Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 30 junho 2022

     # 61

    Apenas lhe tentei mostrar um outro lado da moeda...
    Voltando ao cerne da questão, a casa está em nome dos seus pais, sendo propriedade integral deles. Eles é que perante as autoridades, nomeadamente a Câmara Municipal, são responsáveis pela construção ilegal.
    Acho muito difícil, apesar de não impossível, dividir a casa em duas frações. Mas, pode começar por aí. Tente, ou diretamente nos serviços de urbanismo municipal ou através de um arquiteto, ver dessa viabilidade.
    Em alternativa, pode ver da possibilidade de um acordo com o irmão, de modo a que ele possa vir a ficar com a casa toda, quer comprando a sua (futura) parte, que podendo você ser compensado de outra forma (outras propriedades ou dinheiro dos pais).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jmalves
  1.  # 62

    Colocado por: primaveraEm tempos os meus pais também se lembraram de dar parte da casa deles á minha irmã e cunhado e pediram a minha opinião. Na altura eles viviam em casa arrendada e eu casa própria (pagando ao banco claro)
    Eu só disse: mas e a mim vão me dar no mínimo 300€/mês para me compensar? Claro que não Primavera, a tua irmã paga renda tu tens casa..
    Ou seja a minha irmã ia pagar 0€ de habitação e eu continuava a pagar a prestação ao banco e iamos continuar a ser todos felizes. Só que não. Eu defendo sempre a igualdade e os meus pais compreenderam que não seria justo e não foram com esta decisão a avante.

    Compreendo muito o Jmalves, compreendo que não é por viver a 400km que não dará apoio agora e mais tarde.
    Concordam com este comentário:NLuz


    Está a ver como me compreende? Sentiu-se injustiçada certo? É o que sinto. Para além de tudo sou completamente contra coisas ilegais mas as pessoas parecem não entender isso. Por mim podiam dar a parte de baixo ao meu irmão mas pelo menos faziam tudo dentro da lei para não me prejudicarem entende?
  2.  # 63

    O problema é pensarmos no que os outros nos vão deixar ou não.
    O meu pai tem uma casa na qual vive a minha irmã não pagando qualquer despesa, nem luz nem net, e etc. Paga a comida é normal. O meu pai nem vive nessa casa, e eu sinto me "deserdado" com isso? Claro que não o meu pai faz o que quer é dele foi ele que ganhou e suou para ter o que tem. Eu só não fiquei na casa porque quis ter a minha independência.
    Vou agora pedir 300€ para pagar prestação ao meu pai?
    Por amor da santa, para mim cada um só é dono daquilo que trabalha e ganha para fazer. Não pensem tanto em herança que hoje pode ser muito, amanhã pode ser nada.

    E atenção eu já sou herdeiro que a minha mãe já faleceu.
    Concordam com este comentário: RCF, sousa80
  3.  # 64

    Colocado por: RCFApenas lhe tentei mostrar um outro lado da moeda...
    Voltando ao cerne da questão, a casa está em nome dos seus pais, sendo propriedade integral deles. Eles é que perante as autoridades, nomeadamente a Câmara Municipal, são responsáveis pela construção ilegal.
    Acho muito difícil, apesar de não impossível, dividir a casa em duas frações. Mas, pode começar por aí. Tente, ou diretamente nos serviços de urbanismo municipal ou através de um arquiteto, ver dessa viabilidade.
    Em alternativa, pode ver da possibilidade de um acordo com o irmão, de modo a que ele possa vir a ficar com a casa toda, quer comprando a sua (futura) parte, que podendo você ser compensado de outra forma (outras propriedades ou dinheiro dos pais).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jmalves


    Obrigado pela resposta. Era só isto que queria saber mas infelizmente as pessoas sem saberem da "missa a metade" julgam, criticam, apontam o dedo, fugindo ao tópico. Já me esclareceu assim como outras pessoas. Tenha um bom dia.
  4.  # 65

    Colocado por: JmalvesPor mim podiam dar a parte de baixo ao meu irmão mas pelo menos faziam tudo dentro da lei para não me prejudicarem entende?
    Não mate a cabeça homem. O seu irmão é que corre riscos, não é você. Ele é que lá investiu dinheiro, e metade do valor da casa, será (em principio) um dia seu entende?

