Iniciar sessão ou registar-se
    • FCC
    • 16 janeiro 2010

# 1

Até quarta-feira, sempre confiei nas instalações eléctricas, principalmente nas novas (no caso 8 anos), contudo, a partir dai a coisa mudou. Pois é, como tenho contador bi-horário, sempre aproveitava o período em que o valor do consumo é mais económico, para ligar as máquinas de lavar roupa e louça, independentemente de estar ou não em casa. Ficavam os telemóveis à carga, etc. Um colega meu disse-me várias vezes que tal era perigoso, eu sempre afirmava que os disjuntores servem para alguma coisa, não é.

Na passada quarta, no inicio da noite, por acaso estava em casa e ligámos a máquina de lavar roupa que tem 2 meses. Minutos depois de estar a funcionar começou a cheirar a queimado, só minutos mais tarde apareceu o fumo vindo de trás das máquinas, desligamos a mesma e o disjuntor e retiramos a máquina que estava ao lado, o fumou dissipou-se e verificou-se que tinha ardido a tomada. Se não tivesse em caso, o que poderia ter acontecido?!...
    Depois desta e de outras histórias que já ouvi sobre curtos circuitos que ocorrem durante o dia e noite, vou ficar mais atento.

Em conclusão, eu não confio na instalação eléctrica que tenho em casa, bem como nas máquinas que estão ligadas à mesma.
  1.  # 2

É para isso que servem as manutenções das instalações electricas.
    Para detectar desapertos de fios, etc.

Pode parecer incrivel, mas as microvibrações da passagem de corrente electrica provoca o desaperto dos parafusos que prendem os fios.
    Isto é MUITO visível, passados poucos (2 ou 3) anos, nas fixações dos disjuntores.

No caso de quadros de serviços gerais de condomínios, a manutenção ainda é mais importante (por causa das potências mais elevadas, e por que algumas peças têm tendência a ficar "presas" com o passar do pó... digo, com o passar do tempo).
  2.  # 3

um fio mal apertado é o suficiente para derreter uma tomada, o dijuntor n dispara porque ele n detecta nenhuma avaria, e so iria disparar qundo um dos dios entrasse em contacto com outro, o dijuntor é feito para protejer o intalação eletrica ou seja se o consumo de energia for muiro elevado para n derreter os fios ele dispara ou detectar um fuga para terra ou neuro o que noi foi o caso. ele iria inventualente disparar so tinha de esperar que derreterce mais um pouco, ou ate pode ser o o dijuntor que voce tem seja de amperagem superior ou que deveria ser
  3.  # 4

Boas

Já li por aqui no forum um topico onde diziam que as instalações electricas eram muito caras, outros quando arranjam um orçamento mais barato chamam logo nomes ao anterior electricista por levar mais dinheiro no orçamento mas ninguem se lembra que ás vezes a diferença dos orçamentos está na qualidade do equipamento.

è a tal história, como os fios estão dentro das paredes não se veem, e desde que a lampada acenda á primeira quer dizer que o electricista é bom.

façam atenção á qualidade dos disjuntores, das tomadas, das fichas triplas, dos ligadores que ficam dentro das caixas de derivação.

cpts
    kakai
    • naar
    • 16 janeiro 2010

# 5

Qualquer pessoa por +- 500,00 substitui os fios e disjuntores de um apartamento!
  4.  # 6

Colocado por: naarQualquer pessoa por +- 500,00 substitui os fios e disjuntores de um apartamento!

Tudo depende do apartamento, do numero de circuitos existentes, e do tipo de proteções a instalar no Q.Eléctrico, ex: 1ID. para iluminação+1ID. para tomadas de usos gerais+1ID para equipamentos de cozinha+1ID para tomadas de wcs+1ID para ar condicionado etc. faz tudo isto pelos 500€??? trabalha muito barato, já agora não esqueça que para além de substituir os fios deve substituir também os interruptores, tomadas etc.
    • naar
    • 17 janeiro 2010

# 7

Colocado por: Jéssica
    Colocado por: naarQualquer pessoa por +- 500,00 substitui os fios e disjuntores de um apartamento!

Tudo depende do apartamento, do numero de circuitos existentes, e do tipo de proteções a instalar no Q.Eléctrico, ex: 1ID. para iluminação+1ID. para tomadas de usos gerais+1ID para equipamentos de cozinha+1ID para tomadas de wcs+1ID para ar condicionado etc. faz tudo isto pelos 500€??? trabalha muito barato, já agora não esqueça que para além de substituir os fios deve substituir também os interruptores, tomadas etc.

Eu não faço porque não sou electricista mas faz o meu electricista!

