Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Comprei uma residência a dois anos, e quando da compra me foi dito que a piscina tinha aquecimento. O facto é que até hoje não consegui entender nem usufruir de nenhum aquecimento.

    E o maior problema é que até agora não consegui mão de obra qualificada para me ajudar a resolver o problema.

    Assim se alguém souber como me ajudar ou ainda indicar um profissional que realmente entenda do assunto ficaria imensamente agradecido.

    O que me foi passado.

    1. Minha casa tem dois painéis solares, mas pelo que entendi foram comprados a EDP mas para evitar custos (como quase tudo na casa) a instalação foi feita com um terceiro, que até hoje não teve tempo de me ajudar novamente, então está descartada sua ajuda.

    2. Nas fotos em anexo o que consigo ver.

    3. Pelo que entendi a antiga dona queria economizar ao máximo gas por isso deve ter feito as ligações para que o aquecimento da piscina ficasse em segundo plano. Eu não quero isso, eu se possível gostaria que os painéis fossem se possível utilizados 100% para o aquecimento da piscina.

    4. Quando fiz a manutenção do termo acumulador o técnico disse que de tempos em tempos preciso trocar o glicol dos painés, nesses dois anos nenhuma manutenção foi feita.

    5. Já tentei todas as configurações possíveis no aparelho de controle de temperatura mas nenhuma mudança nas temperaturas.

    Acredito que apenas com essa descrição e as imagens não seria fácil a resolução do problema, mas meu problema é que nem um profissional para resolver o meu problema eu estou encontrando. Assim caso alguém tenha alguma idéia de como posso resolver/entender de uma vez por todas isto agradeço muito

    Cumprimentos
    Cristiano
      IMG_3355.JPEG
      IMG_3354.JPEG
      IMG_3353.JPEG
    • SrR
    • 30 junho 2022 editado

     # 2

    Primeiro tem k repor o fluido no sistema solar, tem a pressao quase a zero, ao fazer isso tem que averiguar se existe alguma fuga e arranjar, depois para dar prioridade à piscina ja n me recordo bem mas esses controladores por defeito as prioridades sao as aqs e só depois a piscina, mesmo assim é possível dar a volta à coisa sem muitas alterações, bastando baixar a temperatura do depósito no controlador, logo k atinja a temperatura definida vira pra piscina, depois tem k verificar como está o sistema, o que é que dá ordem à bomba da piscina funcionar quando o solar esta a bombar pra la e se esta tudo a funcionar em condições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cristiano.molignoni
    • SrR
    • 30 junho 2022 editado

     # 3

    Outra coisa, dependendo do tamanho da piscina mas 2 paineis pouca coisa ira aquecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cristiano.molignoni
  2.  # 4

    Ou mesmo nada. Se bem me lembro a regra de algibeira é instalar entre 50 a 100% da área da piscina em painéis para notar o aquecimento...e isto não é durante o ano todo naturalmente.

    Em que zona é a sua casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cristiano.molignoni
  3.  # 5

    Boa tarde, primeiramente obrigado pelas respostas

    Tenho certeza que preciso de manutenção, falta de fluido e fugas provavelmente. Meu maior problema é exatamente este. Não encontro um profissional que venha a minha residência, faça uma analise e me diga exatamente quais os problemas, e o que seria necessário para resolvê-los. Meu objetivo principal é que todos o aquecimento seja usado na piscina

    Ficaria grato se tiverem alguma indicação de profissional. Moro em Setúbal, Vale de Ana Gomes

    Cumprimentos
    •  
      Mk Pt
    • 1 julho 2022 editado

     # 6

    A piscina é aberta no exterior, certo?
    Esqueça conseguir aquecer a piscina.

    Nem com 4x mais painéis/capacidade de aquecer a água a funcionar bem e exclusivamente dedicados à piscina ia conseguir aquecer a água de forma que se note.