    O único risco que você corre é os seus pais fazerem um testamento a ceder parte da cota disponível ao seu irmão, mas isso não irá ocorrer. Doação da casa ao seu irmão não podem fazer sem o seu acordo, vender também não. Usar um intermediário e fazer duas vendas podem, mas era fácil de provar que foi esquema.

    Portanto, esperemos que daqui a muitos, muitos anos, quando tiverem de dividir a herança, você só tem de dizer ao seu irmão: Muito bem menino, isto é 50: 50. vamos chamar o avaliador e se quiseres ficar com a casa pagas-me metade. Se não o tribunal vende a casa e cada um vai fica com a sua parte. Se você quiser até desconta eventuais valorizações que o seu irmão fez na casa, se não quiser, metade é seu, ele investiu numa bem que não é dele. Nessa altura não vai interessar para nada a vontade dos seus pais (em termos legais, se interessa para vocês é outra coisa), vai interessar sim o que está registrado legalmente. Os seus interesses em principio estão salvaguardados.

    Quanto ao facto de o seu irmão não pagar renda, prepare argumentação:
    -É a compensação pelo dinheiro que ele investiu na casa, logo quando for para dividir é mesmo 50:50 incluindo as obras que ele fez.

    Depois ele terá mais "obrigação" de cuidar dos seus pais, e mais irá ajudar quando eles ficarem mais idosos.

    Por fim, e dito por alguém que infelizmente também teve de ir trabalhar para longe dos pais, vá mais vezes a casa dos seus pais. Aproveite a companhia deles enquanto pode. Crie memórias boas, convide-os para eles irem a sua casa amiúde, divirtam-se. Um dia mais tarde vai agradecer casa segundo que agora poder aproveitar com eles. Deixe os problemas para depois.
    Concordam com este comentário: Pereira_89, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jmalves
  5.  # 66

    Colocado por: HAL_9000Não mate a cabeça homem. O seu irmão é que corre riscos, não é você. Ele é que lá investiu dinheiro e metade do valor da casa, é seu entende?

    O único risco que você corre é os seus pais fazerem um testamento a ceder parte da cota disponível ao seu irmão, mas isso não irá ocorrer. Doação da casa ao seu irmão não podem fazer sem o seu acordo, vender também não. Usar um intermediário e fazer duas vendas podem, mas era fácil de provar que foi esquema.

    Portanto, esperemos que daqui a muitos, muitos anos, quando tiverem de dividir a herança, você só tem de dizer ao seu irmão: Muito bem menino, isto é 50: 50. vamos chamar o avaliador e se quiseres ficar com a casa pagas-me metade. Se não o tribunal vende a casa e cada um vai fica com a sua parte. Se você quiser até desconta eventuais valorizações que o seu irmão fez na casa, se não quiser, metade é seu, ele investiu numa bem que não é dele. Nessa altura não vai interessar para nada a vontade dos seus pais (em termos legais, se interessa para vocês é outra coisa), vai interessar sim o que está registrado legalmente. Os seus interesses em principio estão salvaguardados.

    Quanto ao facto de o seu irmão não pagar renda, prepare argumentação:
    -É a compensação pelo dinheiro que ele investiu na casa, logo quando for para dividir é mesmo 50:50 incluindo as obras que ele fez.

    Depois ele terá mais "obrigação" de cuidar dos seus pais, e mais irá ajudar quando eles ficarem mais idosos.

    Por fim, e dito por alguém que infelizmente também teve de ir trabalhar para longe dos pais, vá mais vezes a casa dos seus pais. Aproveite a companhia deles enquanto pode. Crie memórias boas, convide-os para eles irem a sua casa amiúde, divirtam-se. Um dia mais tarde vai agradecer casa segundo que agora poder aproveitar com eles. Deixe os problemas para depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jmalves


    Agradeço o esclarecimento. É só o que pretendo, não ter problemas com nada. Não quero tirar nada a ninguém, só quero saber os meus direitos e como já disse, não quero ter problemas por causa da ilegalidade da casa, é só isto, nada mais.
  6.  # 67

    Colocado por: Jmalvesnão quero ter problemas por causa da ilegalidade da casa, é só isto, nada mais.
    Problemas não digo. Mas dor de cabeça poderá ter. O que lá está feito, provavelmente é impossível de legalizar. Se for possível vocês legalizam depois.

