Boa tarde. Venho através deste forum pedir -vos a vossa ajuda/opinião acerca da minha situação que é a seguinte: Comprei uma casa que sofre de um "mal" que muitas casas queriam ter: Grande exposição solar. Isto associado a deficiências na construçao da mesma pelo antigo dono tornam a casa durante o veráo extremamente quente e durante o inverno extremamente fria. A parte de cima tem um sotao, utilizado no dia a dia, que alem de um pé baixo nao tem qualquer isolamento. O telhado é de telha tradicional nao tendo qualquer tipo de isolamento térmico. A outra situação onde o calor se torna muito desagradavel é onde podem ver a foto desta placa que tem azulejo a revestir a mesma... Que soluções de melhoria destas duas zonas posso fazer sem me sair muito dinheiro do bolso? Espula e forrar com algum tipo de material? Para a placa algum tipo de tinta? Obrigado pela ajuda desde já
A solução é isolar, mas depende se quer partir o piso todo, colocar outro por cima com o isolamento incluído - implica com a folga que tem na soleira da porta. Atenuantes para o calor: pavimento branco, a manta de relva sintética no fundo cria mais uma camada e atenua, construir uma pérgula com um toldo retrátil, pérgula com painéis solares... Eu também padeço desse mal, mas o terraço tem dono e como é cobertura é zona comum e não deixam mexer nem colocar soluções atenuantes com referi porque queixo-me sobretudo do calor.
Colocado por: Timoftedurante o inverno extremamente fria
Isto é estranho se tem uma boa exposição solar.
Quanto ao isolamento do sotão não há grande solução barata. Terá mesmo de levantar a telha, colocar isolamento, ripa e recolocar a telha.
Quanto ao terraço depende onde se localiza. É zona de aproveitamento social? Faça uma pérgola. Se tiver jeito para DIY compra a madeira e faz isso nas calmas, no fim vai a uma loja de tecidos e compra tecido para cobrir a pergola. Protege o terraço e faz sombra ás janelas.