    Uma piscina é um volume de água enormíssimo (perto de 30.000 litros ou mais) e tem uma superfície enorme. A superfície de uma piscina serve de 'fuga' do calor e é um dos motivos pelo qual não vai conseguir aquecer a água.

    Água quente em piscina exterior é para esquecer, a não ser que esteja disposto a um custo brutalíssimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cristiano.molignoni
  4.  # 7

    Sim, é externa.

    Acredito que fui deliberadamente enganado pelos ex proprietários, eles me disseram que a piscina era aquecida. A menos que aqui em Portugal a piscina aquecida seja diferente do resto do mundo. Piscina aquecida eu entendo como uma piscina onde podemos entrar em Outubro por exemplo sem ficar congelado. Mas enfim isso já passou.

    Também entendo que o aquecimento que pretendo só seria possível com uma bomba potente mas acho que mesmo com 3 painés seria possível "melhorar" a temperatura da água. Se o aqeucimento remover a sensação de água congelante já me ajuda. Acredito que existe uma diferença agradável de uma piscina sem nenhuma aquecimento para uma piscina onde os 3 painéis.

    Cumrprimentos
    Cristiano
  5.  # 8

    Sem uma cobertura pelo menos de lâminas não conseguirá manter o calor.

    Tem de analisar a coisa de forma mais holística.
    •  
      Mk Pt
    • 1 julho 2022 editado

     # 9

    Colocado por: cristiano.molignoniSim, é externa.

    Acredito que fui deliberadamente enganado pelos ex proprietários, eles me disseram que a piscina era aquecida. A menos que aqui em Portugal a piscina aquecida seja diferente do resto do mundo. Piscina aquecida eu entendo como uma piscina onde podemos entrar em Outubro por exemplo sem ficar congelado. Mas enfim isso já passou.

    Também entendo que o aquecimento que pretendo só seria possível com uma bomba potente mas acho que mesmo com 3 painés seria possível "melhorar" a temperatura da água. Se o aqeucimento remover a sensação de água congelante já me ajuda. Acredito que existe uma diferença agradável de uma piscina sem nenhuma aquecimento para uma piscina onde os 3 painéis.

    Cumrprimentos
    Cristiano

    Pois, 'piscina aquecida' no exterior como argumento de venda é só mesmo argumento, não é uma realidade.

    Como disse mesmo com 8 painéis o efeito será pouco, talvez 1º, nem a 2º graus chega. Iria notar muito pouco, se notasse alguma coisa.

    O problema é o volume de água e superfície grande que uma piscina tem.


    Ao colocar água quente na piscina, a água quente sobe porque é menos densa que a água fria, é física. Essa água quente como sobe fica em contacto com o ar e arrefece rapidamente, antes que o resto da água por baixo aqueça.

    Há muita perca de calor para o ar, e com uma ligeira brisa (vento muito muito leve) de ar - como a superfície de uma piscina é grande, a perca de calor é ainda maior.


    Mesmo com os 8 paineis só metendo cobertura junto à água para aquecer ligeiramente, mas depois destapando em pouco tempo os ganhos que teve desaparecem muito rápido, devido à área grande de uma piscina.


    Quer água quente para estar 'de molho' na rua em dias +/- frescos/frios de outono? Se tiver espaço perto da piscina, meta uma hidromassagem:
    null
    Como tem volume de água e superfície muito menor, é mais fácil manter a temperaturas confortáveis.

    A piscina de água quente encare como um sonho que foi vendido mas irrealizável. Mas não é só consigo, é em todos os casos.
    Só mesmo quem estiver disposto a gastar fortunas em energia para aquecer água ou investimento brutal em painéis (e manutenção dos mesmos) é que pode pensar em ter piscina exterior com água quente.
  6.  # 10

    Bem com o sistema a funcionar, na saída dos injetores sai água quente, portanto não se pode dizer que foi enganado.
    Alguns anúncios também dizem vista mar e o mar está mais de 10km, no horizonte.
    Concordam com este comentário: Pereira_89
 
0.0158 seg. NEW