Encontro-me a remodelar um antigo anexo numa casa que acabo de comprar (7m x 4.5m), este anexo era usado pelo o antigo dono para guardar animais, pelo o que este anexo já tem lage de betão. Contudo as paredes foram construidas em tijolo "normal" 16cm sem ser auto portantes. A minha ideia para este anexo é transforma-lo numa cozinha de exterior mas para isso queria fazer algumas alterações a ela sendo que gostaria de ser eu próprio a faze-la. * substituir o telhado existente (assente em pilaretes de tijolo de 16cm) por um simples telhado de 1 água * abrir uma das paredes deixando um vão livre de pelo menos 4m * fechar a antiga porta dos animais e janela existente
Gostaria de vos perguntar sobre cada um destes pontos quais as vossas opiniões no que toca a:
* Dimensionamento das vigas de telhado (em madeira) assumindo um espaçamento de 50cm entre viga para vençer o vão de 4.5 (horizontal), e telha ceramica marselha. * para abrir a parede em vao livre de 4m qual o tamanho aconselhado para a viga e se aconselham a criar uma viga vertical com tijolo autoportante e de que dimensões
Grato por qualquer ajuda sobre este tema, sou bastante auto-didata e no que toca a remodelações faço de tudo agora no que toca a temas estruturais nao conheço nada e bem sei que neste forum a comunidade é bastante disposta a ajudar.
Não me parece que vá obter a ajuda que pretende. Conto que, mesmo que saibam ajudar, lhe seja sugerido a contratação de um eng. para fazer esses cálculos, que é aliás a sugestão que eu faria (mas eu não sei ajudar).
Não só em relação à estrutura, mas também a nível de licenciamento dessa obra, seria de todo conveniente ter algum projecto (mesmo que depois seja executado por si).
Não estamos a falar de uma estrutura como uma casa, estamos a falar de uma estrutura já existente, um anexo de pouco mais de 30m2 que inclusive não so não necessita de licenciamento por estar abaixo da conta permitida para fazer parte de estruturas de apoio (que não requerem projeto licenciamento na câmara) como inclusive ele faz parte das areas do imóvel. Estamos apenas a falar de uma simples remodelação, o telhado já existe apenas o quero colocar mais moderno e sem os apoios manhosos que tem a meio. As cargas que as paredes tem de sustentar ainda hoje em dia estão de pé e tem estado nos últimos 30anos (altura em que foi construído). Com todo o respeito pelos os profissionais que tenho, sinceramente estar a pedir um projeto de estruturas para uma coisa tao pequena, fica-me mais caro o projeto que todos os materiais necessários para tal mais a mão de obra.
Caso optem por não me ajudar baseado neste princípio compreendo, agradeço o vosso tempo de qualquer das formas mas não vou pagar a um eng. para isto, uma casa sem duvida, um anexozito já existente não
Tem a certeza que não necessita de projecto de licenciamento? Tem isso por escrito dos serviços da sua CM?
O normal é as remodelações interiores não necessitarem de projecto/licenciamento, mas desde que não alterem a estrutura. Que é precisamente o que quer fazer, parece-me (atenção que o que eu estou a dizer é só de boca, para ser a sério tem que ser por escrito dos serviços da CM)... Mas não insisto mais.
Depois coloque fotos para o pessoal ver e ajudar no que puder.