Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: N Miguel OliveiraCom travessas a 40-50cm, a estrutura que tinha podia estar incompleta
    A estrutura por si só não confere sombreamento suficiente. Com a lona confere.


    Colocado por: N Miguel OliveiraPois, há que usar os termos devidamente.
    Se tem cobertura é coberto :)
    Tem razão. Ainda assim para mim enquanto DO leigo, chamo pérgola a uma pergola com lona. Coberto associo a algo mais permanente. Foi só para esclarecer.


    Colocado por: N Miguel OliveiraÉ o velho dilema dos DO... "se pagar mais caro se calhar recebo um serviço igual"...
    O meu projeto não tinha qualidade (mais tarde recorri a consultoria para minimizar os estragos).
    Na altura, não foi questão de preço, até porque nem pedi mais nenhum orçamento. No meu caso foi somente questão de pressa e de seguir uma recomendação de um profissional. Eu não farei a mesma recomendação a ninguém.

    Contudo, com a experiência de hoje, só posso recomendar que se recorram a bons profissionais. Vejam outras obras. Falem com os donos dessas obras para pedir opiniões e só depois vejam se o orçamento é caro ou não. O valor do orçamento para o projeto, por si só não diz se é caro ou barato.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 102

    Colocado por: N Miguel Oliveiramas tampouco se dá valor aos arranjos exteriores, afinal é mais um papel e é... :P
    Confesso que nao encontrava grande utilidade nos arranjos exteriores...

    Colocado por: N Miguel Oliveiraou jogar com a vegetação
    Parece que já encontrei :)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 103

    Colocado por: HAL_9000O meu projeto não tinha qualidade (mais tarde recorri a consultoria para minimizar os estragos).


    Como é que te apercebeste que o projeto não tinha qualidade?
  4.  # 104

    Colocado por: elfo106Como é que te apercebeste que o projeto não tinha qualidade?
    Porque, mal foi implantada a lage térrea, confirmei que a casa não era funcional, esteticamente não correspondia ao que eu pretendia. Os pormenores desenhados eram anedóticos, fora uma série de outras coisas que um DO forçosamente aprende assim que começa a construir. E dado que estava a investir muito dinheiro...... Começamos a questionar tudo e mais alguma coisa.

    Além do mais as contribuições do autor do projeto para o mesmo foram sempre....Nem sei como explicar bem, mas nunca propôs nada que eu já não tivesse pensado antes, e eu não sou arquiteto nem tenho jeito para a coisa.

    Como disse tive mesmo de submeter o projeto naquela altura, e por isso mesmo é que deixei possíveis alterações para depois. Idealmente teria trocado de equipa, e dado mais tempo para maturar o projeto, antes de submeter o que quer que seja.
  5.  # 105

    Colocado por: HAL_9000Porque, mal foi implantada a lage térrea, confirmei que a casa não era funcional, esteticamente não correspondia ao que eu pretendia. Os pormenores desenhados eram anedóticos, fora uma série de outras coisas que um DO forçosamente aprende assim que começa a construir. E dado que estava a investir muito dinheiro...... Começamos a questionar tudo e mais alguma coisa.

    Além do mais as contribuições do autor do projeto para o mesmo foram sempre....Nem sei como explicar bem, mas nunca propôs nada que eu já não tivesse pensado antes, e eu não sou arquiteto nem tenho jeito para a coisa.

    Como disse tive mesmo de submeter o projeto naquela altura, e por isso mesmo é que deixei possíveis alterações para depois. Idealmente teria trocado de equipa, e dado mais tempo para maturar o projeto, antes de submeter o que quer que seja.


    Pois, já foi na fase de construção. Pensei que tinhas conseguido perceber só a olhar para os desenhos/documentação. Eu duvido que eu tivesse a capacidade para reconhecer um mau projeto apenas a olhar para os papeis, e eu ainda consigo olhar para um cad e perceber o que ali está, muitas pessoas nem isso. Um desenho de uma vista de cima e um alçado para elas é "chinês", precisam do 3D para terem uma noção.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 106

    Colocado por: elfo106Um desenho de uma vista de cima e um alçado para elas é "chinês", precisam do 3D para terem uma noção.


    Há 3Ds, há maquetes, há protótipos, há Realidade Virtual (óculos 3D), há quem marque as arestas do volume à escala real no terreno, etc etc... (claro que tudo isso se paga e demora o seu tempo).
    Não percebo como é que alguém avança para o (quem sabe) maior investimento da sua vida como base em bonecos que não percebe e cheio de pressa.
    Se não percebe pergunta. É válido para qualquer coisa na vida.
    Concordam com este comentário: elfo106
  7.  # 107

    Colocado por: elfo106ois, já foi na fase de construção. Pensei que tinhas conseguido perceber só a olhar para os desenhos/documentação.
    Em fase de desenho eu já sabia que não estava como queria. Já tinha a bem dizer identificado os erros todos que mais tarde tratei de corrigir, não sabia era como corrigi-los.

    Mas na altura não podia esperar mais, e entretanto tb decidi gastar um pouco mais de dinheiro na casa, o que possibilitou corrigir alguns desses erros.

    Mas basicamente olhar para o projeto e não se identificar a 100% com ele, então é melhor mudar antes de avançar para licenciamento.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  8.  # 108

    Colocado por: N Miguel OliveiraNão percebo como é que alguém avança para o (quem sabe) maior investimento da sua vida como base em bonecos que não percebe e cheio de pressa.
    Se se estava a referir a mim, não foi o caso. Percebia bem o que lá estava, e sabia que não era o que queria.
    Simplesmente havia uma questão de oportunidade, ou avançava naquela altura ou nunca mais avançaria. Não aconselho ninguém a fazer o mesmo. Devo dizer que entre alterações em obra, novas submissões de projetos, consultorias etc, etc.. gastei algum dinheiro.

    Contudo tb importa referir que:
    - se entregasse o projeto final para orçamentação, teria tido outro tipo de orçamento.
    - Na altura estava longe de pensar na inflação que entretanto atingiu os materiais de construção, mas ainda bem que corrigi os erros já com a obra iniciada, caso tivesse adiado a submissão, e por consequência o início, iria apanhar com uma revisão de orçamento ou colocar materiais de muito pior qualidade.

    No final de tudo, apenas posso dizer...Não me arrependo nada das opções que tomei..mas não aconselho a fazer igual :)
  9.  # 109

    Colocado por: HAL_9000Se se estava a referir a mim, não foi o caso.


    Não. Referia-me ao que escreveu o user elfo106, de quem não percebe ler um desenho. Há atitudes que não entendo por parte dum DO, se não percebe, há que encontrar os meios do técnico conseguir explicar ao cliente o que será construído. Não somos todos iguais. Não é vergonha nenhuma...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
 
0.0240 seg. NEW