Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Moro à 6 anos num 3 andar e este ano têm aparecido várias baratas daquelas grandes de esgoto. Ja era recorrente os vizinhos do r/c e do 1 andar se queixarem noutros anos, mas este ano todos os condomínios se queixa deste problema. Os que ja era recorrente terem 1 ou 2 esporadicamente, estão a relatar que encontram várias por dia.
    Pois bem, andámos todos a isolar canalizações, colocar redes nos respiradouros dos wc. Colocámos também um gel próprio pela casa para as exterminar. Entretanto a coisa acalmou até que voltaram a aparecer. Dou com a minha gata a olhar para o tecto falso da cozinha e inicialmente achávamos que estava só a olhar para o vazio, mas ja por duas vezes que apanhamos uma barata no movel do esquentador. A minha questão é: é possivel elas entrarem nas tubagens do esquentador pelo telhado e cairem no movel? Se sim, como posso isolar de modo a que não volte a acontecer? A minha vizinha também me disse que suspeitava que elas vinham pelo exaustor, mas no nosso caso é quase impossível porque são daqueles encastrados nos moveis e é impossível passarem a rede.

    Obrigada pelas ajudas , já estou em desespero 😞
  2.  # 2

    Peça à sua câmara municipal/junta de freguesia para descontaminar as tampas de esgoto na sua rua, é o local mais provável de elas estarem a fazer ninho
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  3.  # 3

    Olá,

    Já pedimos várias vezes e dizem que vêm fazer. A ultima vez que vieram foi a meio de Junho! Como isto não tem fim, até já enviei emails para a saúde pública aqui da zona, mas ignoraram-me 🙄

    Continuamos a enviar emails semanalmente a reportar esta situação, a ver se nos dão ouvidos e tomam atitudes mais severas, se é que existe.

    Obrigada
  4.  # 4

    No prédio de um familiar também costumavam aparecer muitas. Para além de terem pedido à junta/câmara para irem descontaminar a zona, tb instalaram um daqueles aparelhos de tomada que dizem que repele os insetos/baratas. Desde que colocaram dois aparelhos desses na garagem e nas escadas deixaram de se ver. Também poderá ser coincidência mas o certo é que desde que instalaram os aparelhos não se tem visto
  5.  # 5

    Elas voam podem entrar pelas janelas... use uma rede mosquiteira
  6.  # 6

    Nem todas voam o gel e as armadilhas funcionaram comigo também fiz aquilo que on user disse pedi a câmara para fazer desinfestação na rua.

    Também tapei todos os buracos que encontrei fissuras e fecho os sempre com os gargalos de lavadorios a noite
  7.  # 7

    Certo nem todas voam. Mas pela descrição do utilizador penso ser o caso. É em Lisboa?
  8.  # 8

    Olá,

    Sim é no distrito de Lisboa. Estamos a 10km do centro de Lisboa.
    As janelas tenho mantido fechadas, abro apenas ao longo da tarde.
    Não sei mais o que fazer e custa-me a acreditar que venh pelas tubagens do esquentador/exaustor. Pra isso as baratas tinham que subir até aos telhados. Será possivel? Neste momento não estou a ver mais nenhum sítio por onde possam entrar se ja está tudo isolado. A nossa sorte ainda vai sendo a gata que parece que já sabe então fica de “guarda” na cozinha mal começa a cair a noite. Quando as vê começa a miar e a correr atrás delas :)
    Vou experimentar o tal aparelho que o utilizador recomendou. Já estou por tudo :) obrigada!
  9.  # 9

    Colocado por: DorafvalenteVou experimentar o tal aparelho que o utilizador recomendou. Já estou por tudo :) obrigada!

    Se puder dar feedback depois, agradecia. Ando a pensar numa coisa dessas por causa das aranhas na garagem, mas já li desde comentários muito bons até acusações de burla (utilizadores que dizem que desmontaram aquilo e lá dentro tem uma luzinha e uma resistência 😁 )

    https://www.worten.pt/beleza-saude-e-bebe/saude-e-bem-estar/saude/outros-produtos-de-saude/repelente-de-insetos-pest-reject-ecogenie-vhgvacind0057-4486421
    É ver os comentários, totalmente contrários...
  10.  # 10

    Existem nas escadas comum do prédio? Podem vir daí por baixo da porta. Elas também passam bem pelos esgotos das máquinas de lavar roupa, loiça, ...

    Eu quando morava em Lisboa cheguei a apanhar 3/4 dentro de casa isto no espaço de anos. No entanto em casa de uns amigos cheguei a ver uma entrar pela janela da cozinha (2 andar) moravam no mesmo quarteirão que nós em Campo de Ourique, desde aí usei sempre rede mosquiteira nas janelas das traseiras.

    É o que é sinceramente há coisas bem mais chatas que as baratas que nem fazem mal "nenhum"
    Concordam com este comentário: tonydascruzes
  11.  # 11

    Tem algum restaurante por baixo do seu prédio?
  12.  # 12

    Olá,

    Efetivamente ha coisas mais chatas que baratas, mas eu tenho um pavor que não consigo explicar. Assim que a noite cai ando em casa a olhar para todo o lado a ver se vejo algo a rastejar. 😤

    Quase todas as noites são vistas baratas no hall do prédio, entretanto ja metemos armadilhas, a ver se funciona. Comprámos todos umas barras para meter na parte de baixo da porta de casa para não haver qualquer abertura que as permita passar para dentro. Pensamos também em colocar na porta do prédio.

