Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou na fase de projeto da minha moradia, e gostava de preparar a casa para 2 carregadores de veículos elétricos (11kW). (neste momento não tenho nenhum carro elétrico, mas estou a pensar em adquirir em 5-6 anos)

    A casa a nível de projeto de canalizações, cabos e aparelhagem está pensada/projetada para 27.6kVA (trifásico).

    Questões:
    1- Vale a pena licenciar a casa agora para os 27,6KVA trifásico. Falar com a E-Redes para pensarem no ramal para essa potencia, mesmo que depois apenas contrate 6,90 kVA monofásico até ter veiculo elétrico.
    2- Apenas licenciar a casa para 6,90 kVA monofásico, sem apresentar projeto, e apenas depois quando tiver os carros elétricos licenciar para a potencia 27,6kVA trifásico?

    Por qual opção me aconselhavam?
    • marq
    • 28 junho 2022

     # 2

    Informe a E-Redes da necessidade futura de aumento de potência para deixarem tudo pronto até ao contador a instalação feita. Do contador até casa o seu eletricista que prepare a instalação para o futuro, e depois quando tiver carro elétrico (veiculo poluidor a médio prazo por as baterias não se podem reciclar para além da destruição que as explorações de lítio provocam ao nosso meio ambiente), é só pedir aumento de potência e ligar.

    O futuro realista são os carros a células de hidrogênio.
  2.  # 3

    27,6kVA parece-me demasiado para uma moradia, honestamente. Há aqui quem tenha 2 VE em casa e tenha apenas 5,75kVA (claro que isto depende dos km diários que cada um faz). Só no termo de potência vai custar horrores, além de que acho (sem certezas) que acima de 20,7kVA já ser obrigatório tri-horário
    Terá mais alguma carga trifásica que não os VE? Se não, acho que no máximo 10,35kVA monofásicos seriam a opção mais inteligente, até porque facilmente instala painéis FV e, porque não, baterias. Daqui a 5-6 anos é de esperar que os valores sejam mais apetecíveis que actualmente.
    É muito mais fácil (e barato) ter painéis e baterias numa instalação monofásica do que numa trifásica.

    Dito isto, se pretende mesmo ter tanta potência (ou mesmo os 20,7kVA que acho que seria o limite), o ideal é licenciar desde logo. Os processos na e-redes não são conhecidos pela sua rapidez :-(
  3.  # 4

    Colocado por: houizealar com a E-Redes para pensarem no ramal para essa potencia,

    De certeza que tem isso disponivel? se não tiver, pode pagar a suas custas o valor do ramal.
    Fale com o eng. electrotecnico do seu projecto.
    13.8kVA, não lhe chega!? em monofasico.
  4.  # 5

    Vou questionar a E-Redes para tentar obter mais alguma informação
 
0.0108 seg. NEW