    Quando quiser vender, das duas uma, ou o seu irmão compra, ou concorda que você alugue a sua parte parte (como se estivesse a alugar um quarto), para poder faturar algum.
    Se ele não concordar com nada disso, mete ação em tribunal para divisão de coisa comum, e a casa é vendida. As obras, mesmo ilegais, em principio não impedem a venda, desde que o comprador concorde.

    O que mais não falta são casas a serem vendidas com obras ilegais (piscinas então, ui ui). A única diferença é que se o comprador precisar de CH, o banco não considera as obras na avaliação.

    Mais uma vez digo, quem correu riscos foi o seu irmão, investiu dinheiro numa propriedade que não é dele. E mais tarde você pode-lhe fazer a vida num inferno, por isso ele depois terá de concordar com alguma solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgand, Jmalves
  7.  # 68

    Colocado por: HAL_9000Problemas não digo. Mas dor de cabeça poderá ter. O que lá está feito, provavelmente é impossível de legalizar. Se for possível vocês legalizam depois.

    Quando quiser vender, das duas uma, ou o seu irmão compra, ou concorda que você alugue a sua parte parte (como se estivesse a alugar um quarto), para poder faturar algum.
    Se ele não concordar com nada disso, mete ação em tribunal para divisão de coisa comum, e a casa é vendida. As obras, mesmo ilegais, em principio não impedem a venda, desde que o comprador concorde.

    O que mais não falta são casas a serem vendidas com obras ilegais (piscinas então, ui ui). A única diferença é que se o comprador precisar de CH, o banco não considera as obras na avaliação.

    Mais uma vez digo, quem correu riscos foi o seu irmão, investiu dinheiro numa propriedade que não é dele. E mais tarde você pode-lhe fazer a vida num inferno, por isso ele depois terá de concordar com alguma solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jmalves


    Pois e isso era algo que queria evitar
    Queria fazer tudo a bem porque não gosto de conflitos mas o meu irmão não quer ir a bem. Já disse que não permite que eu alugue a minha parte porque não quer estranhos por cima dele. Além de não querer legalizar nada a única solução que me apresenta é vender a ele ou eu viver lá. Eu não me importo de vender a ele mas ele já não é novo e duvido que tenha dinheiro para comprar a minha parte ou que algum banco lhe empreste dinheiro para isso. Ou seja, vou ficar com uma casa vazia em que não me vão deixar fazer nada dela. Não me estão a facilitar em nada.
  8.  # 69

    Não têm que se preocupar como ele arranja o dinheiro mas sim que seja um valor justo...
    Proponha isso e ultrapasse.
    Só você sabe a real situação e como a minha mãe diz"dormo de cabeça tranquila".
    Partilhas normalmente não são fáceis e a ganância é lixada.
    A minha avó com 80 anos ainda não fez partilhas 😅😅😅
    Concordam com este comentário: Jmalves
  9.  # 70

    Vivam e sejam felizes o que sobra e restos
    Concordam com este comentário: desofiapedro, sousa80
  10.  # 71

    se os seus pais não tivessem bens, como seria um dia quando eles partissem???
    como tem sido a sua vida até agora???

    já pensou nisso???

    é só continuar a viver como tem feito até agora....
  11.  # 72

    Colocado por: sousa80se os seus pais não tivessem bens, como seria um dia quando eles partissem???
    como tem sido a sua vida até agora???

    já pensou nisso???

    é só continuar a viver como tem feito até agora....