Estava a falar de apartamentos que necessitam urgentemente de uma substituição de fios (apartamentos com 40 anos por ex.) normalmente 1 dif + 4/5 circuitos.

E porque é que se substituir os fios (que muitos ao fim de 40 anos já estão todos com o isolamento ressequido e a desfazer-se) temos que substituir a aparelhagem (por vezes com miolo em cerâmica melhor do que a existente actualmente)?

Para terminar, escrevi +-, não defini dimensão do apartamento nem do numero de circuitos e quanto ao trabalhar barato (que nem sequer é o caso) isso é tãooooooooo subjectivo!
  5.  # 8

Cuidado o cobre está caro, e a mão de obra também...
    • naar
    • 27 janeiro 2010

# 9

Colocado por: Ricardo RochaCuidado o cobre está caro, e a mão de obra também...

E isso quer dizer o quê? :)
  6.  # 10

Colocado por: naar

E isso quer dizer o quê? :)

Isto quer dizer que tem cabos (fios) vindos da China que em tudo são semelhantes aos fabricados na Europa que respeitam normas e padrões de qualidade,que como um user disse anteriormente fazem acender as luzes e carregar os telemóveis,não vão é durar nem 1/3 dos 40 anos que os que tem colocados duraram.
    O que podemos conseguir com este fantástico material um fantástico e apelativo orçamento +/- 500€
    Apenas para lhe dar uma ideia,"estou" (o electricista) neste momento a remodelar o quadro eléctrico do meu apartamento T2 e tenho um orçamento de 1300€.
    Estando a falar de um quadro electrico com cerca de 23 disjuntores.
    Cumps
  7.  # 11

23 disjuntores para um T2 é obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  8.  # 12

Colocado por: rjmsilva23 disjuntores para um T2 é obra.

Só para a cozinha são 11 :)
  9.  # 13

Nem me atrevo a perguntar para que...
  10.  # 14

Colocado por: rjmsilva23 disjuntores para um T2 é obra.

Não é obra mas uma obra bem feita. Para a correcta execução de uma instalação eléctrica: um disjuntor por cada electrodoméstico na cozinha, mais extractor e tomadas de serviço (tomadas de balcão) que poderá levar um ou dois disjuntores consoante a quantidade necessária. Acresce dois disjuntores por divisão (um de iluminação e outro tomadas) incluindo corredores e casa-de-banho. Em caso de existência de banheiras de hidromassagem ou similares, acresce disjuntor diferencial para corte em caso de avaria e ninguém morrer a tomar banho. Excluindo jardins, garagens, piscina entre outros.

É só fazer as contas e ver quantos disjuntores faltam no vosso quadro eléctrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiyxu, metralha80
  11.  # 15

Colocado por: AlexMontenegroNão é obra mas uma obra bem feita. Para a correcta execução de uma instalação eléctrica: um disjuntor por cada electrodoméstico na cozinha, mais extractor e tomadas de serviço (tomadas de balcão) que poderá levar um ou dois disjuntores consoante a quantidade necessária. Acresce dois disjuntores por divisão (um de iluminação e outro tomadas) incluindo corredores e casa-de-banho. Em caso de existência de banheiras de hidromassagem ou similares, acresce disjuntor diferencial para corte em caso de avaria e ninguém morrer a tomar banho. Excluindo jardins, garagens, piscina entre outros.

Foi precisamente o que acabou de enumerar que o electricista me explicou que iria fazer,porque o quadro eléctrico anterior que tinha apenas 5 disjuntores se calhar para a maioria das pessoas seria suficiente para um T2 o electricista disse-me que era muito insuficiente.
    E pelo trabalho que está a ser realizado e já efectuou para familiares,é electricista não é dos que fala com electricistas :)
    Cumps
  12.  # 16

Então é um trabalho bem feito.
  13.  # 17

Que tipo e espessura de cabo se deve colocar consoante a potência necessária?
  14.  # 18

Iluminação 1,5mm, tomadas 2,5mm. Ramal 6mm
  15.  # 19

Bom noite
    para tomadas fio de 2.5 e 2 max3 toadas por disjuntor de 16A e para iluminação 1.5 e1 e max10 lâmpada de 100w por um disjuntor de10A e para forno e termo acumulador ,AC ou apoio para energia solar3,5 e um disjuntor por eletrodoméstico de 16A esses chega a gastar 6kw isso não e para brincar
  16.  # 20

Colocado por: LuisPereiraQue tipo e espessura de cabo se deve colocar consoante a potência necessária?

Boa noite,
    não sou nenhum entendido na matéria mas do que tenho visto, 1.5 para iluminação e 2.5 para tomadas se possível com fio terra.
    Mas certamente irá aparecer alguém que o possa elucidar melhor.
    Cumps

0.0159 seg. NEW