Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Estou a construir moradia e gostaria de saber se há alguma norma que obrigue o quadro das instalações ITED ficar atrás da porta de entrada da casa?

Poderá ficar noutro piso da casa?

Obrigado
  2.  # 2

4.1.4.10.1 DIMENSIONAMENTO DO ATI

O ATI é de instalação obrigatória em todos os fogos, residenciais e não residenciais.

O projeto deve indicar, em planta, o local definido para a instalação do ATI, que deve ser dimensionado de acordo com os requisitos constantes do ponto 3.3.2.2 do presente manual.

Recomenda-se a instalação do ATI num ponto central do fogo, visando simultaneamente uma simplificação e otimização do projeto.

A localização central do ATI promove distâncias equivalentes entre este e as TT, com a consequente uniformização dos valores de atenuação da cablagem instalada. O ATI pode ser encontrado no mercado, já equipado e pronto a instalar, ou pode ser construído com recurso a armários ou bastidores.

É recomendada a instalação de ATI do tipo bastidor, sendo este facto especialmente relevante nos edifícios não residenciais.

Se pretender alterar a localização do ATI, o projeto tem de ser alterado, uma vez que vai interferir com os cálculos.
  3.  # 3

Muito obrigado pela informação.

No meu caso no projecto o ATI estava junto à porta de entrada da residência mas na construção colocaram-mo no 2º piso da moradia.

Posso alterar o projecto e colocá-lo no 2º piso ou vou ter de abrir roços novamente e inverter os cabos?
  4.  # 4

Colocado por: jvcaxPosso alterar o projecto e colocá-lo no 2º piso ou vou ter de abrir roços novamente e inverter os cabos

Tem de discutir isso com o autor do seu projecto ITED.
  5.  # 5

Sim, tem de discutir isso com o autor do projeto, para poder ser alterado.
  6.  # 6

Sim isso já sei.

Mas é ou não obrigatório ser à porta de casa?

Não me pareceu que ele soubesse responder a essa questão. Se soubesse não estava a questionar aqui…
  7.  # 7

Não.

Colocado por: jvcaxMas é ou não obrigatório ser à porta de casa?
  8.  # 8

Colocado por: BigmouseNão.

E pode ser no sótão?
    A casa tem 2 pisos… o sótão é o 2o piso com escada aberta de acesso

0.0129 seg. NEW