    Em relação ao aparelho que o utilizador recomendou, encontrei por coincidência no lidl a 15€ então já o comprei e liguei-o na cozinha que é onde aparecem. Diz que tem alcance de 500m2, veremos :D
    Vou dando Feedback :)

    Só temos rede mosquiteira na janela da cozinha e no nosso quarto e neste momento são as unicas janelas que são abertas até arranjarmos mais redes mosquiteiras.

    Temos lojas no r/c do predio. Do lado direito um mini mercado e do lado esquerdo um café. É curioso que só os condomínios do lado esquerdo do prédio é que se queixam deste fenómeno este ano!

    Obrigada a todos pelas dicas!
  13.  # 13

    Caso tenham garagem, verifiquem se não estão a sair pelas tampas do esgoto ou se não estão a sair pelo poço do elevador caso este não seja completamente estanque. Depois deixe o feedback para ver se o dito aparelho resultou ou não. Ali ou foi coincidência ou efetivamente aquilo está a fazer efeito
    Concordam com este comentário: joni
  14.  # 14

    Eu tinha algumas grandes encontrava pelo menos 5 a 6 cada vez que ia à cozinha de noite e comecei a meter isto por todos os cantos da casa https://www.raidportugal.pt/pt-pt/products/raid-controller-baratas e pelo menos as grandes desapareceram, agora é só uma de volta e meia,
  15.  # 15

    Colocado por: bluthunder82Caso tenham garagem, verifiquem se não estão a sair pelas tampas do esgoto ou se não estão a sair pelo poço do elevador caso este não seja completamente estanque. Depois deixe o feedback para ver se o dito aparelho resultou ou não. Ali ou foi coincidência ou efetivamente aquilo está a fazer efeito
    Concordam com este comentário:joni


    Tal como o bluthunder indica, procurem no predio zonas de sombra com humidade. a indicação qye lhe dei das tampas de esgoto é por ser o mais nornmal de onde elas criam ninho. e infelizmente a descontaminação por norma é um repelente, ou seja, no dia da descontaminação pode ter o azar de lhe aparecerem mais algumas em casa nesse dia.
    P.S. se vive em condomínio, talvez compense a contratação de uma empresa de pest control para fazer uma desbaratização nos sistemas de esgotos do predio
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  16.  # 16

    Bom dia.

    Já tive problema idêntico. Pela minha experiência, posso garantir-lhe que a única forma de resolverem isso é o condomínio organizar-se e comprar um serviço de desbaratização completa do prédio. Há várias empresas especializadas nisso na área da grande de Lisboa e os preços não são nada demais (por volta de 700€/1000€ já conseguem um serviço bastante aceitável - o que não é muito, a dividir pelas frações). Por incrível que pareça, no meu caso houve frações que não quiserem dividir este custo, porque diziam que as baratas não os incomodavam (parece inacreditável, mas sucedeu). Como não se quis entrar numa guerra judicial, os vizinhos que queriam o problema resolvido dividiram os custos só entre si (sim...os que não pagaram, acabaram, na prática, por ficar com o problema resolvido de "borla"...).

    Esta, garanto, é a única forma de resolverem o problema das baratas pela "raiz", de modo estruturado e em todo o prédio, incluindo esgotos, redes de águas pluviais, condutas de ventilação, chaminés, etc. Elas podem estar (e em regra estão) em todos esses lugares, devendo ser combatidas em todas as frentes para não voltarem a aparecer.

    Tudo o resto são soluções pontuais e desgarradas pelos apartamentos que não resolvem a base do problema; podem evitar que apareçam momentaneamente num apartamento, mas elas vão continuar a habitar o prédio e garanto que voltarão a aparecer, mais dia menos dia.

    Espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário: tonydascruzes
  17.  # 17

    Olá,

    Obrigada por todas as opiniões que me deram.
    Em relação à desbaratizaçao no prédio e dentro dos apartamentos, ninguém está muito interessado infelizmente.
    Recapitulando, estamos a usar armadilhas por baixo dos moveis da cozinha, atrás das maquinas e atrás do frigorífico.
    Colocámos também o tal ecogel em pontos estratégicos na cozinha e Ligámos o tal aparelho na ficha.
    Passado mais de uma semana, apareceu apenas uma logo no dia a seguir à colocação destes métodos todos. Espero que se mantenha assim.

    Dentro do prédio continuam a aparecer no hall, muito provavelmente vêm da rua porque a porta tem uma altura considerável e dá perfeitamente para passarem por baixo. Ja foi falado de colocar uma barra, mas como tudo neste prédio demora imenso a ser concretizado, lá para o ano decidem-se em colocar q tal barra 🙄


    Muito obrigada a todos
  18.  # 18

    Não tem nenhum restaurante por baixo?
  19.  # 19

    Olá,

    Temos um mini mercado e um café.
  20.  # 20

    O foco pode muito bem estar ai
 
0.0198 seg. NEW