Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Oi. Estou interessado numa casa que a imobiliária afirma ser anterior a 51, mas na caderneta predial diz que foi inscrita na matriz em 1979. Quando pedi a escusa de apresentar licença de utilização, a imobiliária disse que podíamos fazer a escritura num determinado notário.

    Qual é o risco de comprar uma casa sem licença de utilização, assumindo que não a quero vender?
  2.  # 2

    Já vi que não vai pedir financiamento bancário, na pior das hipóteses é demolida.
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteJá vi que não vai pedir financiamento bancário, na pior das hipóteses é demolida.


    Vou pedir financiamento bancário. A casa já foi escriturada duas vezes, onde foram apresentadas essa escusa. A casa tem plantas, certificado energético, registo predial e tudo mais. Pode é ter sofrido obras e não terem atualizado a licença de utilização, mas na caderneta predial tem a data de 1979. A planta foi atualizada em 2018.
  4.  # 4

    É porque o notário vai fazer uma habilidade, provavelmente faz com a certidão de isenção antiga.
  5.  # 5

    E o banco pode não ir em cantigas e recusar fazer escritura nem aceitar esse notário
  6.  # 6

    Colocado por: Varejote
    É porque o notário vai fazer uma habilidade, provavelmente faz com a certidão de isenção antiga.


      Pois, isso é o que me parece. Nesse caso, penso que fica "quase" tudo legal.
    •  # 7

      Colocado por: RicardoPortoE o banco pode não ir em cantigas e recusar fazer escritura nem aceitar esse notário


      Porquê? Não é um notário válido?
    •  # 8

      Peça na câmara municipal uma Certidão de Isenção de Licença de Utilização. Esse documento é suficiente para fazer a escritura.
      Concordam com este comentário: sdv08
    •  # 9

      Colocado por: kunasPeça na câmara municipal uma Certidão de Isenção de Licença de Utilização. Esse documento é suficiente para fazer a escritura.
      Mas e se a casa já não estiver isenta? Tal como disse, o ano que consta na matriz da caderneta predial é 1979. Além disso, pedir essa certidão não tem custos?
    •  # 10

      Se tivesse tudo bem o vendedor/imobiliária não tentavam habilidades pediam certidão de isenção e siga.

      Quem escolhe o local da escritura é o banco, quando muito o cliente pode solicitar um determinado cartório, que o banco pode aceitar ou não.
      Concordam com este comentário: sdv08
    •  # 11

      Colocado por: ChicoCoutadaMas e se a casa já não estiver isenta? Tal como disse, o ano que consta na matriz da caderneta predial é 1979. Além disso, pedir essa certidão não tem custos?

      A certidão em como a casa dispensa licença de habitaçao e é anterior a 1951 custou-me ja este ano 25€ + 0.54 de portes (enviaram-me pelo correio)
    •  # 12

      O Notário até pode fazer a escritura, mas depois pode encalhar no registo da Conservatória
    •  # 13

      Depois se quiser vender, o notário habilidoso pode já não ser assim tão habilidoso e o banco do potencial comprador não financiar. Sem licença de utilização ou sem certidão de isenção, se fosse comigo só mesmo se fosse um negócio imperdível (pelo menos 25 ou 30% abaixo do valor de mercado e mesmo assim a ponderar muito bem). Caso contrário, arrisca-se a pagar um valor alto por um imóvel que depois não consegue vender em caso de necessidade.
    •  # 14

      Colocado por: tigoncalCaso contrário, arrisca-se a pagar um valor alto por um imóvel que depois não consegue vender em caso de necessidade.

      Vender ou até mesmo legalizar caso existam obras clandestinas.
      Corre os risco de estar a comprar uma coisa a gora e daqui a uns anos ser obrigado a demolir uma parte.
    •  # 15

      Colocado por: tigoncalse fosse comigo só mesmo se fosse um negócio imperdível (pelo menos 25 ou 30% abaixo do valor de mercado e mesmo assim a ponderar muito bem). Caso contrário, arrisca-se a pagar um valor alto por um imóvel que depois não consegue vender em caso de necessidade.

      Se existe financiamento bancário, não tem que existir qualquer receio, primeiro porque os bancos verificam se toda a documentação está correta, segundo porque são os bancos que escolhem o notário que faz a escritura.
    •  # 16

      Existe..porque se tiver um CPCV pode ficar sem o dinheiro senão tiver o CPCV bem feito.
    •  # 17

      Colocado por: ChicoCoutadaanterior a 51


      isso de ser anterior a 51 é algo flexível, em alguns municípios pode ser uma data posterior, porque essa lei só entrava em vigor apos deliberação da camara municipal, pelo que em alguns casos a data pode ser posterior a 51.

      não poderá ser o caso?
     
    0.0174 seg. NEW