    Eish calma chefe. Nem 8 nem 80. O homem só pediu uma opinião acerca de umas obras que lhe poderiam vir a dar problema quando for herdeiro.
    Concordam com este comentário: Jmalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jmalves
  12.  # 73

    não parece nada que seja esse o problema.
    mas não tenho nada com isso e já me arrependi de ter comentado....
    fazer contas a heranças faz me confusão...
  13.  # 74

    Colocado por: sousa80não parece nada que seja esse o problema.
    mas não tenho nada com isso e já me arrependi de ter comentado....
    fazer contas a heranças faz me confusão...
    sabe qual é o problema de muita gente? Porem todos no mesmo saco. Eu estou me pouco a borrifar para a herança porque se quisesse viver de borla nem teria saído de casa dos meus pais. Estava lá. Se comprei a minha casa é porque não estou a contar com heranças entende? Mas sou um homem que gosta de viver honestamente e dentro da lei porque é este o meu carácter e não sou nenhum ganancioso que ando aqui. Para que as pessoas entendam de uma vez: eu tenho bens em meu nome e disseram-me que uma construção ilegal pode ter uma coima altíssima, só não quero ter que pagar pelas falcatruas dos outros. Fiz-me entender? É que já cansa as pessoas só verem maldade nas coisas. Quero é saúde! E uma vida honesta! Simples quanto isto.
  14.  # 75

    Colocado por: JmalvesPara que as pessoas entendam de uma vez: eu tenho bens em meu nome e disseram-me que uma construção ilegal pode ter uma coima altíssima,
    Faça registro fotográfico das obras se conseguir, se houver alteração de fachada é fácil. Assim um dia que herde, existe prova de que as obras são prévias à propriedade. Não me parece que tenha problemas por aí.

    O pior que podem fazer é obrigar a repor o original.
  15.  # 76

    Todos os processos de legalização têm apenas 2 desfechos:
    Ou é possivel legalizar - faz projectos sem lugar a obra, entrega na camara e obtém a competente licença;
    Ou não é possível legalizar, parcialmente ou integralmente - faz projectos que incluam obras e, em alguns casos, pode ser obrigado a fazer demolições.

    Não é frequente o caso da demolição integral de uma habitação, embora possa acontecer. Muitas vezes são feitas obras que implicam reduzir parcialmente a área de construção total, entre outras especificidades.
    Quando E SE alguma vez for notificado pela autarquia sobre o assunto, vai ser dado um prazo para responder. Se o fizer atempadamente e proceder à legalização, a mais das vezes, não há lugar a coima.
    Responda sempre às notificações oficiais, nem que seja pedindo mais prazo.

    Não obstante, as finanças podem notifica-lo para pagar mais imposto até 4 anos para trás + o ano actual.

    Veja que, muitas vezes, nem são as câmaras que notificam de uma ilegalidade. É o próprio decorrer da vida que obriga as pessoas a regularizar a situação. Falece alguém, há uma venda, uma partilha...

    Estas obrigações cabem aos proprietários actuais. Neste caso, como explica, ainda são os seus pais.
    Às vezes as casas ficam por legalizar mesmo muitos anos. Hoje em dia como há mais controlo urbanístico e mais regras a seguir, mais documentação, acaba por haver mais necessidade de ir, a pouco e pouco, regularizando todo o território.

    Colocado por: Jmalvesseu tenho bens em meu nome e disseram-me que uma construção ilegal pode ter uma coima altíssima, só não quero ter que pagar pelas falcatruas dos outros.


    Colocado por: JmalvesAgradeço o esclarecimento. É só o que pretendo, não ter problemas com nada. Não quero tirar nada a ninguém, só quero saber os meus direitos e como já disse, não quero ter problemas por causa da ilegalidade da casa, é só isto, nada mais.


    Colocado por: ADROatelierO importante é tentar encontrar soluções.
    Pelo que refere, os (1) pais parecem querer assim, o (2) irmão já investiu no imóvel, fazendo as obras de alteração de garagem para habitação e (3) aqui reside habitualmente.
    Ainda a maneira mais simples, talvez, caso exista viabilidade na câmara, era fazer-se a propriedade horizontal e ficarem duas fracções.
    Um dia, se não quiser a casa, vende, como se fosse um apartamento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0263 seg. NEW