Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caro Forum,

Estou em vias de começar a construir uma moradia. As especialidades já foram aprovadas e a especialidade electricidade (ficha electrotécnica) indica uma potência contratada (a instalar) de 10,35 kVA. Creio que essa potência será pouca para uma moradia independente (4 fachadas) de 300 m2 com piscina. Aquilo que me venderam é que se pedir superior a 10,35 kVA, deverei fazer um projeto. No entanto, tudo o que já li sobre o assunto não me diz isso mas apenas que terei de fazer uma inspecção após realização.
    Qual a vossa opinião:
    - 10,35 kVA monofásico será suficiente?
    - Deverei passar para 13,8 kVA? Existe em monofásico?
    - Devo passar a instalação para trifásico?
    - Se potência superior a 10,35 kVA, é necessário projecto eléctrico?

Obrigado desde já, pelas vossas opiniões.
  2.  # 2

acima de 10.35kVA, precisa de projecto inst. electricas e CERTIFICAÇÃO da instalação.

O amigo vai-me desculpar, mas tem e deve discutir isso com o Eng. electrotécnico que realizara o projecto. tem de tirar as duvidas todas com ele.

300m2 não dizem nada, haver piscina ou não, tb não....
    o Importante:
    O que vai ter em termos de equipamentos? climatização? piscina aquecida?, vai carregar VE? como, etc... isso é que tem de saber e discutir com o eng.
    Concordam com este comentário: paulos
  3.  # 3

O que temos recomendado aos nossos clientes é viabilizar e preparar a instalação para 20,7kVA ou mais.

Depois só contrata o que realmente necessitar. No futuro, se necessitar de mais potência, por exemplo para um ponto de carregamento de VE, tem a instalação preparada.

Mas como já lhe foi referido, deverá colocar todas essas perguntas ao eng responsável pela eléctrica.
  4.  # 4

Eu posso dar lhe o meu exemplo, tenho tudo eléctrico, não tenho climatização ou piscina. A minha potência contratada é de 4,6kVA. Nunca tive gestão de equipamentos ligados e nunca tive corte por atingir o limite contratado.
  5.  # 5

Tenho 3.45kva em que tudo é elétrico menos os banhos. O aquecimento é feito por gás natural ou lenha. Tenho carro elétrico. É muito raro o quadro disparar, claro que se tem alguns cuidados, máquinas de loiça e roupa sempre fora das refeições, o carro só carrega em bihorario da 0h as 7h (quase nunca preciso das 7h totais o que dá para colocar a máquina da loiça por exemplo antes de o carro carregar). O meu contador é dos burros e não destes novos inteligentes :) de maneira que em vez de 15A=+-3500w, permite chegar bem perto dos 4000w medidos pelo Shelly EM. Os inteligentes são mais precisos e desligam praticamente há potência contratada, não têm grande margem.
  6.  # 6

Não é bem assim. Os novos contadores também possuem margem. Já coloquei o meu exemplo, tive a consumir quase o dobro da potência contratada durante 1 a 2 minutos antes do contador atual.

Colocado por: paulosOs inteligentes são mais precisos e desligam praticamente há potência contratada, não têm grande margem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

Colocado por: BigmouseNão é bem assim. Os novos contadores também possuem margem. Já coloquei o meu exemplo, tive a consumir quase o dobro da potência contratada durante 1 a 2 minutos antes do contador atual.

Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Então tens sorte, um colega meu tb tem o shelly e já constatou que aquilo mais 200w que a potência contratada e dispara logo.
  8.  # 8

As primeiras versões dos contadores ditos "inteligentes", tinham um Firmware mas restritivo na margem da potencia o que poderá ser o caso do seu colega.

Colocado por: paulos
    Então tens sorte, um colega meu tb tem o shelly e já constatou que aquilo mais 200w que a potência contratada e dispara logo.
    Concordam com este comentário: paulos

0.0128 seg. NEW