Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho estado a fazer lentamente remodelações á minha casa com a ajuda de muita investigação online e de algumas ajudas que me vão dando de pessoas na área da construção no entanto cheguei agora a uma fase que tenho algumas questões que talvez alguem aqui me saiba esclarecer.

    A minha casa é uma vivenda antiga e o chão estava acente diretamente em areia o que resultava em muitas humidades, como tal o que começei a fazer foi, divisão a divisão (uma vez que tenho de conseguir viver cá em simultâneo), escavei cerca de 50cm em profundidade fiz uma caixa de ar e coloquei isolamento no chão.

    A estrutura foi a seguinte (medidas aproximadas):
    - 5 cm - Laje superior (chão aquecido a agua)
    - 3 cm - Isolamento para o chão aquecido
    - 3 cm - Laje
    - 18 cm - Vigas + abobadilhas
    - 15 cm - Caixa de ar

    Com isto dito, pergunto-me agora, como faço para fazer isto em zonas que tenham esgoto.
    Pelas contas que fiz, o topo da tampa de esgoto de saida da casa está a cerca de 53cm do nivel de chão da casa.

    Tenho assim duas questões:
    - Onde tenho de subir o esgoto (WC's) o ideal é fazer a laje toda, sem os tubos de agua do aquecimento nas zonas onde tem de passar o esgoto, e apos isto fazer um furo na laje para passar o esgoto correcto? Ou é mais correcto fazer a laje já com os tubos de esgoto no sitio para não se ter de cortar a laje depois? (Assumo a primeira por causa da expansão da laje)

    - Idealmente, onde passa o esgoto? Por baixo da laje ou terei tambem de fazer a laje toda e depois cortar a laje para passar os tubos?


    Diga-se que pelas contas por alto que fiz, em principio usando tubos com um diametro maior consigo passar tudo por baixo da laje, uma vez que tenho cerca de 23 cm entre a parte inferior da laje e o topo da saida do esgoto.


    Espero nao ter sito muito confuso, disponível para esclarecimentos e desde já obrigado pela ajuda.


    João
  2.  # 2

    Não devia ter feito caixa de ar com 15cm..ao menos colocou ventilação com força nessa caixa?

    devia ter enchido 15cm com brita, betão limpeza, tela asfáltica e massame armado.

    Idealmente deixa já o esgoto no sítio certo na laje
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 3

    Sim tem ventilação com ar forçado.

    Quando diz "Idealmente deixa já o esgoto no sítio certo na laje", então é colocar o esgoto no sitio antes de colocar o betão e aí sim deitar se o betão para fazer a laje correcto?

    Obrigado
 
0.0087 seg. NEW