça os projetos. Não quer dizer que tenha sido executado assim, mas pelo menos ficava com uma ideia. Além do mais se tiver capotto o NB confirma logo ao bater na parede. O capotto tem um som "oco", ao passo que parede em alvenaria não revestida, quase não faz barulho. Pode também confirmar a grossura do mesmo através da largura da parede exterior. Geralmente tem bloco térmico (30cm)+ grossura capotto. Se for parede dupla + capotto, é fazer as contas.


    Se foi aplicado posteriormente sim, notar-se-ia. Dependendo de como foi feito o trabalho, até se devia notar nas pedras das janelas e portas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NB_Viseu


    Exactamente. Era essa mesma a ideia que tinha. Na parte exterior das pedras das janelas e portas, devia existir uma folga muito menor face ao inicial para acomodar o capotto (embora para saber o tipo de capotto e a grossura do mesmo, só mesmo com as facturas/projectos), além do som, dado aquilo não deixa de ser "esferovite" face à parede de alvenaria.

    Duvido que tenha tijolo térmico, é uma moradia do final dos anos 80. Quanto muito, terá parede dupla e terá sido essa a razão que os levou a reforçar o isolamento com capotto. Ainda que me tenham dito que o capotto foi colocado porque a casa tinha humidades... (então com o capotto que supostamente colocaram, deve ter ficado bem melhor :) )

    Já agora, o que acham deste revestimento? A foto é de um muro mas toda a moradia está revestida com isto... (sim, é casa de emigrante, cada vez se vêem mais à venda)
      foto exterior moradia farma.jpg
  8.  # 28

    Colocado por: NB_Viseu

    Do que temos visto e face às nossa necessidades futuras, temos preferência por moradias fora do centro urbano (até porque por estes valores são impossíveis, mesmo com muitas obras para fazer). Depois temos preferência pela periferia de Viseu (até 10 km, no máximo), não tanto pelos adultos, mas a pensar nas deslocações diárias das crianças (escola e actividades). E preferimos moradias sem necessidade de renovações ou obras, dado que a ideia é comprar e mudar, sendo que gostaria de ter, pelo menos, uns 200 m2 de terreno para fazer algumas coisas futuras (anexo de escritório ou piscina, por exemplo).

    O tecto de 320 mil comprava muitas moradias boas no ano passado... neste momento compra quase nada que não seja geminado, com terraços mínimos ou então imóveis a precisar de muita manutenção e obras de fundo (com os riscos aí associados...). Por exemplo, em Nelas (zona mais longe onde já fiz visitas) está à venda uma moradia por 220.000 euros que é recente . Mas é de banco e pelas fotos, com uns largos milhares ficava fina (segundo a mediadora tinha 3 orçamentos de recuperação por 15.000 euros).
    Visitei a moradia e CREDO!!!. É construção em LSF mas quase todos os pladurs estão defeitos (paredes e tectos) e precisa de renovação urgente em todas as portas (são de correr e a maioria estão todas inchadas). Além disso, claro, as pinturas gerais...


    Não tinha noção desses preços em Viseu, mas eu consigo encontrar casas com grande dignidade, senão mesmo, de valor arquitetónico e cultural na zona de Vouzela, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades, a preços decentes.
    Apresento abaixo o contacto de um gabinete de projetos de engenharia e arquitetura de Vouzela, responsável e competente (trabalha em conjunto com outro gabinete especializado em projetos de térmica da zona):
    https://www.atelier3670.pt/ (eng geral e arq)
    e
    https://www.facebook.com/TecnoAPA/ (especial térmica)
  9.  # 29

    Colocado por: NB_Viseu
    O AC podemos sempre pensar em colocar mais tarde. Mas eu prefiro que a casa seja mais quente do que mais fria. Acho sempre mais fácil (barato) refrigerar a casa do que aquecê-la. Normalmente acordo às 5h30 da manhã, há sempre a pos


    Nem pensar.... vivi a maioria da minha vida em casas com fraco isolamento termico em que estávamos pior dentro de Casa no verão do que no exterior. Noite mal dormidas, não conseguir refrigerar a casa por nada, estar sempre transpirada... Então qnd era para cozinhar era mesmo terrível e acredite que sou friorenta como a sua mulher.

    É bem pior ter uma casa super quente do que uma fria. Agora, claro, o ideal é nao ter nem uma nem outra
    Concordam com este comentário: htavares73
  10.  # 30

    Uma coisa a ter em consideração é que é francamente mais fácil arrefecer passivamente as casas do que aquecer. Desde que a exposição solar no verão seja controlada, não hajam telhados de metal sem isolamento e haja possibilidade de estabelecer correntes de ar, tudo se faz. Eu sou encalorado que chegue para dormir de janela aberta no inverno (e apenas com um edredon muito fino) e nunca tive ar condicionado na vida. Na minha casa actual fiz uma pré-instalação de a/c que está para ser usada há quatro anos.
    Concordam com este comentário: htavares73
    • RCF
    • 30 junho 2022

     # 31

    em Viseu ainda existe o NB?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 32

    Colocado por: RCFem Viseu ainda existe o NB?
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Existir penso que exista, sou de la perto e só la fui 2 vezes 😅
  12.  # 33

    Efectivamente, para comprar casa na beira interior faz bem em preocupar-se com isolamento e qualidade de construção. Mas também sou da opinião que não adianta tentar comparar equipamentos de energias renováveis e o corte térmico das janelas... Para isso mais vale comprar velho e remodelar. E, aí sim, escolher a nosso gosto.

    Claro que para comprar a precisar de obras, também necessita de um empreiteiro. Outra profissão cujos honorários (e custo de materiais, etc) têm subido em flecha...

    O meu conselho seria o de esperar mais uns tempos... Com as taxas a subir e a inflação a acompanhar, o mercado vai ter que ajustar. Ou isso ou vamos mesmo ser invadidos por estrangeiros com grande poder de compra, mas pessoalmente nunca acreditei muito nessa história...
  13.  # 34

    Colocado por: NB_Viseu

    Por exemplo, isto é um absurdo. Em Seia (e não é cidade de Seia ou periferia próxima), uma moradia já antiga a necessitar renovação urgente de WC e cozinha, por 300 mil euros. Fora outros aspectos (piscina não licenciada), 4 quartos (sendo 2 em sótão esconso), sem terreno abundante à volta, azulejos nas partes comuns (sim, sei que até é positivo para a manutenção mas simplesmente - isso já é gosto pessoal - acho feio e velho, e claro com uma climatização dos anos 80...


    Negoceie isso muito bem, se possível com a ajuda de um avaliador. Os sites ajudam pouco porque comparam o valor que a imobiliária pede no anúncio e não faz as contas com o valor que realmente foi vendido, por isso, sites como o Imovirtual dizem muitas vezes que "o imóvel está abaixo do preço normal" para um determinado lugar.
    Um apartamento T2 ao lado do meu, de 1986, sem obras de renovação, sem GN, ainda com rede de água a ferro galvanizado, esteve as duas primeiras semanas à venda por 175k€, agora está a 160k€, mas acredito que seja vendido por apenas 125k€, porque é o valor que normalmente são vendidos os T2 aqui.
    Esta semana vi propriedades no interior, sem grande valor extraordinário, mas à venda por valores que nem lembra o diabo. Estive a falar com vizinhos em relação a uma quinta, e disseram-me que o proprietário já lhes tinha perguntado se estavam interessados mas ninguém se interessou e houve um que disse que foi-lhe pedido um valor ligeiramente mais alto que METADE do valor que a imobiliária pede.
 
0.0220 seg. NEW